Desafio
Citação de Thiago Miguel em janeiro 1, 2023, 10:45 pmBuscaria a psicanálise como forma de compreensão do fato assim mencionado.
Buscaria a psicanálise como forma de compreensão do fato assim mencionado.
Citação de alexandre Cordeiro em janeiro 2, 2023, 1:34 pmA psicologia tem como fundamento buscar entender o ser humano, seus comportamentos e atitudes. Com isso o behaviorismo procura detalhar em quais áreas a pessoa está se fundamentando e exercendo o seu comportamento. A psicanálise buscará o melhor caminho para um bom desenvolvimento de práticas em busca da realização de melhores atitudes influenciando no comportamento do paciente.
A psicologia tem como fundamento buscar entender o ser humano, seus comportamentos e atitudes. Com isso o behaviorismo procura detalhar em quais áreas a pessoa está se fundamentando e exercendo o seu comportamento. A psicanálise buscará o melhor caminho para um bom desenvolvimento de práticas em busca da realização de melhores atitudes influenciando no comportamento do paciente.
Citação de Paulo Tadeu Rodrigues Rosa em janeiro 3, 2023, 1:27 amNo século XIX iria trabalhar em um hospital, destinado ao tratamento de pessoas com alguma enfermidade mental. No intuito de colaborar como tratamento buscaria entender a estrutura da consciência do paciente e as operações que ocorrem em sua mente. No século XX, quando a psicologia passa por mudanças estaria em um consultório buscando ajudar o paciente a respeito de seu comportamento e também no estudo das questões que interferem em sua vida colaborando para a melhoria de sua qualidade de vida.
No século XIX iria trabalhar em um hospital, destinado ao tratamento de pessoas com alguma enfermidade mental. No intuito de colaborar como tratamento buscaria entender a estrutura da consciência do paciente e as operações que ocorrem em sua mente. No século XX, quando a psicologia passa por mudanças estaria em um consultório buscando ajudar o paciente a respeito de seu comportamento e também no estudo das questões que interferem em sua vida colaborando para a melhoria de sua qualidade de vida.
Citação de Jekakuda em janeiro 4, 2023, 7:02 pmA psicanálise é uma área importante para a sociedade que faz com que possamos entender o comportamento humano, e muito importante ternos ao nosso favor uma ferramenta para utilizamos em nossas práticas escolares, todos os psicanálistas trouxeram várias teorias de grandes valia.
A psicanálise é uma área importante para a sociedade que faz com que possamos entender o comportamento humano, e muito importante ternos ao nosso favor uma ferramenta para utilizamos em nossas práticas escolares, todos os psicanálistas trouxeram várias teorias de grandes valia.
Citação de Natanael Oliveira Teles dos Santos em janeiro 6, 2023, 1:53 pmO interessante é que de certa forma todo estudante de psicologia faz essa viagem histórica pelos diferentes momentos de desenvolvimento da psicologia enquanto ciência. Estudando a contribuição de todas essas escolas: Estruturalismo, Funcionalismo, Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia sócio-histórica, Gestalt etc., imaginamos e constatamos através de documentos históricos, os métodos e comportamentos dos psicólogos de cada época. Eu gosto de me imaginar interagindo no início do desenvolvimento da Gestalt e Psicanálise.
O interessante é que de certa forma todo estudante de psicologia faz essa viagem histórica pelos diferentes momentos de desenvolvimento da psicologia enquanto ciência. Estudando a contribuição de todas essas escolas: Estruturalismo, Funcionalismo, Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia sócio-histórica, Gestalt etc., imaginamos e constatamos através de documentos históricos, os métodos e comportamentos dos psicólogos de cada época. Eu gosto de me imaginar interagindo no início do desenvolvimento da Gestalt e Psicanálise.
Citação de Francisco Oliveira em janeiro 6, 2023, 3:43 pmOs métodos que mais me identifiquei foi funcionalismo, behaviorismo e psicanálise, por conta de ao observa o funcionamento da mente podemos escolher o estímulo mais adequado para cada caso depois de ter ouvido o paciente constatando o problema(as) a serem tratados.
Os métodos que mais me identifiquei foi funcionalismo, behaviorismo e psicanálise, por conta de ao observa o funcionamento da mente podemos escolher o estímulo mais adequado para cada caso depois de ter ouvido o paciente constatando o problema(as) a serem tratados.
Citação de Fabiana cunha em janeiro 7, 2023, 2:23 amPensando no secular XIX em um tempo mais romântico atuaria de uma forma com enfoque estrutural liberal ,sem abrir mão do funcionalismo que é o que opera o insconciente de certa forma.
No início do séc XX vimos que a psicanálise chegou um pouco modesta sem muita abrangência ,porém na segunda metade ganhou força e noteriedade o que nos deu liberdade para trabalhar de forma menos conservadora,sem abrir mão da realidade do divã.
O insconciente é faciscinante e nos da liberdade de trabalhar integrativamete.
Pensando no secular XIX em um tempo mais romântico atuaria de uma forma com enfoque estrutural liberal ,sem abrir mão do funcionalismo que é o que opera o insconciente de certa forma.
No início do séc XX vimos que a psicanálise chegou um pouco modesta sem muita abrangência ,porém na segunda metade ganhou força e noteriedade o que nos deu liberdade para trabalhar de forma menos conservadora,sem abrir mão da realidade do divã.
O insconciente é faciscinante e nos da liberdade de trabalhar integrativamete.
Citação de Fabiana cunha em janeiro 7, 2023, 2:28 amCitação de Edgar Bim em fevereiro 23, 2022, 1:26 pmVoltando no tempo, o Funcionalismo era a abordagem objeto de estudo da época, momento em que a Psicologia que se concentrava no funcionamento da mente. Seria, portanto, a atuação que me dedicaria naquela época. Contudo, avançando um pouco mais no tempo, pretenderia me dedicar ao estudo da abordagem Gestalt, pois a organização do pensamento e a sua influência no comportamento sempre foram áreas do meu particular interesse.
Citação de Edgar Bim em fevereiro 23, 2022, 1:26 pmVoltando no tempo, o Funcionalismo era a abordagem objeto de estudo da época, momento em que a Psicologia que se concentrava no funcionamento da mente. Seria, portanto, a atuação que me dedicaria naquela época. Contudo, avançando um pouco mais no tempo, pretenderia me dedicar ao estudo da abordagem Gestalt, pois a organização do pensamento e a sua influência no comportamento sempre foram áreas do meu particular interesse.
Citação de Fabiana cunha em janeiro 7, 2023, 2:28 amCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:25 pmA Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:25 pmA Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
Citação de Aldair Ferreira em janeiro 8, 2023, 7:32 pmAs diferentes perspectivas ajudam a entender a complexidade humana e seus eventos, considerando fatores biológicos, psicológicos e socioculturais que impactam o comportamento e o pensamento das pessoas. Isso influenciou o surgimento de algumas abordagens dentro do ramo, como Psicanálise, Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, entre outras. A Psicologia Cognitiva começou a substituir a Psicanálise e o Behaviorismo como a abordagem dominante para o estudo da ciência. No entanto, um resgate a Psicanálise como precursora da psicologia tem sido vivida, e nele firmo minha clínica.
As diferentes perspectivas ajudam a entender a complexidade humana e seus eventos, considerando fatores biológicos, psicológicos e socioculturais que impactam o comportamento e o pensamento das pessoas. Isso influenciou o surgimento de algumas abordagens dentro do ramo, como Psicanálise, Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, entre outras. A Psicologia Cognitiva começou a substituir a Psicanálise e o Behaviorismo como a abordagem dominante para o estudo da ciência. No entanto, um resgate a Psicanálise como precursora da psicologia tem sido vivida, e nele firmo minha clínica.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱