Desafio
Citação de Jairo em agosto 20, 2023, 3:55 pmBoa tarde! No século 19, fosse eu um psicólogo, seguindo as perspectivas estruturalistas, me concentraria na análise dos elementos básicos da mente, como sensações, percepções e emoções. Trabalharia em laboratórios experimentais, usando métodos introspectivos para desmontrar a experiência mental em componentes mensuráveis. Já sob a abordagem funcionalista, me interessaria pelos propósitos e funções dos processos mentais. Trabalharia em ambientes mais amplos, como escolas e empresas, buscando entender como a mente se adapta ao ambiente. Desenvolveria atividades que investigassem como diferentes processos mentais ajudam as pessoas a se adaptarem e sobreviverem no mundo real.
Agora, sob a perspectiva da Gestalt, eu focaria na compreensão da experiência humana como um todo integrado, em vez de elementos isolados. Trabalharia em ambientes clínicos e terapêuticos, promovendo a consciência dos padrões perceptivos e cognitivos das pessoas.
No comportamentalismo (behaviorismo), meu enfoque estaria na observação e análise do comportamento visível e mensurável. Atuaria principalmente em laboratórios, realizando experimentos para entender como o ambiente molda as respostas comportamentais. Desenvolveria técnicas de modificação comportamental em diversos contextos.
Na perspectiva psicanalítica, eu exploraria o inconsciente e os processos internos da mente. Trabalharia em consultórios terapêuticos, utilizando técnicas como a interpretação dos sonhos e associações livres para acessar conteúdos reprimidos. A análise profunda dos conflitos psíquicos seria uma parte fundamental de minha atuação.
por aí.
Jairo Pereira Filho.
Boa tarde! No século 19, fosse eu um psicólogo, seguindo as perspectivas estruturalistas, me concentraria na análise dos elementos básicos da mente, como sensações, percepções e emoções. Trabalharia em laboratórios experimentais, usando métodos introspectivos para desmontrar a experiência mental em componentes mensuráveis. Já sob a abordagem funcionalista, me interessaria pelos propósitos e funções dos processos mentais. Trabalharia em ambientes mais amplos, como escolas e empresas, buscando entender como a mente se adapta ao ambiente. Desenvolveria atividades que investigassem como diferentes processos mentais ajudam as pessoas a se adaptarem e sobreviverem no mundo real.
Agora, sob a perspectiva da Gestalt, eu focaria na compreensão da experiência humana como um todo integrado, em vez de elementos isolados. Trabalharia em ambientes clínicos e terapêuticos, promovendo a consciência dos padrões perceptivos e cognitivos das pessoas.
No comportamentalismo (behaviorismo), meu enfoque estaria na observação e análise do comportamento visível e mensurável. Atuaria principalmente em laboratórios, realizando experimentos para entender como o ambiente molda as respostas comportamentais. Desenvolveria técnicas de modificação comportamental em diversos contextos.
Na perspectiva psicanalítica, eu exploraria o inconsciente e os processos internos da mente. Trabalharia em consultórios terapêuticos, utilizando técnicas como a interpretação dos sonhos e associações livres para acessar conteúdos reprimidos. A análise profunda dos conflitos psíquicos seria uma parte fundamental de minha atuação.
por aí.
Jairo Pereira Filho.
Citação de Marco Antonio Machado de Moraes em agosto 21, 2023, 3:44 pmEu usaria a psicanalise clinica e integrativa para auxiliarem em algum momentos de dores ,e tentaria amenizar algumas perguntas que jamais teram respostas .
Eu usaria a psicanalise clinica e integrativa para auxiliarem em algum momentos de dores ,e tentaria amenizar algumas perguntas que jamais teram respostas .
Citação de Eliana Sette em agosto 21, 2023, 10:34 pmEstruturalista analisando o sujeito como um todo e funcionalista analisando o sujeito segundo sua estabilidade social.
Estruturalista analisando o sujeito como um todo e funcionalista analisando o sujeito segundo sua estabilidade social.
Citação de Mayara Arruda em agosto 22, 2023, 1:38 pmA psicanálise em minha opinião já traz uma bela completude e respalda bem as questoes da saúde mental em sua prevenção e tratamento. Usaria também, se possivel, em primissa, a teoria Humanista de CarlRogers, bem como comportamental de Skinner. Creio que não tem como ficar com uma abordagem apenas, triagular as vezes será necessário e tudo depende do cliente.
A psicanálise em minha opinião já traz uma bela completude e respalda bem as questoes da saúde mental em sua prevenção e tratamento. Usaria também, se possivel, em primissa, a teoria Humanista de CarlRogers, bem como comportamental de Skinner. Creio que não tem como ficar com uma abordagem apenas, triagular as vezes será necessário e tudo depende do cliente.
Citação de Francisco Gomes em agosto 22, 2023, 9:07 pmEu não sendo ainda um Psicanálista, mas essa seria a área de maior interesses meu! O Freud com tudo o fez, não é o fim, existe um oceano adiante...!
Eu não sendo ainda um Psicanálista, mas essa seria a área de maior interesses meu! O Freud com tudo o fez, não é o fim, existe um oceano adiante...!
Citação de Antonio Pereira Filho em agosto 22, 2023, 11:43 pmComo psicanalista, a metodologia de Freud é mais técnica e acessível a meu ver.
Como psicanalista, a metodologia de Freud é mais técnica e acessível a meu ver.
Citação de Neusa em agosto 23, 2023, 1:28 amSou terapeuta holística, usaria a psicanálise clínica para complementar as terapias aprofundando no estudo das emoções e comportamentos humano e sua consequência no corpo e na alma.
Sou terapeuta holística, usaria a psicanálise clínica para complementar as terapias aprofundando no estudo das emoções e comportamentos humano e sua consequência no corpo e na alma.
Citação de Jose Domingos de Souza em agosto 23, 2023, 10:09 pmFalando de conceitos e prática no XIX, usaria conceitos de proximidade no ambito cultura da sociedade bem a carater Gestalt, estimulando o contato visual e traria uma desmecanização corporal com cada celula social. Trazendo assim a tona quais aspectos criam desfragemntações (nesse conceito o trabalho desenvolvido seria uma forma de chegar ao limite de cadaum, após esse choque corporal na maioria das vezes cada ser humano reage aos estimulos sensoriais e emocionais sem barreiras) entre tais individuos. Trabalhos que sempre desenvolvi e fiz assim vários laborórios dentro do teatro, artes visuais e artes plásticas. Conceitos assim transcendem o tempo criando, melhor que isso; conceitos assim nos mostram de onde estamos vindo e para onde estaremos indo!
Falando de conceitos e prática no XIX, usaria conceitos de proximidade no ambito cultura da sociedade bem a carater Gestalt, estimulando o contato visual e traria uma desmecanização corporal com cada celula social. Trazendo assim a tona quais aspectos criam desfragemntações (nesse conceito o trabalho desenvolvido seria uma forma de chegar ao limite de cadaum, após esse choque corporal na maioria das vezes cada ser humano reage aos estimulos sensoriais e emocionais sem barreiras) entre tais individuos. Trabalhos que sempre desenvolvi e fiz assim vários laborórios dentro do teatro, artes visuais e artes plásticas. Conceitos assim transcendem o tempo criando, melhor que isso; conceitos assim nos mostram de onde estamos vindo e para onde estaremos indo!
Citação de Roselene Balduino de Carvalho Periotto em agosto 25, 2023, 8:11 pmNo seculo XIX trabalharia como psicanalista. Ja no seculo XX, com o avanco dos estudos sobre a mente humana e comportamentos, trabalharia com com behaviourismo. Hoje, voltaria à psicanálise, mas incluindo outras tecnicas.
No seculo XIX trabalharia como psicanalista. Ja no seculo XX, com o avanco dos estudos sobre a mente humana e comportamentos, trabalharia com com behaviourismo. Hoje, voltaria à psicanálise, mas incluindo outras tecnicas.
Citação de Ana Carolina Esteves dos Santos em agosto 26, 2023, 12:44 amAcredito que adotaria no Estruturismo no sec XIX e a psicanálise no século XX, devido a evolução da visão do Ser e de como cada ser é único
Acredito que adotaria no Estruturismo no sec XIX e a psicanálise no século XX, devido a evolução da visão do Ser e de como cada ser é único