Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 50 of 97Next

Uma vez que a ciência psicológica é considerado relativamente nova, e em cada uma destas épocas estavam se formando a base do conhecimento científico que temos hoje, eu procuraria usar no Século XIX dentro da Perspectiva Estruturalista, a Introspecção, para analisar o que sentem os sujeitos quando expostos a estímulos. Ainda dentro deste período histórico, agora se tratando da abordagem Funcionalista ao invés de se focar na estrutura da mente, se concentraria no que a mente faz e em como o comportamento funciona.
Caminhando agora para século XX, com o surgimento de novas abordagens como o Behaviorismo, o Gestaltismo e a Psicanálise, eu utilizaria a Psicanálise para me aprofundar mais o no inconsciente do indivíduo, e assim analisar quais as razões dos seus traumas, medos e mecanismos de defesa.

bom, me concentraria na Psicanalise e Psicologia analítica para contribuir na sociedade e revolucionar a compreensão de que somos seres integrais sendo espirito, alma e corpo, assim sendo levaria a conscientização da complementariedade de cada uma e evoluir mais e mais.

Eu atuaria na psicanálise clínica para exilar no desenvolvimento de pessoas.

Considerando a época, como profissional, poderia estar atuando com:

  1. Estruturalismo (Final do século XIX - Wilhelm Wundt 1832 - 1920 - Psicologia Experimental]. Aplicaria em laboratórios de psicologia que na época utilizavam esta abordagem para pesquisas experimentais. Ela viria a contribuir para o início da psicologia como ciência, sendo que seus estudos influenciariam futuramente os estudos relacionados à percepção e a memória. Tornou se obsoleta, sendo substituída, mas com contribuições para a Teoria do Funcionalismo e evoluindo para a psicologia cognitiva.
  2. Funcionalismo ( William James 1842 - 1910 - Psicologia Aplicada - Área Educaional). Aplicaria em estudos do comportamento em ambientes como escolas, buscando observar como estes poderiam afetar o aprendizado. Esta abordagem não se utiliza, mas houve evolução  para a Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Evolutiva e Psicologia Social, por exemplo.
  3. Psicanálise (Sigmund Freud 1856-1939). Poderia trabalhar na época no Tratamento de distúrbios mentais por meio da análise profunda. Estaria aprofundando estudos do inconsciente e da motivação. Ainda nesta época poderia estar na clínica, trabalhando coma interpretação dos sonhos, com o objetivo de entender as questões psicológicas subjacentes. Estaria explorando nas sessões de terapia os traumas e conflitos reprimidos, baseados no papel da sexualidade nestes. A Psicanálise sofreu ampla evolução dando origem a várias escolas tais como: Psicanálise do Ego (Anna Freud 1895 - 1982), Psicologia Analítica (Carl Jung 1875-1961), a Psicanálise Objetiva (Melaine Klein 1882-1960) Psicanálise Relacional (Harry Stack Sullivan 1892-1949) Psinálise de Relações Objeto (1889-1964) Psicanálise Lacaniana (Jacques Lacan 1901-1981) Psicanálise Interacional (Robert Stolorow 1942 - atual e George Atwood 1943- a atual). A psicanálise de Freud, ainda continua sendo muito influente.
  4. Gestalt ( Max Wertheimeir 1880-1943, Kurt Koffka 1941-1887)> Trabalharia na compreensão da percepção visual e resolução de problemas perceptuais, investigando como as pessoas percebem padrões em determinadas obras de arte, desenho, etc... O objetivo seria investigar como estas pessoas poderiam alcançar insights pessoais. A Gestalt é ainda aplicada e também evoluiu para a Psicologia Humanista (Abraham Maslow 1908-1970 e Carls Rogers 1902 - 1987).
  5. Behaviorismo ( Ivan Pavlov 1849 -1936, John B Watson 1878-1958 e BF Skinner 1904-1990). No seu início, como profissional o trabalho seria inicialmente podendo estar voltado para os estudos em laboratório, no treinamento de animais. Já em clínica, voltado para o trabalho de terapia visando os transtornos do comportamento e também em um contexto educacional. As técnica poderiam ser utilizadas para tratar fobias e melhoria de desempenho acadêmico. O Behaviorismo é aplicado ainda na atualidade e com grandes evoluções, como a Psicologia Cognitivo Comportamental (Aaron T Beck 1921 -2013 e Albert Ellis 1913-2007, por exemplo). As abordagens atuais, pode se citado a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) - Psicologia Cognitivo Comportamental - TCC

 

A psicanálise é, muitas vezes, tratada como uma atividade abaixo da psicologia, e em outros momentos, como algo de grande valor e utilidade, inclusive para os psicólogos. O preconceito ainda existe muito. Até mesmo doutores em psicologia social da UnB tem causado espanto, quando fazem afirmações descabidas sobre a psicanálise. De qualquer forma, cada um tem o direito de dizer o que pensa manifestando sua opinião, desde que se mantenha o respeito e a capacidade de analise e critica.

 

Século XIX - Perspectiva Estruturalista e Funcionalista:*
Neste período, como psicólogo, eu trabalharia em espaços acadêmicos, como universidades, onde as teorias estruturalistas e funcionalistas estavam em ascensão. Minha principal atividade envolveria a pesquisa experimental para entender a estrutura da mente e suas funções. Eu conduziria estudos de laboratório para investigar processos mentais, como percepção, memória e pensamento.

*Século XX - Vertentes Diversas:*

1. *Gestalt:* Como psicólogo gestaltista, minha atuação se concentraria na compreensão da percepção e organização da experiência humana. Trabalharia em consultório e laboratório, explorando como os padrões perceptivos influenciam o comportamento e a cognição.

2. *Behaviorismo:* Na perspectiva behaviorista, meu trabalho estaria centrado em observar e medir o comportamento humano. Eu conduziria estudos experimentais em ambientes controlados para entender como o ambiente afeta o comportamento. Além disso, aplicaria princípios behavioristas na terapia, ajudando as pessoas a modificar comportamentos indesejados.

3. *Psicanálise:* Como psicólogo psicanalítico, atuaria em consultório, explorando o inconsciente e os processos psicológicos profundos. Meu trabalho envolveria terapia psicanalítica, interpretação de sonhos e análise de traumas do passado.

4. *Humanismo:* No contexto humanista, meu foco estaria no crescimento pessoal e na autorrealização dos indivíduos. Eu trabalharia em configurações terapêuticas, promovendo a autoconsciência e a busca por significado na vida.

5. *Cognitivismo:* Como psicólogo cognitivista, investigaria processos mentais superiores, como raciocínio, resolução de problemas e linguagem. Eu participaria de pesquisas e aplicaria técnicas cognitivas em terapia para tratar distúrbios cognitivos.

Esta viagem ao passado mostra como as diferentes perspectivas da psicologia moldaram as áreas de atuação e as atividades dos psicólogos ao longo do tempo. Cada abordagem trouxe novas maneiras de compreender a mente humana e aplicar esse conhecimento em diversos contextos.

Com certeza a psicanalise ela nos convida porque o inconsciente e magnifico.

Eu usaria a psicologia comportamenatal, social e usaria a psicanalise clinica.

A evolução do homem está em  constante desafio para psicanálise clínica em relação ao seu comportamento.

Com o estruturalismo talvez o daria mais certo seria algo voltado a pedagogia pois assim seria possível desenvolver técnicas de aprendizagem abordando cada tema de forma específica. Já o funcionalismo segue entendo que a atividade cognitiva é constante portanto acredito que essa abordagem seria perfeita para um filósofo escritor ou músico os quais compreendem bem que o cérebro é uma máquina que não para.

Behaviorismo não gera muito valor a psicologia pois não dá muita importância aos processos cognitivos pois crêem que pensamento são só comportamentos internos. A Gestalt e a psicanálise se assemelham em partes pois visam não desprezar as partes mas entendem que o todo pode ter um resultado completamente diferente. Portanto acredito que principalmente essas duas últimas escolas de pensamento citadas podem ser de grande utilidade para diversas áreas da sociedade podendo abranger desde a classe mais simples até a mais elevada.

PreviousPage 50 of 97Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱