Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 54 of 114Next

Já trabalho com behaviorismo e a ciência ABA.Hoje como formado em Psicanálise Clínica,vejo a importãncia das contribuições para o mundo.

A psicanálise busca compreender esses conflitos e ajudar as pessoas a resolvê-los por meio de técnicas como a análise de sonhos e a associação livre, o que pode ser útil no tratamento de uma variedade de problemas, como a ansiedade, a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo e outras condições psicológicas.

Certamente me dedicaria aos estudos da Psicanálise. Adentrar no inconsciente da mente humana é fascinante e enquanto abordagem psicoterapêutica, a considero bastante eficaz.

O campo da psicanálise é muito vasto. A partir do século XX surgiram algumas importantes teorias como: a gestante, behaviorismo e a psicanálise. Complementando-se com as terapias. A psicanálise clínica, e a psicanálise integrativa, surge como importantes estratégias de abordagem capaz de trazer a tona o que está no inconsciente.

A psicanálise foi uma marco entre águas, pois o aquio que antes era considerado possessão demoniaca , depois com a pscanálise de Freud foi considerado pela psicanálise equizofrenia .E quisermos compreender este pacto com o diabo como uma neurose, nosso interesse deve se voltar primeiramente para os seus motivos. Por que alguém faz um pacto com o diabo? Dr. Fausto, na obra homônima de Goethe, pergunta de maneira desdenhosa: “o que você quer dar, pobre diabo?”, como se Satanás não tivesse nada a oferecer ao ser humano enquanto criatura espiritual. Mas ele não tem razão, pois o diabo oferece como recompensa pela alma imortal tudo o que o ser humano mais valoriza: riqueza, segurança diante dos perigos, poder sobre os homens, artes mágicas e, acima de tudo, prazer com mulheres bonitas. Estes serviços ou obrigações do diabo são de se esperar em qualquer pacto em troca da alma, mas o curioso é que nenhum destes desejos naturais aparecem no contrato do pintor, o qual até mesmo rejeitava coisas como dinheiro, prazeres ou artes mágicas. É necessário descobrir o que o pintor de fato queria do diabo.

Certamente atuaria me aprofundando nos estudos da psicanálise, afim de ampliar meu espectro de atuação na área da pedagogia.

No século XIX me envolveria com  psicologia experimental, buscaria experimentos para estudar processos mentais, percepção e memória.

No século XX me envolveria na psicologia escolar com orientação e desenvolvimento de programas de ensino.

No século XIX a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas

Quais espaços trabalhar?

Os espaços para o estruturalismo no século XIX poderia ser um espaço de pesquisa, já que o estruturalismo refere aos primeiros passos de tentar analisar os pensamentos e dar respostas de cunho cientifico e investigativo. Já no campo do funcionalismo poderia ser usado como método clinico já que a prerrogativa era o pensamento e a ação, ou pensamento e comportamento.

2-Século XX - gestalt, behaviorismo e psicanálise.

Os campos que poderia trabalhar com a escola da Gestalt, poderia ser até mesmo no campo do design gráfico tendo ideia do todo como figura e fundo, o behaviorismo poderia ser um trabalho embasado na construção de engenharia social estudando o comportamento de animais em laboratório e a psicanálise como clínica, principalmente no que se refere as origens de doenças psicossomáticas e transtornos mentais.

Acredito que a psicanálise seja uma forma de entender a mente humana, seus sentimentos e as causas deles.

A psicanálise é uma área ,que apesar de independente , faz parte da Psicologia, independentemente da década em que viveria , meu foco principal seria a psicanálise. Devido ao seu amplo conteúdo e vasta área de atuação , além da comprovação de sua eficácia , a psicanalise prova-se uma incrível area de atuação, independente da época.

PreviousPage 54 of 114Next