Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 69 of 104Next

Todas as teorias estudadas tem a sua importância quando se trata de psicologia. No século XIX o funcionalismo estava baseado nas pesquisas diretas no campo interagindo com a cultura a ser pesquisada, explicava as necessidades individuais e coletivas do grupo, valorizava a dinâmica das atividades mentais, sendo seus métodos a introspecção e a observação.

No século XX o Behaviorismo baseado na análise experimental do comportamento humano. Faz a atribuição de que o comportamento não é uma ação isolada, mas sim, que depende do meio onde se vive. E a Psicanálise que explica como a mente humana funciona, permitindo fazer o tratamento de diversas neuroses e distúrbios mentais. A ideia é focalizar na relação entre os comportamentos e sentimentos dos pacientes provocados por desejos inconscientes.

No século XIX, as perspectivas estruturalistas e funcionalistas estavam mais associadas à filosofia, biologia e sociologia do que à psicologia. Como profissional de psicologia nesse período, poderia atuar em instituições acadêmicas, explorando as conexões entre mente, estruturas sociais e funções adaptativas.
Já saltando para o sec XX, como meu foco é a terapia sistêmica, sei que em qualquer período, a terapia familiar seria adaptada para incorporar elementos das abordagens estruturalistas, funcionalistas, gestálticas, behavioristas e psicanalíticas. Poderia trabalhar online, como também é meu foco democratizando o atendimento psíquico a mais pessoas ou em clínicas especializadas em terapia familiar, aplicando uma abordagem integrativa para atender às necessidades específicas de cada família.

Sou iniciante no mundo Psicanalista, portanto tenho interesse em entender como funciona vários métodos da psicologia, mas o meu foco é  usar a psicanálise e behaviorismo.

Assim como as as pessoas são um universo a parte não vejo apenas uma forma ou estilo de tratamento para elas. Em minha humilde opinião, não precisamos nos deter a uma ou duas vertentes,  mas sim, entender as ideias mais coerentes de cada autor e buscar identificar no paciente o que mais se encaixa nas demandas dele. Ser aberto e com a atenção flutuante em dia para identificar e possibilitar a ressignificação de cada demanda.

Citação de Carlos Jose em dezembro 20, 2021, 2:04 am

Eu ainda não sendo psicologo me ocuparia da psicanálise e do behaviorismo duas teorias que me chamam muito a tenção por trabalhar e estudar o comportamento humano.

Eu penso do mesmo jeito, de certa forma. Assim como as as pessoas são um universo a parte não vejo apenas uma forma ou estilo de tratamento para elas. Em minha humilde opinião, não precisamos nos deter a uma ou duas vertentes,  mas sim, entender as ideias mais coerentes de cada autor e buscar identificar no paciente o que mais se encaixa nas demandas dele. Ser aberto e com a atenção flutuante em dia para identificar e possibilitar a ressignificação de cada demanda.

Eu atuaria como profissional da Psicologia no século XIX a partir da perspectiva  estruturalista e funcionalista onde se estudava a estrutura da consciência atráves o método da introspecção, cuja abordagem de Wundt, direcionada à descoberta dos componentes mentais fundamentais da consciência, do pensamento e de outros tipos de estados e atividades mentais ,estímulos às pessoas – Um exemplo  a seguir : _ como um objeto verde brilhante ou uma frase impressa em um cartão – onde se  pediam que as pessoas descrevessem, em suas próprias palavras e com o máximo de detalhes que pudessem, aquilo que estavam experienciando. assim como Wundt argumentaria que, analisando o relato das pessoas- pacientes da clinica; sendo eu uma psicóloga ,poderia ter uma melhor compreensão da estrutura da mente.

Posteriormente ; na perspectiva do Funcionalismo preocupando me em descrever a operação da mente e as funções da consciência , cujo procedimento foi usado para estudar a estrutura da mente em que se pede que os sujeitos descrevam em detalhes o que sentem , expondo as pessoas a um estímulo, com o funcionalismo , invés de se focar na estrutura da mente,  por fim concentrando-me no que a mente faz e em como o comportamento funciona. "Os funcionalistas, cuja perspectiva tornou-se proeminente no início do século XX, perguntavam qual o papel do comportamento na adaptação das pessoas ao seu ambiente. Por exemplo, um funcionalista poderia examinar a função da emoção do medo ao nos preparar para lidarmos com situações de emergência".

Com a chegada do século XX trabalharia nas abordagens  passando pela "Gestalt" enfatizando como a percepção é organizada e como compreendemos a percepção, já com o Behaviorismo  utilizando da terapia cognitivo comportamental , cuja abordagem  é humanista, fenomenológica e existencialista, focando no que estivesse ocorrendo no momento presente, mas sem desprezar o passado ! Ultimamente com a Psicanálise cujo foco é compreender  as razões do funcionamento da mente humana cujo processos psíquicos são totalmente incoscientes.

Acredito com todas estas abordagens trabalharia em  setores como :_hospitais e clinicas de saude , se fosse no Século XIX e XX ,  mas preferencialmente com abordagem da Clinica Psicanalitica, desenvolvendo abordagens através da mesma.

 

 

Século XIX: Eu acredito que atuaria meio que observando a cultura e mulheres com interesses em estudos científicos (bem diferente as mulheres da época); No século XX: Acredito que juntaria a psicanálise e o behaviorismo.

No século XIX provavelmente eu seria um seguidor de tais pensamentos revolucionários do Dr. Freud que afrente de seu tempo questionou o funcionamento da mente humana criando e pesquisando o aparelho psíquico dando nos a oportunidade de avançarmos na compreensão de muitas doenças e transtornos causados pelo oculto em nosso inconsciente.

Em tempos avante poderia dizer que o behaviorismo e a psicanálise seriam minha prática terapêutica em prol de uma sociedade cada vez mais saudável mentalmente dando consequências importantes para a saúde física humana.

 

Em atuação no século XIX, utilizaria das teorias estruturalistas como suporte para compreender o funcionamento dos componentes fundamentais da consciência para que assim pudesse contribuir de forma substancial através de estudos e teses para o desenvolvimento da psicologia. Passando para o século XX utilizaria da psicanalise e do behaviorismo como componentes essenciais para a compreensão da mente e do comportamento humano.

No século XIX em consultório, escrever sobre o comportamento humano, as doenças mentais e  os hospitais para tratamento mental. No Século XX com as mudanças no comportamento feminino, a inclusão da mulher nas empresas, a TCC, e Análise, seria interessante. A partir daí na área de RH.

PreviousPage 69 of 104Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱