Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 73 of 114Next

EU CERTAMENTE GOSTO, DE ENTENDER SOBRE O INCONSCIENTE E O SUBCONCIENTE. DE TAL MODO QUE A MELHOR ABORDGEM SERIA PSICANALISE.

No século XIX, sob a influência das perspectivas estruturalistas, eu atuaria como psicólogo focando na análise dos elementos básicos da mente. Trabalharia em laboratórios, explorando a estrutura da consciência através de métodos introspectivos. Como funcionalista, me concentraria nas funções adaptativas da mente, aplicando esses princípios em ambientes práticos, como escolas e empresas, buscando compreender como a mente contribui para a sobrevivência e o funcionamento eficiente.

Avançando para o século XX, com a Gestalt, eu me dedicaria a compreender a percepção e a organização holística da experiência, possivelmente aplicando esses insights em ambientes terapêuticos e educacionais. Com o Behaviorismo, meu foco estaria em comportamentos observáveis e mensuráveis, trabalhando em laboratórios experimentais e aplicando técnicas de condicionamento em áreas como educação e psicologia clínica. Na Psicanálise, eu atuaria na investigação do inconsciente, possivelmente em consultórios terapêuticos, explorando as profundezas da mente humana.

Trabalharia com o funcionalismo e estruturalismo no século  XIX

Um psicólogo do século XIX, em uma época em que a psicologia como disciplina independente estava apenas começando a se desenvolver, teria uma atuação bastante diferente da dos psicólogos contemporâneos. Aqui estão algumas áreas em que um psicólogo do século XIX poderia atuar, juntamente com os métodos que poderiam ser utilizados:

1. Filosofia e Psicofisiologia: Muitos dos primeiros psicólogos estavam envolvidos na investigação filosófica da mente e do comportamento humano. Eles se baseavam em métodos introspectivos, observações filosóficas e investigações anatômicas e fisiológicas para compreender a natureza da mente e da consciência. Métodos como análise de casos, observação direta e estudos de lesões cerebrais foram utilizados para investigar questões relacionadas à mente e ao comportamento.
  2. Psicopatologia e Asilos: Na era vitoriana, o interesse pela psicopatologia e pela saúde mental cresceu significativamente. Os psicólogos poderiam trabalhar em asilos e hospitais psiquiátricos, utilizando métodos como observação clínica, entrevistas e estudos de caso para compreender e tratar distúrbios mentais. No entanto, as práticas na época frequentemente careciam de rigor científico e eram frequentemente baseadas em teorias moralistas e tratamentos questionáveis.
  3. Educação e Psicologia Educacional: Com o crescente interesse na educação e no desenvolvimento infantil, os psicólogos do século XIX também poderiam atuar em escolas e instituições educacionais. Eles poderiam aplicar métodos como observação de crianças, testes psicológicos rudimentares e análise de currículos educacionais para entender melhor o desenvolvimento cognitivo e emocional e promover práticas educacionais mais eficazes.
  4. Psicometria e Testes Psicológicos: Embora os testes psicológicos modernos ainda estivessem longe de serem desenvolvidos, os psicólogos do século XIX poderiam estar envolvidos na medição de habilidades mentais básicas, como memória, atenção e raciocínio. Métodos simples de avaliação, como perguntas escritas, tarefas de resolução de problemas e observação comportamental, poderiam ser utilizados para avaliar habilidades mentais e capacidades individuais.
  5. Pesquisa Experimental Preliminar: Embora a pesquisa experimental controlada ainda estivesse em seus estágios iniciais, alguns psicólogos do século XIX, como Wilhelm Wundt, começaram a realizar experimentos laboratoriais para investigar processos mentais básicos, como percepção, atenção e memória. Métodos como o uso de cronômetros, estímulos sensoriais controlados e registros de observações poderiam ser utilizados nesses experimentos preliminares.

Em resumo, um psicólogo do século XIX atuaria em uma variedade de contextos, incluindo filosofia, psicopatologia, educação e pesquisa experimental, utilizando uma combinação de métodos filosóficos, observacionais, clínicos e experimentais para investigar a mente e o comportamento humano. No entanto, é importante reconhecer que as práticas e os métodos utilizados na época eram frequentemente limitados pelo conhecimento científico e pelas concepções teóricas da época.

Um psicólogo do século XX teria uma variedade de opções de atuação em comparação com um psicólogo do século XIX, devido ao crescimento e desenvolvimento significativos da psicologia como disciplina ao longo desse período. Aqui estão algumas áreas em que um psicólogo do século XX poderia atuar, juntamente com os métodos que poderiam ser utilizados:

1. Psicoterapia e Clínica: A psicoterapia se tornou uma área fundamental de atuação para os psicólogos do século XX. Eles poderiam trabalhar em consultórios particulares, clínicas, hospitais e centros de saúde mental, utilizando uma variedade de abordagens terapêuticas, como psicanálise, terapia cognitivo-comportamental, terapia humanista, entre outras. Os métodos utilizados incluiriam entrevistas clínicas, avaliações psicológicas, técnicas de intervenção específicas de cada abordagem e acompanhamento terapêutico.
  2. Psicologia Educacional e Escolar: Os psicólogos do século XX também poderiam atuar em escolas, universidades e instituições educacionais, fornecendo apoio psicológico aos alunos, pais e professores. Eles poderiam realizar avaliações psicológicas, desenvolver programas de intervenção para problemas de aprendizagem e comportamento, oferecer aconselhamento acadêmico e vocacional, e conduzir pesquisas sobre métodos de ensino e aprendizagem.
  3. Pesquisa Experimental e Academia: A pesquisa experimental teve um grande impulso durante o século XX, com o desenvolvimento de métodos e técnicas avançadas para investigar uma ampla gama de fenômenos psicológicos. Os psicólogos poderiam atuar em universidades, instituições de pesquisa e centros acadêmicos, conduzindo estudos experimentais sobre temas como percepção, memória, emoção, motivação, desenvolvimento humano, entre outros. Métodos de pesquisa incluiriam experimentos controlados, estudos longitudinais, estudos de caso e análises estatísticas avançadas.
  4. Psicologia Organizacional e do Trabalho: Com o crescimento do interesse na psicologia aplicada ao contexto organizacional, os psicólogos do século XX poderiam trabalhar em empresas, indústrias, agências governamentais e consultorias, fornecendo serviços relacionados à seleção de pessoal, treinamento, desenvolvimento de liderança, gestão de recursos humanos, resolução de conflitos, entre outros. Métodos utilizados incluiriam avaliações psicológicas, entrevistas de seleção, análise de desempenho, treinamento de habilidades sociais e organizacionais, e consultoria em mudança organizacional.
  5. Psicologia Social e Comunitária: A psicologia social também teve um grande desenvolvimento no século XX, com um foco crescente na compreensão dos processos de influência social, identidade grupal, preconceito, discriminação, entre outros temas. Os psicólogos poderiam atuar em contextos comunitários, ONGs, agências governamentais e organizações internacionais, desenvolvendo programas de intervenção social, promovendo a mudança social, e conduzindo pesquisas sobre questões sociais e políticas. Métodos incluiriam pesquisa de campo, entrevistas, grupos focais, análise de políticas públicas, e avaliação de programas comunitários.

Essas são apenas algumas das áreas de atuação e métodos que um psicólogo do século XX poderia empregar, refletindo a diversidade e complexidade da psicologia como disciplina ao longo desse período.

Eu trabalharia com o campo psicicanalismo.

O trabalho de William James é muito interessante, de maneira que, neste tempo, certamente seguiria nesta linha de pensamento e pesquisa. Posteriormente me envolveria fácilmente na psicanálise tanto quanto no behaviorismo, já que ambos estão nas origens da TCC, que considera tanto o comportamento visível quanto os processos mentais, integrando influências do Behaviorismo e da Psicanálise para promover mudanças positivas na vida dos pacientes

Como psicólogo no século XIX, atuando a partir das perspectivas estruturalista e funcionalista, teria uma série de espaços e atividades para desenvolver minha prática. Ambas as abordagens eram fundamentais para o desenvolvimento da psicologia como disciplina científica.

1. Laboratórios de Psicofísica e Psicologia Experimental: Como estruturalista, eu estaria interessado em estudar a estrutura da mente, utilizando métodos experimentais para investigar processos mentais como percepção, memória e pensamento. Estabeleceria experimentos controlados para medir tempos de reação, limiares sensoriais e outros fenômenos psicológicos.
  2. Clínicas de Psicologia Aplicada: Enquanto funcionalista, meu foco seria entender a função dos processos mentais e comportamentais em termos de adaptação ao ambiente. Trabalharia em clínicas para ajudar indivíduos a lidar com problemas emocionais, comportamentais e de ajustamento, utilizando abordagens como terapia comportamental e aconselhamento.
  3. Universidades e Instituições Acadêmicas: Como pesquisador e professor, contribuiria para o avanço do conhecimento psicológico por meio de ensino, pesquisa e publicação de trabalhos científicos. Participaria de discussões sobre teorias e metodologias, influenciando o desenvolvimento da psicologia como disciplina acadêmica.
  4. Escolas e Educação: Como funcionalista, também poderia trabalhar em escolas, ajudando a desenvolver métodos de ensino mais eficazes e compreendendo como os processos mentais dos alunos influenciam seu desempenho academico.

Como um psicólogo poderia atuar em cada uma das perspectivas principais do século XX: Gestalt, behaviorismo e psicanálise.

1. Gestalt:
      • Campo de Atuação: O psicólogo Gestalt estaria interessado na percepção e organização da experiência humana como um todo, em vez de analisar os processos mentais isoladamente.
      • Atividades e Práticas:
        • Clínica: Em uma abordagem clínica, o psicólogo Gestalt trabalharia com indivíduos para explorar como suas percepções e experiências estão integradas em gestalts ou padrões significativos. Isso poderia envolver técnicas como a terapia de grupo e a terapia experiencial.
        • Pesquisa Experimental: Em laboratórios, o psicólogo Gestalt conduziria experimentos para investigar como os princípios da Gestalt influenciam a percepção e o pensamento. Isso poderia incluir estudos sobre ilusões perceptivas e resolução de problemas.
        • Educação e Treinamento: Na área educacional, o psicólogo Gestalt poderia trabalhar com professores para entender como a organização do ambiente de aprendizagem influencia a percepção e a compreensão dos alunos.
    2. Behaviorismo:
      • Campo de Atuação: O psicólogo behaviorista enfatizaria o estudo do comportamento observável e mensurável, ignorando processos mentais internos.
      • Atividades e Práticas:
        • Clínica: Na prática clínica, o psicólogo behaviorista usaria técnicas como o condicionamento operante e o condicionamento clássico para modificar comportamentos problemáticos, como fobias e vícios.
        • Pesquisa Experimental: Em laboratórios, o psicólogo behaviorista conduziria experimentos para investigar os princípios do condicionamento, como reforço e extinção. Isso poderia incluir estudos sobre aprendizagem animal e comportamento humano.
        • Consultoria Organizacional: No ambiente corporativo, o psicólogo behaviorista poderia aplicar princípios de reforço e modificação do comportamento para melhorar a eficiência e a produtividade dos funcionários.
    3. Psicanálise:
      • Campo de Atuação: O psicólogo psicanalista estaria interessado nos processos mentais inconscientes e na influência do inconsciente no comportamento humano.
      • Atividades e Práticas:
        • Clínica: Em uma abordagem clínica, o psicólogo psicanalista trabalharia com os pacientes para explorar os conflitos inconscientes e os padrões comportamentais arraigados. Isso envolveria técnicas como a livre associação e a interpretação dos sonhos.
        • Pesquisa e Teoria: O psicólogo psicanalista contribuiria para a pesquisa e o desenvolvimento da teoria psicanalítica, explorando temas como desenvolvimento psicossexual, mecanismos de defesa e o papel do inconsciente na vida mental.
        • Psicoterapia: Além da análise tradicional, o psicólogo psicanalista poderia usar técnicas psicoterapêuticas derivadas da psicanálise, como a terapia psicodinâmica, para ajudar os pacientes a explorar questões emocionais e relacionais profundas.

Sec. XIX - entender os comportamentos humanos através  do estruturalismo e funcionalismo, para desvendar o consciente e suas dinâmicas.

Sec. XX - atuação mais prática na psicologia, compreendendo que a mente vai além da simples soma de suas partes e que o inconsciente exerce um papel relevante na formação da personalidade e nas escolhas.

Atual - como tenho um interesse muito especial na abordagem psicanalítica, que me permite investigar as profundezas da mente humana em busca de compreensão do inconsciente, vou seguir essa área.

A psicologia em si está sempre passivel a mudanças,por suas praticas constituidas ao tempo historica e atual.

Acredito que  que eu trabalharia na area do estruturalismo, sendo direcionada pela abordagem de Wundt. E no seculo XX umas das teorias que me chamou atenção foi a abordagem de Gestalt.

Eu trabalharia com a psicanálise tanto no passado quanto no presente.

Conhecer o conteúdo do inconsciente para mim é fascinante. Porque é este conteúdo que lança luz sobre a origem de nossos comportamentos, de nossas emoções, que realmente explica quem somos e nos dá a oportunidade de mudar, nos tornando melhores.

De maneira geral o autoconhecimento fica muito na superfície, as pessoas se conhecem  no que diz respeito ao consciente, a abordagem psicanalítica nos dá condições para auxiliar um autoconhecimento profundo.

PreviousPage 73 of 114Next