Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 81 of 87Next

Não tenho formação em psicologia, mas embasado nos estudos que fiz imagino o quão desafiador  e emocionante seria trabalhar no século  XIX sob as perspectivas  estruturalistas e  funcionalista.

Nessa época os trabalho poderiam ocorrer dentro de universidades , instituição acadêmica  onde seria possível estudar a mente humana  através da introspecção  e analises de elementos mentais. Desenvolver análises individuais da consciência , como sensações e percepções.

Na perspectiva funcionalista poderia atuar com consultoria para organização de escolas, clínicas  buscando uma compreensão da adaptação da mente para a sobrevivência.

Já no século XX  atuaria com Behaviorismo utilizando de atividades de modificação para o comportamento  como reforço positivo e condicionamento  operante.

E por fim a psicanálise a qual tenho paixão justamente pelo estudo do inconsciente,  desenvolvendo  atividades terapêuticas  centrada na interpretação do inconsciente , na análise dos sonhos , associações livres , podendo também explorar o desenvolvimento psicológico causados pelos traumas.

 

 

Usaria psicanálise como base teórica

Que interessante essa viagem pela história da psicologia! No século XIX, a atuação do psicólogo seria bastante limitada, já que a psicologia como ciência ainda estava em desenvolvimento. A perspectiva estruturalista estaria mais focada na análise de estruturas mentais, então eu provavelmente estaria envolvida em pesquisas experimentais em laboratórios, tentando identificar e descrever os elementos básicos da mente.

 

Já a perspectiva funcionalista estaria mais interessada no estudo das funções mentais e seu papel na adaptação do indivíduo ao meio ambiente. Nesse caso, eu poderia estar envolvida em pesquisas de campo, observando o comportamento humano em ambientes naturais ou sociais.

 

No século XX, com o surgimento de outras vertentes como a gestalt, behaviorismo e psicanálise, minha atuação profissional se expandiria. Com a gestalt, eu estaria envolvida em terapias que enfatizam a percepção e a experiência imediata, trabalhando com pacientes para ajudá-los a perceber padrões de pensamento e comportamento.

 

  • Com o behaviorismo, minha atuação estaria mais voltada para a modificação do comportamento através de técnicas como condicionamento operante ou modelagem. E com a psicanálise, eu estaria envolvida em terapias que exploram o inconsciente e as dinâmicas psíquicas, ajudando os pacientes a compreender e superar conflitos internos.

Acredito que todo ser humano lida diariamente com conflitos, alguns muito sérios, a ponto de interferir no dia a dia, gerando desiquilíbrios que precisam de atenção antes que se torne uma questão de comprometimento da saúde mental. Assim, a psicanálise clinica e integrativa podem ser a base de reflexões propostas ao paciente, para que ele próprio, encontre as respostas indicadoras do caminho do equilíbrio mental, e reúnas os recursos necessários para voltar às condições anteriores ao seu atendimento, agora com um novo nível de maturidade e conhecimento de si mesmo!

 

Psicologia comportamental

Pensando nas escolas psicológicas e seus métodos, no caso do estruturalismo e do funcionalismo, observaria as atitudes humanas, como o pensamento e as emoções fluiriam procurando assim compreender o sentido destas reações para as pessoas observadas e para o desenvolvimento da psicologia como ciência em si. Continuando com as escolas de Gestalt, Behaviorismo e Psicanálise, aprofundaria a prática na compreensão do agora descoberto inconsciente e sua reflexão sobre  a personalidade humana.

O meu perfil de personalidade não acompanha a moda, ou o que todo mundo esteja validando, somente em razão deste ou daquele  pensamento! Minha atitude é sempre criticar analiticamente, propondo alternativas e possibilidades, segundo os valores e dogmas da época, das hipóteses possíveis conforme o conhecimento da momento, seja ele qual for, conforme a proposta do Desafio!

A PSICANALISE É MUITO IMPORTANTE OPTARIA POR TRABALHAR COM ELA

Eu trabalharia no estruturalismo, na introspecção e no funcionalismo, no que a mente faz e como funciona.

estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência e da mente, definição herdada de Wundt. Acredita-se que a mente seria uma soma de processos estruturais e que a consciência e a mente eram resultados desta estruturação.

O funcionalismo é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade. Segundo essa teoria, a sociedade é vista como um sistema composto por diferentes partes interdependentes que funcionam em conjunto para garantir a ordem e a continuidade social.

Gostaria de trabalhar nesse tempo ajudando as pessoas a interagir na sociedade.

Já nos dias atuais gostaria de atuar com a Psicanálise, pois quando se diz que em psicanálise se analisam os sintomas, os sonhos, as falhas da fala do paciente; quando se afirma que o trabalho psicanálise é o cuidado em acolher o que o ser humano conta, em receber a sua fala para se alcançar o que há de profundo, está-se indicando um campo próprio para o trabalho de análise.

É dessa maneira que psico de psicanálise aponta para a qualidade não somente do "método", mas do campo de trabalho, daquilo onde se trabalha e com que se trabalha. O trabalho psicanálise se realiza no âmbito psíquico, gostaria de atuar dessa forma.

abraços

PreviousPage 81 of 87Next