Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 87 of 98Next

Como profissional da psicologia, acredito na teoria Rogeriana, onde a empatia, o reconhecimento do indivíduo, a abordagem centrada na pessoa, buscam dar ao consulente a oportunidade de se auto conhecer e de se auto ensinar.

Ao longo da história da psicologia varias teorias deram bases aos estudos e pesquisas da psique humana e são importante entende-las cada qual no seu tempo e resultados obtidos. È fato que a psicologia é uma ciência dinâmica que busca na diversidade da relação humana compreender a causa ou o efeito dessa relação na psique isso é claro vai depender qual a teoria para melhor entendimento dos fenômenos sociais na psique. Enquanto psicanalista a Psicologia da gestald têm uma abordagem que repousa num conjunto de premissas interessante, ao contrario das outras o lado racional de observação da lugar a uma organização das partes do individuo que vai compor com sua totalidade, ou seja , ela compreende que a natureza humana se organiza em partes ou todo, e essa vivencia pelo individuo só pode ser entendida como uma função das partes ou do todo das quais é feita. Neste sentido penso que a compreensão do todo através da perspectiva da gestald têm como perspectiva compreender o homem como um organismo unificado, ou seja, é um olhar enquanto psicanalista que vai interagir não apenas no efeito de uma neurose, mas sim buscar no todo de suas relações sociais as causas de sua dores e angustias.

Um papel fundamental na sociedade, o psicanalista tem a intenção de melhorar a condição de vida humana.

O mundo vem adoecendo,  as pessoas cada vez menos busca a saúde mental.  O que elas realmente buscam é conforto interior, resolver instantaneamente uma dor que lhes incomoda, e isso só com medicação, e é uma cura passageira. A verdadeira cura vem de dentro e é lenta.

Considerando que a mente humana trabalha em modo operante  87% insconsciente a nível comportamental e 13% a nível racional e consciente então a atenção deve ser redobrada. Nossas escolhas geram atitudes que geram consequências e na maioria das vezes somos vítimas do nosso próprio inconsciente irracional, não  precisamente uma análise comportamental  de forma estrutural e com base na funcionalidade  do modo racional seria resposta a atitudes, levando em consideração  que a base fundamental  dos estudos  se encontra no Inconsciente  do ser humano. É  um labirinto e de início é  preciso imergir  do fundo para chegar ao topo Racional e encontrar respostas a determinados comportamentos.  A base principal  seria a mais coerente e lógica  Psicanálise.

EU USARIA TANTO A PSICOLOGIA COMO A PSICANÁLISE PARA EMPENHAR O PALE DE AJUDAR E MUDAR AS PESPECTIVAS DA SOCIEDADE EM ASSUNTOS NÃO MUITO CUIDADOS. E MOSTRAR O OUTRO LADO DA REALIDADE PARA QUEM É LEIGO

Usaria a psicanálise clínica e integrativa, com certeza alcançaria ótimos resultados.

No início Dos primeiros estudos da psicanálise  o estruturalismo e o funcionalismo  Representaram um grande avanço  na compreensão  da psique humana.

na hipótese de trabalhar naquele período e com estas abordagens,  a introversão seria uma boa ferramenta. Em um ambiente seguro Seria apresentado ao paciente alguns estímulos para que ele apresentasse verbalmente  o que  estaria sentindo. Dessa forma, seria feita inferência sobre quais eram seus sentimentos.
por outro lado, também iria usar a análise  acerca  da função das emoções  na estruturação dos comportamentos. Assim,  conseguiria  inferir quais sentimentos e emoções provocaria  quais comportamentos.

já modernamente  com as novas abordagens  da psicanálise e  da Gestalt,  onde o todo é mais significativo do que a soma das partes  e  a  associação livre  são capazes de alcançar camadas mais profundas  da psique. Desta forma,  as abordagens  atuais  oferecem ferramentas mais  e eficazes  de análise  do comportamento  e possíveis  adequações  de sentimentos, emoções e comportamentos.

Século XIX - Perspectivas Estruturalistas e Funcionalistas:

Como profissional de psicologia no século XIX, atuaria em espaços acadêmicos e laboratórios, focando na estrutura da mente e nas funções mentais. Desenvolveria atividades de observação e experimentação, buscando compreender os processos cognitivos e a adaptação ao ambiente.

Século XX - Teorias de Gestalt, Behaviorismo e Psicanálise:

  • Gestalt: Trabalharia em ambientes educacionais e clínicos, explorando a percepção e a experiência consciente.
  • Behaviorismo: Atuaria em contextos experimentais e aplicados, como escolas e empresas, utilizando reforços e condicionamento para modificar comportamentos.
  • Psicanálise: Focaria em clínicas e consultórios, oferecendo terapia baseada na análise do inconsciente e na exploração de conflitos internos.

Em cada uma dessas teorias, meu papel seria adaptado ao entendimento e tratamento dos fenômenos psicológicos conforme as práticas e conhecimentos da época.

Como psicólogo no século XIX, atuando como estruturalista, eu me dedicaria a investigar a estrutura da mente humana, buscando decompor a consciência em seus elementos básicos, como sensações e sentimentos. Utilizaria métodos introspectivos, pedindo aos meus pacientes que descrevessem detalhadamente suas experiências conscientes em resposta a estímulos específicos. Se fosse funcionalista, meu foco estaria na função e propósito dos processos mentais e comportamentos. Eu exploraria como esses processos ajudam os indivíduos a se adaptarem ao seu ambiente, empregando métodos empíricos e experimentais para entender melhor como a mente funciona para facilitar a sobrevivência e a eficiência nas atividades diárias.

Como psicólogo no século XX, minha abordagem variaria conforme a escola de pensamento. Se eu fosse um gestaltista, me concentraria em entender como as pessoas percebem e organizam suas experiências em padrões completos e integrados, enfatizando a totalidade da experiência consciente. Como behaviorista, minha prática se basearia na observação e análise de comportamentos observáveis, utilizando princípios de condicionamento para modificar comportamentos indesejados e reforçar os desejáveis. Por fim, como psicanalista, exploraria o inconsciente dos meus pacientes, utilizando técnicas como a livre associação e a interpretação de sonhos para revelar conflitos internos e ajudar na resolução de traumas passados, promovendo a autocompreensão e a cura emocional.

eu usaria a psicanálise clínica e integrativa, ambas são importantes no comportamento do ser humano

PreviousPage 87 of 98Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱