Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 96 of 104Next

A teoria enfatiza que "o todo é maior que a soma das partes". Ou seja, os seres humanos percebem os fenômenos de maneira holística, e a percepção não é meramente a soma de estímulos sensoriais isolados. A abordagem behaviorista, liderada por John B. Watson e B.F. Skinner, se baseia na ideia de que todo comportamento é aprendido e pode ser modificado por meio de reforços ou punições. Freud introduziu a divisão da mente em Id, Ego e Superego, explorando como os conflitos entre essas partes determinam o comportamento humano. O inconsciente é visto como um repositório de desejos reprimidos, traumas e medos que influenciam o comportamento e os sintomas psicológicos.

Creio que se eu fosse psicóloga no século XIX eu estaria trabalhando através de uma perspectiva funcionalista. Para mim, buscar raízes de comportamento e estudar por que cada pessoa se comporta de determinada maneira frente a cada estímulo é uma busca muito interessante. Talvez eu desenvolvesse testes ou colaborasse com testes existentes, não sei.

E já no século XX com certeza estaria ao lado da psicanálise porque o inconsciente me encanta. Gosto muito de uma frase do Jung que é:

"Até você tornar-se consciente, o inconsciente dirigirá sua vida e você o chamará de destino". (Jung)

O procedimento que adotaria relativo a psicologia do século XIX seria a estruturalista introspectiva em que se pede que o paciente descreva em detalhes do que sente no momento, a partir dai anotaria os dados para identificação de problemas a serem solucionados, neste momento em silêncio buscaria observar atos falhos do inconsciente durante a fala do paciente e pediria que relatasse como é sua relação com seus familiares em diferentes níveis de proximidade, e também do seu ambiente de trabalho ou escolar.Para depois da analise desenvolver a sua terapia.

Eu usaria a psicologia clinica, observando o comportamento do paciente, através de analise feitas em conjunto com ele ( parte introspectivas o que pensa e sente, após elaborar perguntas), em outro momento analise da perguntas observando como ele se vê e o descrever do comportamento em relação a sua família e sociedade.

A partir dos fatos descritos estimular a resolução de problemas encontrados e em conjunto com ele propor  formas para solução de cada situação de acordo com padrões sociais.

Bom temos duas pergunta a responder.

século XlX iria trabalha com a introspecção- procedimento usado para estudar a estrutura da mente em que se pede que o sujeito descreva em detalhas o que sente quando exposto à um estimulo

século XX trabalharia com a psicanálise principalmente na linha de pensamento Freudiano, divido a suas inúmeras possibilidade como o homem precisa ser estudado interiormente, afim de buscar o bem estar de cada individuo na sociedade.

Tanto a psicanálise e a psicologia tem seus papeis integrativos

A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX, é uma teoria e um método de tratamento psicológico que explora como os processos mentais inconscientes influenciam o comportamento, as emoções e os pensamentos. Baseia-se na ideia de que muitos problemas psicológicos vêm de conflitos e traumas não resolvidos, geralmente oriundos da infância. Através de técnicas como a livre associação, a interpretação de sonhos e a análise das transferências, a psicanálise busca trazer à tona esses conflitos inconscientes para que possam ser compreendidos e trabalhados. Embora tenha sido criticada e evoluído com o tempo, a psicanálise continua a influenciar profundamente a psicologia e a cultura.

psicanálise behaviorismo os dois temas me chama muito atenção .

Como Psicanalista eu atuaria nas seguintes vertentes:

Psicoterapia Psicanalítica: Utilização da técnica da associação livre para investigar o inconsciente dos pacientes, buscando compreender e tratar seus conflitos internos.

Pesquisa: Condução de estudos sobre os processos inconscientes e suas manifestações, como sonhos, lapsos de memória e comportamentos não intencionais.

Consultoria: Aplicação de princípios psicanalíticos em contextos organizacionais para entender e resolver problemas relacionados à dinâmica de grupo e à liderança.

Como psicólogo estruturalista do século XIX, a abordagem seria focada em observar as partes da mente humana em suas estruturas mais básicas. Usaria método como a introspecção, em que os pacientes descreveriam detalhadamente suas experiências internas, sentimentos e sensações. Por exemplo, em uma sessão, pediria para o paciente descrever em detalhe os sentimentos, pensamentos e sensações que uma flor causa a partir de sua perspectiva.

PreviousPage 96 of 104Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱