Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 97 of 97

O texto destaca como a psicologia se dedica ao estudo do indivíduo inserido na sociedade, que está sempre sujeita a mudanças históricas. Cada período da história influencia de maneira diferente como entendemos os comportamentos humanos e as práticas em psicologia. Propõe uma viagem imaginativa ao século XIX para explorar como seria atuar como psicólogo naquela época, considerando as correntes estruturalistas e funcionalistas, questionando em quais ambientes o psicólogo trabalharia e quais atividades desenvolveria.

O texto destaca como a psicologia se dedica ao estudo do indivíduo inserido na sociedade, que está sempre sujeita a mudanças históricas. Cada período da história influencia de maneira diferente como entendemos os comportamentos humanos e as práticas em psicologia. Propõe uma viagem imaginativa ao século XIX para explorar como seria atuar como psicólogo naquela época, considerando as correntes estruturalistas e funcionalistas, questionando em quais ambientes o psicólogo trabalharia e quais atividades desenvolveria.

Como um profissonal do século XIX e sob a perspectiva do estruturalismo, seria usado o procedimento chamado introspecção, onde estímulos são apresentados as pessoas e essas deveriam descrever com suas palavras e em detalhes suas experiências, dessa forma os psicólogos acreditavam ter uma melhor compreenssão  da estrutura mental.

Passando para a perspectiva do funcionalismo o profissional não focava na estrutura  da mente, mas sim no que era produzido pela mente e em  como o comportamento funciona, como este permite que os indivíduos satisfaçam suas necessidades.

Muitos  estudiosos contribuiram para o desenvolvineto da psicologia , afim de , explicar e comporeender o comportamento humano muito  métodos científicos foram utilizados, passando pela perspectiva da Gestalt, Behaviorismo e por fim a psicanálise.

Usaria a psicanálise com base , análise de comportamentos , planos estratégicos para ajudar o paciente na sua evolução ocupando - o de coisas saudáveis que goste de fazer.

Eu me ocuparia com a psicanalise já q me identifico com ela. Estudaria a mesma a fundo com as obras de Freud.

Poderia desenvolver alguns trabalhos a partir das perspetivas da seguinte forma:

a) por experimentos para entender a introspecção humana - mente

b) em escolas e instituições para entender o comportamento dos alunos e pessoas

c) nas fábricas e indústrias para entender o comportamento das pessoas

  • assim métodos seriam criados e análises seriam feitas para entender o funcionalismo do comportamento huamano.

Nos tempos passados, a atuação de um profissional da psicologia variava bastante dependendo da perspectiva teórica adotada. Na perspectiva estruturalista, focava-se na análise das estruturas básicas da mente através da introspecção. Como profissional da psicologia nessa época, você provavelmente trabalharia em: Laboratórios de Psicologia Experimental: Realizando experimentos controlados para identificar os componentes básicos da experiência consciente. ou em Atividades de Conduzir sessões de introspecção, onde os participantes descreveriam suas experiências conscientes em resposta a diferentes estímulos.

Já na perspectiva funcionalista, focada nas funções mentais e em como elas ajudavam o indivíduo a se adaptar ao ambiente. Como profissional da psicologia funcionalista, você poderia atuar em: Instituições Educacionais e Clínicas: Trabalhando em escolas, universidades ou clínicas, aplicando princípios psicológicos para melhorar a adaptação e o bem-estar dos indivíduos.

 

 

Uma Viagem pela História da Psicologia: Séculos XIX e XX

Ao iniciar minha viagem no século XIX, percebo que o campo da psicologia é dominado por abordagens filosóficas e experimentais incipientes. Se eu atuasse como profissional nesse período, me alinharia à perspectiva do estruturalismo, buscando entender a estrutura da mente através da introspecção. Meu foco estaria em laboratórios de psicologia, como os de Wilhelm Wundt, realizando atividades como a medição de reações a estímulos. se eu me identificasse com o funcionalismo, inspirado por William James, eu dirigiria meu trabalho para entender as funções da mente e sua adaptação ao ambiente. Atuaria em instituições educacionais e de saúde mental, promovendo práticas que ajudassem a compreender como os indivíduos se adaptam às suas circunstâncias. Minhas atividades incluiriam a observação do comportamento em contextos sociais e a promoção de métodos de ensino que considerassem as necessidades individuais dos alunos.

Contudo porem, ao  avançar para o século XX, vejo que a diversidade de teorias psicológicas se expande significativamente, e eu preciso me adaptar a diferentes vertentes:

Na Psicanálise: Se eu fosse influenciado por Freud, atuaria em consultórios privados, realizando terapia psicanalítica. O foco estaria na exploração do inconsciente, dos sonhos e dos conflitos internos, utilizando técnicas como a livre associação. Minhas práticas envolveriam sessões individuais, visando compreender as raízes emocionais dos problemas dos meus pacientes. No Behaviorismo: Com a ascensão do behaviorismo, representado por B.F. Skinner, eu mudaria o foco para a observação do comportamento observável e mensurável. Nesse contexto, trabalharia em ambientes educacionais e clínicos, aplicando condicionamento operante para modificar comportamentos indesejados. Minhas atividades envolveriam o desenvolvimento de programas de reforço positivo em escolas e terapias baseadas em comportamentos. Na Gestalt: a partir da abordagem gestáltica, eu buscaria entender a percepção e a experiência como um todo. Atuando em clínicas terapêuticas, minhas práticas envolveriam técnicas que promovem a consciência do aqui e agora. Minhas sessões de terapia gestáltica incluiriam exercícios de atenção plena e dinâmicas que ajudam os indivíduos a tomar consciência de suas emoções e comportamentos. Essa viagem pelos séculos XIX e XX me revela como a psicologia evoluiu em resposta às mudanças sociais, culturais e científicas. Cada abordagem traz uma nova perspectiva sobre a natureza humana, moldando minhas práticas profissionais e meu entendimento dos sujeitos em seu contexto histórico. Ao longo dessa jornada, percebo que meu papel como psicólogo se transforma, refletindo as demandas e os desafios de cada época.

PreviousPage 97 of 97

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱