Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 98 of 104Next

Psicanalise clinica,behaviorismo....eu usaria....

usaria a psicanalise para o desenvolvimento do meu filho que especial e ajudar outros pacientes.

Na fase do estruturalismo, certamente, seguiria o método da introspecção, que segundo o material do curso, era o método utilizado nesse período. Atuaria no atendimento privado.

Na fase que corresponde ao século XX, me filiaria a ideia proposta por Gestalt que aponta para o todo, trabalharia a  percepção ou compreensão dos objetos como maior e mais significativo do que os elementos individuais que formam as percepções de cada indivíduo.

Se eu seguisse a linha do  estruturalismo, iria me ocupar das estruturas mentais, determinar os elementos constitutivos da consciência. Eu  trabalharia com   experiências complexas em elementos mais simples, para  tentar  explicar as conexões entre os processos da consciência e os processos paralelos do sistema nervoso, acredito que foi isso que eles tentaram comprovar.

Já seguindo a linha do funcionalismo , eu buscaria mais entender sobre , sensações , emoções, pensamentos e vontades mas vindo pelos atos de sentir, perceber e emocionar , ocupando em estabelecer essas funções praticas da mente com o processo de adaptação do ser humano ao meio ambiente.

Falando a partir do séc xx surgiram também varias vertentes onde eu desenvolveria a psicanálise, sem duvidas, entender as reações a partir do inconsciente é a linha que atuaria.

Usaria a psicanálise para ajudar pacientes, pois acredito que o inconsciente determina o comportamento humano.

Usaria a psicanálsie ainda que pouco desenvolvida naquele contexto

Usaria a psicanálise como base

Século XIX: Estruturalismo e Funcionalismo

Estruturalismo:
- Atuação: Laboratórios de psicologia experimental.
- Atividades: Experimentos sobre processos mentais, introspecção com participantes, publicações de pesquisas.

Funcionalismo:
- Atuação: Instituições educacionais e clínicas.
- Atividades: Observação de comportamentos, desenvolvimento de programas de intervenção, estudos sobre a aplicação prática da psicologia.

Século XX: Novas Teorias

Gestalt:
- Atuação: Clínicas e centros de pesquisa.
- Atividades: Terapias de grupo, estudos sobre percepção visual, workshops de resolução de problemas.

Behaviorismo:
- Atuação: Ambientes clínicos e educacionais.
- Atividades: Modificação de comportamento por condicionamento, programas em escolas, pesquisas sobre estímulos e respostas.

Psicanálise:
- Atuação: Consultórios individuais.
- Atividades: Sessões de terapia, estudos sobre dinâmica familiar, pesquisas sobre sintomas e experiências passadas.

Essas abordagens refletem a evolução da psicologia e suas diversas compreensões sobre a mente humana.

Eu usaria a psicanálise e a psicologia analítica como base para entender o ser humano de uma maneira mais profunda e a teoria behaviorista para intervenções mais pontuais.

Quanto mais ferramentas souber usar melhor rs

Em se tratando de voltar ao tempo, podemos enxergar que as correntes, teorias e mecanismos sempre estiveram em evolução. E, se pararmos para analisar, uma sempre se completa com a outra.

Por exemplo a Cognitiva enfatiza como as pessoas pensam sobre o mundo, a comportamental , o comportamento observável, a psicodinâmica acredita portanto que o comportamento é motivado por forças internas inconscientes.se eu, como psicóloga fossa atuar nesta época, creio que me interessaria na neurocientífica e na psicanálise. ( separando assim o biológico do psicológico, consciente, real do inconsciente e subconsciente).È fantástico .

PreviousPage 98 of 104Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱