Oq deu pra aprender
Citação de Ionara Aires do Nascimento em setembro 19, 2026, 9:05 pmO que eu aprendi com esse conteúdo é que, na Psicanálise, a imagem não deve ser entendida apenas como aquilo que vemos, mas também como uma forma de representar o sujeito, o mundo e a realidade. Aprendi que Lacan trabalha com três registros: o Imaginário, o Simbólico e o Real. O Imaginário está relacionado ao eu, à imagem que construímos de nós mesmos e à relação com o outro. O Simbólico está ligado à linguagem, à cultura, às leis e aos significados que damos às coisas. Já o Real é aquilo que não conseguimos representar ou simbolizar completamente.
Também entendi que a nossa maneira de interpretar uma imagem depende muito do contexto, da cultura, da época e do olhar de cada pessoa. Por isso, uma mesma imagem pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. O conteúdo também relaciona os três registros da Psicanálise aos paradigmas da imagem: pré-fotográfico com o Imaginário, fotográfico com o Real e pós-fotográfico com o Simbólico.
No geral, o que mais compreendi é que a forma como enxergamos uma imagem também está relacionada à forma como enxergamos a nós mesmos e o mundo ao nosso redor. A imagem não é simplesmente uma cópia da realidade, mas algo que pode produzir diferentes sentidos dependendo de quem olha e do contexto em que está inserida.
O que eu aprendi com esse conteúdo é que, na Psicanálise, a imagem não deve ser entendida apenas como aquilo que vemos, mas também como uma forma de representar o sujeito, o mundo e a realidade. Aprendi que Lacan trabalha com três registros: o Imaginário, o Simbólico e o Real. O Imaginário está relacionado ao eu, à imagem que construímos de nós mesmos e à relação com o outro. O Simbólico está ligado à linguagem, à cultura, às leis e aos significados que damos às coisas. Já o Real é aquilo que não conseguimos representar ou simbolizar completamente.
Também entendi que a nossa maneira de interpretar uma imagem depende muito do contexto, da cultura, da época e do olhar de cada pessoa. Por isso, uma mesma imagem pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. O conteúdo também relaciona os três registros da Psicanálise aos paradigmas da imagem: pré-fotográfico com o Imaginário, fotográfico com o Real e pós-fotográfico com o Simbólico.
No geral, o que mais compreendi é que a forma como enxergamos uma imagem também está relacionada à forma como enxergamos a nós mesmos e o mundo ao nosso redor. A imagem não é simplesmente uma cópia da realidade, mas algo que pode produzir diferentes sentidos dependendo de quem olha e do contexto em que está inserida.