Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Citação de Carlos Alberto Peixoto de Oliveira Segundo em maio 26, 2026, 5:20 amA Compreensão parte do ponto da observação e alimentação de dados captados de diverssas formas que na maiorias das vezes vem de um "analisador".
A Relação com o Real tende a vir da subjetividade de cada individuo.
A correlação da Compreenção e do Real pode surgir da junção delas duas.
A Compreensão parte do ponto da observação e alimentação de dados captados de diverssas formas que na maiorias das vezes vem de um "analisador".
A Relação com o Real tende a vir da subjetividade de cada individuo.
A correlação da Compreenção e do Real pode surgir da junção delas duas.
Citação de Luzy Torres em junho 10, 2026, 9:28 amA meu ver a dinâmica contemporânea da internet reconfigurou a nossa realação com a verdade através destas duas configurações: Na Relação Compreensiva (Imagem) é a busca do "Ego" por sentido. Na internet, uma imagem ou boato impactante (que ativa nossos medos arcaicos) anula o "exame de realidade". A massa "compreende" e aceita a mentira virtual imediatamente porque ela serve de canalizador para frustrações e ódios reprimidos. São exemplos mais escancarados as fakenews, principalmente usando a política.
Em contra-partida a Relação do o Real (O Inapreensível) o "Real" é o traumapuro, o corpo físico, a dor e a morte, aquilo que a imagem e a palavra não consegue domesticar.
Agora eu faço uma reflexão: "Em que estes dois paradigmas impactam as nossas vidas e a convivência em sociedade?
E aí novamente eu comparo o caso como o de Fabiane de Jesus que é o caso que estamos analizando e o caso do Cão Orelha, nestes dois casos, para mim, provam que quando a imagem virtual "sequestra" o "real", a empatia me parece desligada. A tecnologia avança, mas o psiquismo humano retrocede à barbarie medieval na velocidade de um clique. Acho que esse tema ainda dá muito conteúdo pra discussão que seria muito rico, e o quanto isso poderia impactar na nossa vida cotidiana em relação a nossa saúde mental e na vida de um provável paciente.
A meu ver a dinâmica contemporânea da internet reconfigurou a nossa realação com a verdade através destas duas configurações: Na Relação Compreensiva (Imagem) é a busca do "Ego" por sentido. Na internet, uma imagem ou boato impactante (que ativa nossos medos arcaicos) anula o "exame de realidade". A massa "compreende" e aceita a mentira virtual imediatamente porque ela serve de canalizador para frustrações e ódios reprimidos. São exemplos mais escancarados as fakenews, principalmente usando a política.
Em contra-partida a Relação do o Real (O Inapreensível) o "Real" é o traumapuro, o corpo físico, a dor e a morte, aquilo que a imagem e a palavra não consegue domesticar.
Agora eu faço uma reflexão: "Em que estes dois paradigmas impactam as nossas vidas e a convivência em sociedade?
E aí novamente eu comparo o caso como o de Fabiane de Jesus que é o caso que estamos analizando e o caso do Cão Orelha, nestes dois casos, para mim, provam que quando a imagem virtual "sequestra" o "real", a empatia me parece desligada. A tecnologia avança, mas o psiquismo humano retrocede à barbarie medieval na velocidade de um clique. Acho que esse tema ainda dá muito conteúdo pra discussão que seria muito rico, e o quanto isso poderia impactar na nossa vida cotidiana em relação a nossa saúde mental e na vida de um provável paciente.