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Desafio

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É na memória que o cerebro adquire e armazena as informações, é uma das funções mais complexa do organismo humano, é a memória que tem a capacidade de recuperar as informaões disponivíveis, A memória  atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retém informação por alguns segundos e, então, a destina para ser guardada por períodos mais longos, ou a descarta. Algumas informação pode ser guardada por muito tempo.

A memória é a forma como o cérebro adquire e armazena informações, uma das funções mais complexas do organismo humano.

Há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa. Essas duas formas divergem tanto no que diz respeito aos mecanismos cerebrais envolvidos, como nas estruturas anatômicas. A memória de procedimento (também chamada implícita) armazena dados relacionados à aquisição de habilidades mediante a repetição de uma atividade que segue sempre o mesmo padrão. Nela se incluem todas as habilidades motoras, sensitivas e intelectuais, bem como toda forma de condicionamento. A capacidade assim adquirida não depende da consciência. Somos capazes de executar tarefas, por vezes complexas, com nosso pensamento voltado para algo completamente diferente. Por outro lado, a memória declarativa (também chamada explícita) armazena e evoca informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos do cérebro, como associação de dados, dedução e criação de ideias. Esse tipo de memória é levado ao nível consciente através de proposições verbais, imagens, sons, etc. A memória declarativa inclui a memória de fatos vivenciados pela pessoa (memória episódica) e de informações adquiridas pela transmissão do saber de forma escrita, visual e sonora (memória semântica). Analisando a memória quanto ao tempo de armazenamento das informações, pode-se classificá-la em memória de trabalho, memória de curto prazo e memória de longo prazo.

A memória de trabalho, que alguns acreditam ser parte da memória de curto prazo, atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retém essa informação por alguns segundos e, então, a destina para ser guardada por períodos mais longos, ou a descarta. Quando alguém nos diz um número de telefone para ser discado, essa informação pode ser guardada, se for um número que nos interessará no futuro, ou ser prontamente descartada após o uso. A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente.

A memória de curto prazo trabalha com dados por algumas horas até que sejam gravados de forma definitiva. Este tipo de memória é particularmente importante nos dados de cunho declarativo. Em caso de algum tipo de agressão ao cérebro, enquanto as informações estão armazenadas neste estágio da memória, ocorrerá sua perda irreparável. A memória de longo prazo é a que retém de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação ou evocação. Nela estão contidos todos os nossos dados autobiográficos e todo nosso conhecimento. Sua capacidade é praticamente ilimitada.

Não há uma estrutura ou uma determinada porção do cérebro reconhecidamente depositária de informações, embora se acredite que o lobo temporal esteja envolvido com a memória dos eventos do passado. Entretanto, são conhecidas várias estruturas cerebrais envolvidas com a aquisição e o processo de armazenamento de dados.

 

 

Uma pessoa para acessar a memória, é necessário reconhecer quais tipos de informações ou experiência guardadas " armazenada " em seus arquivos mental " psicológico".

A memória é a forma como o cérebro adquire e armazena informações, uma das funções mais complexas do organismo humano. Há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa.

Oque poderíamos dizer acerca do processo físico e químico, que ocorre quando o externo se torna projetado em nosso cérebro, este: conhecido como memoria, normalmente pelo que entendemos o processo de retenção de aprendizado ou mesmo um fato, pode estar ligado a sensações que aquele momento nos casou, este, facilitando a absorção em nosso cérebro. como podemos constatar isto? Normalmente guardamos informações quando estas são relacionadas a algum trauma, medo, felicidade, estes que podem causar reações químicas e físicas, como sudoreses, palpitações, falta de oxigenação no sangue, e muitos outros, desta forma podemos entender que o processo de memorização esta ligado a referencias ocorridas no momento, guardadas cognitivamente a estas conexões.

A região chamada de hipocampo que exerce uma função primordial no raciocínio humano: ele permite o acesso às memórias armazenadas no cérebro. Em uma escala maior, as memórias podem ficar estocadas no cérebro em diversas áreas, dependendo do tipo. No processo de memorização, por exemplo, há outras funções psicológicas envolvidas, como a motivação, a atenção, a percepção e o aprendizado. Da mesma maneira, para a evocação das memórias, são necessárias outras funções psicológicas como a função executiva e a linguagem.

A memória sensorial. Serve para reter as informações que nos chegam pelos sentidos, isto é, a visão, a audição, o tato , o olfato e o paladar. A  informação é processada, analisada, interpretada e guardada no cérebro. A memória de curta duração. Quando o nosso cérebro entende que a informação que está a receber é importante, a informação é transferida da memória sensorial para a memória de curta duração. A memória de longa duração. Quando a memória ultrapassa os os dois primeiros tipos de memória, a informação pode ser guardada no espaço de longa duração. Está é a parte da memória mais interessada que nós permite guardar as informações de várias formas, mas de uma maneira cronológica.

 

A memória é constituída por três processos: codificação, armazenamento e recuperação de informações.
Quanto ao tempo, existem três tipos de memória: sensorial, curto prazo e longo prazo. A memória de curto prazo pode ser vista como uma memória ativa, então chamada de memória de trabalho.
Segundo o tipo de informação, a memória de longo prazo pode ser dividida entre declarativa (estas se subdividindo em memória semântica e episódica) e memória de procedimentos.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:44 pm

Uma pessoa utiliza a Memória para recorrer às suas experiências passadas usando as informações no presente. Neste sentido, para acessar a memória, é necessário um processo apurado, no qual a observação e a elaboração do conteúdo aprendido foram realizadas de forma consciente.

A memória se refere tanto as informações armazenadas no cérebro, como os processos cognitivos relacionados ao registro (codificação) e recuperação das lembranças. Através dos sentidos físicos são recebidas diversas informações do ambiente externo e selecionadas inconscientemente, que após passarem por uma espécie de “filtragem”, são direcionadas à parte consciente para que o mesmo escolha o que fazer com as informações, se dar atenção ou desconsiderar. Na memória chamada de curto prazo, há um conhecimento limitado e temporário, conforme a expressão de George Miller (1920-2012) “número mágico sete mais ou menos dois”, que denota o limite de informações ou conjuntos que podem permanecer na consciência ao mesmo tempo. “Curto prazo”, pois logo as informações serão eliminadas ou direcionadas para a memória de longo prazo, cujo armazenamento pode ser de dias, semanas, meses, anos ou por toda a vida.

Augusto Cury, em sua teoria sobre janelas da memória, destaca a importância das emoções tanto no registro como na recuperação das lembranças. A intensidade emocional determina a armazenagem do ocorrido, seu nível de detalhes, bem como a emoção despertada quando a memória for recordada. E determinadas emoções, como a raiva, pode “fechar” o acesso a conhecimentos que poderiam auxiliar o sujeito a lidar de maneira mais sensata com a situação.

Elizabeth Loftus, atuando com pesquisas relacionadas a memória, expõe que perguntas ou palavras sugestivas, podem conduzir o indivíduo a criar falsas memórias, substituindo as reais ou preenchendo lacunas. Fundamentando o conceito de que memórias são processos construtivos, podendo ser influenciadas conforme os estímulos externos ou até mesmo as emoções e novos conceitos do sujeito.

Espera-se que você seja capaz de identificar que a memória é dividida em tarefas de evocação e de reconhecimento, sendo que a de evocação a pessoa deve produzir um fato e a de reconhecimento a pessoa seleciona ou identifica um item como sendo aquele que aprendeu previamente.
Neste sentido, o relato deve conter uma análise dos elementos identificados como memória presente, fruto da experiência anterior

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