Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 41 of 42Next

Antes de iniciarmos esta breve exposição, faz-se necessário recorrer as minhas memórias. Bom, se bem me lembro, Freud, na sua teoria do aparelho psíquico, nos apresenta o conceito de pré-consciente, ou seja, um conceito da psicanálise que se refere a um local que antecede a consciência. É uma parte inconsciente que se manifesta na consciência, sendo constituído por pensamentos que estão inconscientes, mas não reprimidos, e que podem ser facilmente lembrados. 

Em estudos mais modernos, a psicologia divide a memória em três partes: codificação, armazenamento e recuperação. Sendo o segundo, também dividido em 3 tipos: memória semsorial ( curta duração), memória de curto prazo (média duração), memória de longo prazo ( longa duração).

Dentro destes processos, poderão ocorrer falhas, prejudicando o resgate das memórias armazenadas, portanto, uma dica importante, tragam sempre em mãos o velho e leal Diário. valeu!

Memórias são experiências passadas, que usamos no presente, pode ser para uso pessoal, profissional, social.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:44 pm

Uma pessoa utiliza a Memória para recorrer às suas experiências passadas usando as informações no presente. Neste sentido, para acessar a memória, é necessário um processo apurado, no qual a observação e a elaboração do conteúdo aprendido foram realizadas de forma consciente.

Posso falar com experiência.  Nosso cérebro funciona para sobrevivência e para fazer o resto do corpo sobreviver. Tive amnésia e fiquei por dois meses sem lembrar de nada. Mas, o que antes da pane cerebral foi impactante, me causou impacto lembrei mais rapido, o que me causou trauma no passado me recordei mais rapido, família e memórias famíliares foi rápido, porem a dificuldades ainda perdura com números, detalhes de eventos passados algumas recordações ainda falham. Digo que não esquecemos de falar, ler, andar porque faz parte da sobrevivência humana. Tudo o que faz parte da sobrevivência não vamos esquecer, agora o que faz parte do sobreviver (da distribuição para o corpo) ai precisa de estímulos.  E defino o cérebro para de funcionar. Digo por trauma ou acidente seja qual motivo for, se houver vida cerebral com dano ou não é sobrevivência para sobreviver.

Nossa memoria contem informações de coisas que mais nos marcaram seja negativa ou positivamente, ao longo do tempo vamos esquecendo muitas coisas que volta a memoria quando algo nos faz recordar, uma sensção ou algo que nos leva a essa lembrança, ou seja a nossa percepção e sensação nos ligam diretamente as nossas experiências e memórias.

A memória é essencial para usarmos o conhecimento acumulado ao longo da vida, permitindo que experiências passadas influenciem nosso entendimento e decisões presentes. Para acessá-la, é necessário que o processo de observação e de aprendizado tenha sido realizado de maneira consciente e cuidadosa. Esse esforço consciente aumenta a probabilidade de as informações serem armazenadas com maior profundidade, facilitando sua recuperação futura. Esse processo envolve a codificação das experiências, a consolidação das informações e, por fim, a recuperação — etapa em que o conteúdo aprendido é trazido à mente para que possamos aplicá-lo no presente. Ao entender como a memória funciona, compreendemos melhor nossos próprios mecanismos de aprendizado e nossa capacidade de adaptação ao mundo ao nosso redor.

Como processamos nossa memória ?

Nesse estudo aprendemos que a memória é um processo em que armazenamos e recuparamos informações registradas inicialmente, dessa forma não há aprendizado se não houverem memórias, ela á essencial para que o ser humano possa crescer e se desenvolver-se cognitivamente.

A  memória se baseia em processos construtivos, onde as informações são lembradas em esquemas , pois todo novo aprendizado é influenciado pelos que já se conhece, ou seja, a organização de informações armazenadas na memória afetam a forma como uma informação nova será interpretada, guardada e posteriormente relembrada.

O processo de memória começa com a codificação, em que as informações são captadas pelos órgãos sensoriais são transformadas em traços de memórias.

E são divididos em codificação, armazenamento e evocação.

A nossa memória é incrivelmente fascinante e ao mesmo tempo frágil, se não tivermos os devidos cuidados uma hora ela vai falhar e em muitos casos por definitivo ou sendo ela vai se apagar e o individuo tem que começar tudo do zero, por isso a importância de manter a memória sempre forte e saudável.

A memoria e armazenada de acordo com os nossos sentidos, olfato, visao, paladar, tato, audicao. A informacao e passada pelo nossos neuronios.

Memória e seus 3 Processos: Registro, armazenamento e recuperação. Interessante pois classificamos algumas e descartamos outras. Damos maior valor para aquilo que está ligado ao nosso ego. Mas deveríamos deixar o que está ligado à nossa essência.

PreviousPage 41 of 42Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱