Desafio
Citação de Luiz Braga em outubro 13, 2024, 10:08 pmAntes de iniciarmos esta breve exposição, faz-se necessário recorrer as minhas memórias. Bom, se bem me lembro, Freud, na sua teoria do aparelho psíquico, nos apresenta o conceito de pré-consciente, ou seja, um conceito da psicanálise que se refere a um local que antecede a consciência. É uma parte inconsciente que se manifesta na consciência, sendo constituído por pensamentos que estão inconscientes, mas não reprimidos, e que podem ser facilmente lembrados.
Em estudos mais modernos, a psicologia divide a memória em três partes: codificação, armazenamento e recuperação. Sendo o segundo, também dividido em 3 tipos: memória semsorial ( curta duração), memória de curto prazo (média duração), memória de longo prazo ( longa duração).
Dentro destes processos, poderão ocorrer falhas, prejudicando o resgate das memórias armazenadas, portanto, uma dica importante, tragam sempre em mãos o velho e leal Diário. valeu!
Antes de iniciarmos esta breve exposição, faz-se necessário recorrer as minhas memórias. Bom, se bem me lembro, Freud, na sua teoria do aparelho psíquico, nos apresenta o conceito de pré-consciente, ou seja, um conceito da psicanálise que se refere a um local que antecede a consciência. É uma parte inconsciente que se manifesta na consciência, sendo constituído por pensamentos que estão inconscientes, mas não reprimidos, e que podem ser facilmente lembrados.
Em estudos mais modernos, a psicologia divide a memória em três partes: codificação, armazenamento e recuperação. Sendo o segundo, também dividido em 3 tipos: memória semsorial ( curta duração), memória de curto prazo (média duração), memória de longo prazo ( longa duração).
Dentro destes processos, poderão ocorrer falhas, prejudicando o resgate das memórias armazenadas, portanto, uma dica importante, tragam sempre em mãos o velho e leal Diário. valeu!
Citação de Jussara Valentim da Silva Santos em outubro 20, 2024, 4:41 pmMemórias são experiências passadas, que usamos no presente, pode ser para uso pessoal, profissional, social.
Memórias são experiências passadas, que usamos no presente, pode ser para uso pessoal, profissional, social.
Citação de Cristiane Goncalves Machado Cunha em outubro 23, 2024, 9:07 pmCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:44 pmUma pessoa utiliza a Memória para recorrer às suas experiências passadas usando as informações no presente. Neste sentido, para acessar a memória, é necessário um processo apurado, no qual a observação e a elaboração do conteúdo aprendido foram realizadas de forma consciente.
Posso falar com experiência. Nosso cérebro funciona para sobrevivência e para fazer o resto do corpo sobreviver. Tive amnésia e fiquei por dois meses sem lembrar de nada. Mas, o que antes da pane cerebral foi impactante, me causou impacto lembrei mais rapido, o que me causou trauma no passado me recordei mais rapido, família e memórias famíliares foi rápido, porem a dificuldades ainda perdura com números, detalhes de eventos passados algumas recordações ainda falham. Digo que não esquecemos de falar, ler, andar porque faz parte da sobrevivência humana. Tudo o que faz parte da sobrevivência não vamos esquecer, agora o que faz parte do sobreviver (da distribuição para o corpo) ai precisa de estímulos. E defino o cérebro para de funcionar. Digo por trauma ou acidente seja qual motivo for, se houver vida cerebral com dano ou não é sobrevivência para sobreviver.
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:44 pmUma pessoa utiliza a Memória para recorrer às suas experiências passadas usando as informações no presente. Neste sentido, para acessar a memória, é necessário um processo apurado, no qual a observação e a elaboração do conteúdo aprendido foram realizadas de forma consciente.
Posso falar com experiência. Nosso cérebro funciona para sobrevivência e para fazer o resto do corpo sobreviver. Tive amnésia e fiquei por dois meses sem lembrar de nada. Mas, o que antes da pane cerebral foi impactante, me causou impacto lembrei mais rapido, o que me causou trauma no passado me recordei mais rapido, família e memórias famíliares foi rápido, porem a dificuldades ainda perdura com números, detalhes de eventos passados algumas recordações ainda falham. Digo que não esquecemos de falar, ler, andar porque faz parte da sobrevivência humana. Tudo o que faz parte da sobrevivência não vamos esquecer, agora o que faz parte do sobreviver (da distribuição para o corpo) ai precisa de estímulos. E defino o cérebro para de funcionar. Digo por trauma ou acidente seja qual motivo for, se houver vida cerebral com dano ou não é sobrevivência para sobreviver.
Citação de Estela Ferreira em outubro 24, 2024, 5:45 pmNossa memoria contem informações de coisas que mais nos marcaram seja negativa ou positivamente, ao longo do tempo vamos esquecendo muitas coisas que volta a memoria quando algo nos faz recordar, uma sensção ou algo que nos leva a essa lembrança, ou seja a nossa percepção e sensação nos ligam diretamente as nossas experiências e memórias.
Nossa memoria contem informações de coisas que mais nos marcaram seja negativa ou positivamente, ao longo do tempo vamos esquecendo muitas coisas que volta a memoria quando algo nos faz recordar, uma sensção ou algo que nos leva a essa lembrança, ou seja a nossa percepção e sensação nos ligam diretamente as nossas experiências e memórias.
Citação de Irici Felipe Borges Franco em outubro 29, 2024, 7:39 pmA memória é essencial para usarmos o conhecimento acumulado ao longo da vida, permitindo que experiências passadas influenciem nosso entendimento e decisões presentes. Para acessá-la, é necessário que o processo de observação e de aprendizado tenha sido realizado de maneira consciente e cuidadosa. Esse esforço consciente aumenta a probabilidade de as informações serem armazenadas com maior profundidade, facilitando sua recuperação futura. Esse processo envolve a codificação das experiências, a consolidação das informações e, por fim, a recuperação — etapa em que o conteúdo aprendido é trazido à mente para que possamos aplicá-lo no presente. Ao entender como a memória funciona, compreendemos melhor nossos próprios mecanismos de aprendizado e nossa capacidade de adaptação ao mundo ao nosso redor.
A memória é essencial para usarmos o conhecimento acumulado ao longo da vida, permitindo que experiências passadas influenciem nosso entendimento e decisões presentes. Para acessá-la, é necessário que o processo de observação e de aprendizado tenha sido realizado de maneira consciente e cuidadosa. Esse esforço consciente aumenta a probabilidade de as informações serem armazenadas com maior profundidade, facilitando sua recuperação futura. Esse processo envolve a codificação das experiências, a consolidação das informações e, por fim, a recuperação — etapa em que o conteúdo aprendido é trazido à mente para que possamos aplicá-lo no presente. Ao entender como a memória funciona, compreendemos melhor nossos próprios mecanismos de aprendizado e nossa capacidade de adaptação ao mundo ao nosso redor.
Citação de Eliane André Evangelista em outubro 30, 2024, 12:01 pmComo processamos nossa memória ?
Nesse estudo aprendemos que a memória é um processo em que armazenamos e recuparamos informações registradas inicialmente, dessa forma não há aprendizado se não houverem memórias, ela á essencial para que o ser humano possa crescer e se desenvolver-se cognitivamente.
A memória se baseia em processos construtivos, onde as informações são lembradas em esquemas , pois todo novo aprendizado é influenciado pelos que já se conhece, ou seja, a organização de informações armazenadas na memória afetam a forma como uma informação nova será interpretada, guardada e posteriormente relembrada.
Como processamos nossa memória ?
Nesse estudo aprendemos que a memória é um processo em que armazenamos e recuparamos informações registradas inicialmente, dessa forma não há aprendizado se não houverem memórias, ela á essencial para que o ser humano possa crescer e se desenvolver-se cognitivamente.
A memória se baseia em processos construtivos, onde as informações são lembradas em esquemas , pois todo novo aprendizado é influenciado pelos que já se conhece, ou seja, a organização de informações armazenadas na memória afetam a forma como uma informação nova será interpretada, guardada e posteriormente relembrada.
Citação de Dudaoliveira em outubro 30, 2024, 1:08 pmO processo de memória começa com a codificação, em que as informações são captadas pelos órgãos sensoriais são transformadas em traços de memórias.
E são divididos em codificação, armazenamento e evocação.
O processo de memória começa com a codificação, em que as informações são captadas pelos órgãos sensoriais são transformadas em traços de memórias.
E são divididos em codificação, armazenamento e evocação.
Citação de Gilnivania em outubro 30, 2024, 5:35 pmA nossa memória é incrivelmente fascinante e ao mesmo tempo frágil, se não tivermos os devidos cuidados uma hora ela vai falhar e em muitos casos por definitivo ou sendo ela vai se apagar e o individuo tem que começar tudo do zero, por isso a importância de manter a memória sempre forte e saudável.
A nossa memória é incrivelmente fascinante e ao mesmo tempo frágil, se não tivermos os devidos cuidados uma hora ela vai falhar e em muitos casos por definitivo ou sendo ela vai se apagar e o individuo tem que começar tudo do zero, por isso a importância de manter a memória sempre forte e saudável.
Citação de Cintia Alves em novembro 12, 2024, 4:52 pmA memoria e armazenada de acordo com os nossos sentidos, olfato, visao, paladar, tato, audicao. A informacao e passada pelo nossos neuronios.
A memoria e armazenada de acordo com os nossos sentidos, olfato, visao, paladar, tato, audicao. A informacao e passada pelo nossos neuronios.
Citação de AprenderPsicanalise em novembro 14, 2024, 11:24 pmMemória e seus 3 Processos: Registro, armazenamento e recuperação. Interessante pois classificamos algumas e descartamos outras. Damos maior valor para aquilo que está ligado ao nosso ego. Mas deveríamos deixar o que está ligado à nossa essência.
Memória e seus 3 Processos: Registro, armazenamento e recuperação. Interessante pois classificamos algumas e descartamos outras. Damos maior valor para aquilo que está ligado ao nosso ego. Mas deveríamos deixar o que está ligado à nossa essência.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱