Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 46 of 47Next

Para recuperar uma memória primeiramente a pessoa é exposta a uma pista de recuperação ou seja, um estímulo, que pode ser uma palavra, uma emoção, um som, um cheiro, em fim, qualquer que seja o estímulo/ pista específica, uma memória irá repentinamente vir a mente quando a pista de recuperação estiver presente.

Logo depois, existem dois caminhos que a pessoa pode trilhar diante dessas pistas de recuperação.

1º) É a Recordação: que é o mais difícil, pois consiste em uma série de processos: uma busca pela memória, a recuperação de informações potencialmente importantes, e então a decisão de se a informação encontrada é precisa. Se a informação parece ser correta, a busca esta terminada, mas se não, ela deve continuar.

2º) É o Reconhecimento: que ocorre quando as pessoas recebem um estímulo e precisam saber se já foram expostas a ele  antes, ou precisam identificá-lo em uma lista de alternativas. O reconhecimento é uma tarefa muito mais fácil  do que a recordação.

Interessante considerarmos de que quando utilizamos a memória para recuperar eventos passados, existirá um componente subjetivo que poderá alterar nossas memórias, integrando, omitindo ou modificando algumas informações durante o processo de recuperação que passarão a fazer parte da própria memória.

Patricia Ferreira Franco has reacted to this post.
Patricia Ferreira Franco

A memória é o processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações.

Os conteúdos da memória ocorrem pelo fenômeno da atenção. Se a atenção e a informação não corresponderem, não ativarão a memória.

A memória também depende do processo
de recuperação: material no armazém de memória precisa ser localizado e trazido para a
consciência para ser útil.

Em síntese, os psicólogos consideram a memória como
o processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Cada uma das três partes dessa definição –
codificação, armazenamento e recuperação – representa um
processo diferente. Você pode pensar nesses processos como
análogos ao teclado de um computador (codificação), o disco
rígido (armazenamento) e o software que acessa as informações para exibi-las na tela (recuperação). Apenas se todos os
três processos estiverem funcionado é que você conseguirá
lembrar com sucesso da memória.

1. Temos três processos de memória,para o aprendizado acontecer, primeiro a codificação o armazenamento consciente e por fim a recuperação.

Para acessar a memória de forma eficaz, é essencial que as informações tenham sido observadas e elaboradas conscientemente no momento da aprendizagem. Esse processo envolve atenção, organização e associação do novo conteúdo com conhecimentos já existentes. A memória funciona por meio de três etapas principais: codificação, armazenamento e recuperação. A codificação é o momento em que a informação é recebida e interpretada; o armazenamento refere-se à manutenção dessa informação ao longo do tempo; e a recuperação é quando buscamos essa informação para utilizá-la no presente. Quanto mais ativamente nos envolvemos no processo de aprendizagem — por meio da atenção, repetição e elaboração —, maior é a chance de lembrarmos com clareza e precisão.

A nossa memória é ativada por momentos marcantes em nossa vida, na qual decoramos esses momentos e não esquecemos nunca mais, guardamos na memória sendo boa ou ruim e sempre recordarmos, não importa quanto tempo passar.

como isso funciona?

Codificação consciente, quando uma pessoa presta atenção, elabora o conteúdo e associa como o que já sabe, ela esta codificando a informação de forma profunda.

Eu fazia isso na faculdade de Direito tinha que associar muita coisa ao mesmo tempo e amarrar vários artigos ao mesmo tempo.

eu escrevia tudo bem minúsculo para a dificuldade me ajudar a associar e junto eu utilizava varias cores para marcar por assunto.

e mesmo não exercendo a profissão eu me lembro da essência de tudo que aprendi e hoje basta eu ler alguma coisa mesmo que a minha informação registrada esteja desatualizada.

ano passado fiz uma atualização no meu conhecimento, pois as leis sofreram muitas mudanças.

Entendo que possuimos varios processos de memorias;  os principais sao; a memoria sensorial , ou armazenamento inicial, onde dura segundo, a memoria de curto praso, dura apenas alguns segundos e a memoria de longo prazo onde sao armazenadas informacoes e conteudos durante a vida, podendo serem resgatadas ou nao.

Em resumo:

• Ao longo do desenvolvimento, passamos de formas de processamento da memória mais concretas, sensoriais e imediatas para formas mais abstratas, estratégicas e mediadas culturalmente.
  • A capacidade da memória de trabalho tende a aumentar na infância e adolescência, permitindo manipular mais informações simultaneamente.
  • As estratégias de codificação (como organizar e dar significado à informação), armazenamento e recuperação se tornam mais eficientes com a idade e a experiência.
  • O contexto social e cultural influencia significativamente as ferramentas e estratégias que utilizamos para lembrar.
PreviousPage 46 of 47Next