Desafio
Citação de Amanda Araujo em abril 16, 2025, 3:03 pmQuando vivemos algo, nosso cérebro precisa codificar essa informação. Isso significa transformar a experiência (um som, imagem, emoção, cheiro etc.) em um formato que o cérebro consiga armazenar. Essa etapa envolve atenção e percepção, além de estar fortemente ligada ao nosso estado emocional no momento.
Depois de codificada, a informação é armazenada. A memória é distribuída por diferentes regiões do cérebro. A mais famosa delas é o hipocampo, que ajuda a consolidar memórias de curto para longo prazo. Com o tempo e o reforço (repetição ou carga emocional), essas memórias se fixam.
Quando precisamos lembrar de algo, acessamos essas informações armazenadas. A recuperação pode ser consciente (recordar um número de telefone) ou inconsciente (uma lembrança que volta em um sonho ou ato falho). Muitas vezes, o que lembramos não é uma cópia exata do que aconteceu, mas uma reconstrução baseada em fragmentos.
Quando vivemos algo, nosso cérebro precisa codificar essa informação. Isso significa transformar a experiência (um som, imagem, emoção, cheiro etc.) em um formato que o cérebro consiga armazenar. Essa etapa envolve atenção e percepção, além de estar fortemente ligada ao nosso estado emocional no momento.
Depois de codificada, a informação é armazenada. A memória é distribuída por diferentes regiões do cérebro. A mais famosa delas é o hipocampo, que ajuda a consolidar memórias de curto para longo prazo. Com o tempo e o reforço (repetição ou carga emocional), essas memórias se fixam.
Quando precisamos lembrar de algo, acessamos essas informações armazenadas. A recuperação pode ser consciente (recordar um número de telefone) ou inconsciente (uma lembrança que volta em um sonho ou ato falho). Muitas vezes, o que lembramos não é uma cópia exata do que aconteceu, mas uma reconstrução baseada em fragmentos.
Citação de Osias Leandro Gomes em abril 17, 2025, 2:33 pmA memória e a cognição são interdependentes e fundamentais para a nossa capacidade de aprender e interagir com o mundo. A memória, que se divide em diferentes tipos, como a memória de curto prazo e a memória de longo prazo, permite que retemos informações e experiências passadas, servindo como um banco de dados para o nosso conhecimento. Por outro lado, a cognição abrange os processos mentais envolvidos na aquisição, processamento e uso dessas informações, incluindo atenção, percepção, raciocínio e tomada de decisões. Juntas, essas funções permitem que interpretamos experiências anteriores, resolvamos problemas novos e nos adaptemos a diferentes situações, formando a base das nossas habilidades cognitivas e comportamentais em diversas áreas da vida.
A memória e a cognição são interdependentes e fundamentais para a nossa capacidade de aprender e interagir com o mundo. A memória, que se divide em diferentes tipos, como a memória de curto prazo e a memória de longo prazo, permite que retemos informações e experiências passadas, servindo como um banco de dados para o nosso conhecimento. Por outro lado, a cognição abrange os processos mentais envolvidos na aquisição, processamento e uso dessas informações, incluindo atenção, percepção, raciocínio e tomada de decisões. Juntas, essas funções permitem que interpretamos experiências anteriores, resolvamos problemas novos e nos adaptemos a diferentes situações, formando a base das nossas habilidades cognitivas e comportamentais em diversas áreas da vida.
Citação de Vera Lúcia da Silveira em abril 19, 2025, 12:54 amA codificação pelo toque memoriza identidade de algo, em estado consciente. Armazena para usufruir quando precisar. O armazenamento garante que tudo ficará no "almoxarifado" ou "biblioteca" da memória. Quando o indivíduo precisa lembrar algo, a memória vai aos corredores dessa biblioteca mental, buscar o que ficou catalogado e guardado na "prateleira", e o recupera.
A codificação pelo toque memoriza identidade de algo, em estado consciente. Armazena para usufruir quando precisar. O armazenamento garante que tudo ficará no "almoxarifado" ou "biblioteca" da memória. Quando o indivíduo precisa lembrar algo, a memória vai aos corredores dessa biblioteca mental, buscar o que ficou catalogado e guardado na "prateleira", e o recupera.
Citação de Maxima Abreu em abril 21, 2025, 2:40 pmA memória é a capacidade que temos de codificar, armazenar e recuperar informações. Pense nela como um sistema complexo no nosso cérebro que nos permite aprender com o passado e usar essas experiências no presente e no futuro.
Os processos básicos da memória geralmente são descritos em três etapas principais:
* Codificação (ou Registro): Esta é a primeira etapa, onde a informação que percebemos através dos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) é transformada em um formato que o nosso cérebro consegue processar e armazenar. É como traduzir uma informação para a "linguagem" da memória. A forma como codificamos a informação (por exemplo, visualmente, verbalmente, pelo significado) pode influenciar o quão bem ela será lembrada depois.
* Armazenamento (ou Retenção): Uma vez codificada, a informação precisa ser mantida no nosso sistema de memória por um certo período. Esse período pode variar de alguns segundos (na memória de curto prazo) a toda a vida (na memória de longo prazo). O armazenamento envolve a consolidação da informação, tornando-a mais estável e resistente ao esquecimento.
* Recuperação (ou Evocação): Esta é a etapa em que acessamos a informação que foi armazenada. Podemos nos lembrar de algo de forma consciente e intencional (como responder a uma pergunta) ou de forma inconsciente (como realizar uma habilidade motora aprendida). A recuperação pode ser facilitada por pistas ou associações que fizemos durante a codificação.
É importante notar que esses processos não são completamente separados e interagem de forma complexa. Além disso, existem diferentes tipos de memória (como a sensorial, a de curto prazo e a de longo prazo), cada um com suas próprias características e formas de operar dentro desses três processos básicos.
A memória é a capacidade que temos de codificar, armazenar e recuperar informações. Pense nela como um sistema complexo no nosso cérebro que nos permite aprender com o passado e usar essas experiências no presente e no futuro.
Os processos básicos da memória geralmente são descritos em três etapas principais:
* Codificação (ou Registro): Esta é a primeira etapa, onde a informação que percebemos através dos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) é transformada em um formato que o nosso cérebro consegue processar e armazenar. É como traduzir uma informação para a "linguagem" da memória. A forma como codificamos a informação (por exemplo, visualmente, verbalmente, pelo significado) pode influenciar o quão bem ela será lembrada depois.
* Armazenamento (ou Retenção): Uma vez codificada, a informação precisa ser mantida no nosso sistema de memória por um certo período. Esse período pode variar de alguns segundos (na memória de curto prazo) a toda a vida (na memória de longo prazo). O armazenamento envolve a consolidação da informação, tornando-a mais estável e resistente ao esquecimento.
* Recuperação (ou Evocação): Esta é a etapa em que acessamos a informação que foi armazenada. Podemos nos lembrar de algo de forma consciente e intencional (como responder a uma pergunta) ou de forma inconsciente (como realizar uma habilidade motora aprendida). A recuperação pode ser facilitada por pistas ou associações que fizemos durante a codificação.
É importante notar que esses processos não são completamente separados e interagem de forma complexa. Além disso, existem diferentes tipos de memória (como a sensorial, a de curto prazo e a de longo prazo), cada um com suas próprias características e formas de operar dentro desses três processos básicos.
Citação de CAROLINA FONSECA PAGLIOSA PAGLIOSA em abril 21, 2025, 7:06 pmNa psicologia, os três principais tipos de memória são:
1. Memória Sensorial
É o primeiro estágio da memória.
Capta informações imediatas dos sentidos (visão, audição, etc).
Dura frações de segundo a poucos segundos .
Sirva como um "filtro" para o que será processado.
Ex: Você vê um raio e, por um instante, a imagem fica “gravada” na sua mente mesmo depois de fechar os olhos.
2. Memória de Curto Prazo (ou Memória de Trabalho)
Retém informações por alguns segundos até minutos .
Capacidade limitada: cerca de 7 itens (mais ou menos 2) .
É onde você processa e homeme manipulação de informações ativamente .
Ex: Decore um número de telefone rapidamente para discar em seguida.
3. Memória de Longo Prazo
Armazena informações por horas, dias ou até a vida toda .
Capacidade bastante limitada .
Inclui memórias episódicas (experiências), semânticas (conhecimentos) e procedurais (habilidades).
Ex: Lembrar do seu aniversário de infância, saber que Brasília é a capital do Brasil ou saber como andar de bicicleta.
Na psicologia, os três principais tipos de memória são:
1. Memória Sensorial
-
É o primeiro estágio da memória.
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Capta informações imediatas dos sentidos (visão, audição, etc).
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Dura frações de segundo a poucos segundos .
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Sirva como um "filtro" para o que será processado.
Ex: Você vê um raio e, por um instante, a imagem fica “gravada” na sua mente mesmo depois de fechar os olhos.
2. Memória de Curto Prazo (ou Memória de Trabalho)
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Retém informações por alguns segundos até minutos .
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Capacidade limitada: cerca de 7 itens (mais ou menos 2) .
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É onde você processa e homeme manipulação de informações ativamente .
Ex: Decore um número de telefone rapidamente para discar em seguida.
3. Memória de Longo Prazo
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Armazena informações por horas, dias ou até a vida toda .
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Capacidade bastante limitada .
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Inclui memórias episódicas (experiências), semânticas (conhecimentos) e procedurais (habilidades).
Ex: Lembrar do seu aniversário de infância, saber que Brasília é a capital do Brasil ou saber como andar de bicicleta.
Citação de Yasmin Dimedio em abril 22, 2025, 2:31 pmA memória realmente depende de um processo consciente de atenção e elaboração. Isso está ligado ao que a psicologia chama de ensaio elaborado, essencial para guardar e recuperar informações com eficácia.
A memória realmente depende de um processo consciente de atenção e elaboração. Isso está ligado ao que a psicologia chama de ensaio elaborado, essencial para guardar e recuperar informações com eficácia.
Citação de Claudinei da Silva em abril 22, 2025, 7:13 pmA nossa memória representa de certa forma nossa capacidade de conhecer-aprender. A memória é um processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Se quisermos entender ou reter uma informação, ela precisa ser codificada para depois ser transferida para os demais estágios (armazenamento e recuperação).
A nossa memória representa de certa forma nossa capacidade de conhecer-aprender. A memória é um processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Se quisermos entender ou reter uma informação, ela precisa ser codificada para depois ser transferida para os demais estágios (armazenamento e recuperação).
Citação de Paloma Maria Duarte Pinto em abril 26, 2025, 11:21 amA memória não é apenas para recordar fatos, mas sim um processo mais amplo que envolve a influência do inconscientes nas experiências e na elaboração do passado. Um processo dinâmico, onde o passado se reflete no presente, onde a repetição e a elaboração de experiências passadas são importantes para o desenvolvimento do sujeito.
A memória não é apenas para recordar fatos, mas sim um processo mais amplo que envolve a influência do inconscientes nas experiências e na elaboração do passado. Um processo dinâmico, onde o passado se reflete no presente, onde a repetição e a elaboração de experiências passadas são importantes para o desenvolvimento do sujeito.
Citação de Mairon em abril 26, 2025, 2:18 pmA memória envolve a capacidade de acessar experiências passadas para utilizá-las no presente. Esse processo exige uma atenção consciente durante a observação e a elaboração do conteúdo aprendido. Quando uma pessoa memoriza algo, ela cria conexões mentais que podem ser recuperadas de forma deliberada, permitindo a aplicação de conhecimentos em situações atuais. Esse processo é essencial para a tomada de decisões e a resolução de problemas.
No meu caso , minha memória é tão boa que, se eu quiser, posso revisitar todos os momentos tristes da minha vida . Inclusive já fiz muito isso e me causou anos de dor e sofrimento. para aprender a esquecer foi necessário muitos anos de terapia e atividades como pintura e relaxamento .
A memória envolve a capacidade de acessar experiências passadas para utilizá-las no presente. Esse processo exige uma atenção consciente durante a observação e a elaboração do conteúdo aprendido. Quando uma pessoa memoriza algo, ela cria conexões mentais que podem ser recuperadas de forma deliberada, permitindo a aplicação de conhecimentos em situações atuais. Esse processo é essencial para a tomada de decisões e a resolução de problemas.
No meu caso , minha memória é tão boa que, se eu quiser, posso revisitar todos os momentos tristes da minha vida . Inclusive já fiz muito isso e me causou anos de dor e sofrimento. para aprender a esquecer foi necessário muitos anos de terapia e atividades como pintura e relaxamento .
Citação de Mairon em abril 26, 2025, 2:31 pmOs três processos básicos da memória são codificação, armazenamento e recuperação. A codificação transforma a informação, o armazenamento a mantém e a recuperação acessa quando necessário.
A memória permite que uma pessoa acesse experiências passadas para aplicar informações no presente. Esse processo envolve a observação atenta e a elaboração consciente do conteúdo aprendido. Quando a informação é bem observada e processada, ela é armazenada de maneira mais eficaz, facilitando sua recuperação. Assim, a memória não apenas guarda dados, mas também ajuda a utilizá-los de forma prática e consciente.
Os três processos básicos da memória são codificação, armazenamento e recuperação. A codificação transforma a informação, o armazenamento a mantém e a recuperação acessa quando necessário.
A memória permite que uma pessoa acesse experiências passadas para aplicar informações no presente. Esse processo envolve a observação atenta e a elaboração consciente do conteúdo aprendido. Quando a informação é bem observada e processada, ela é armazenada de maneira mais eficaz, facilitando sua recuperação. Assim, a memória não apenas guarda dados, mas também ajuda a utilizá-los de forma prática e consciente.