Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 11 of 46Next

Conflitos são resultantes das necessidades! Todas as crianças apresentam suas necessidades em forma de conflitos de interação interpessoal. salienta-se a manifestação do id, ego e superego no contexto geral, crianças e adultos ambos querem suprirem seus desejos. Nota-se que os brinquedos são iguais e possivelmente o ciúme por um objeto mesmo que seja igual ao outro, não surge espontaneamente o discernimento esse é meu e esse é seu. A resolução do conflito consiste em aplicar a interação em grupos de compartilhamento dos brinquedos em processos de aprendizado nas relações humanas e sua importância us aos outros em respeito, amizade, bem estar de compartilhamento.

Nesta fase, as crianças são movidas basicamente pelas suas necessidades instintivas, ou seja, movidas pelo ID. O colégio tem, assim como os pais, um papel importante na formação do Superego do ser humano. Com o passar dos tempos, ao serem ensinadas e instruídas sobre como se comportar em sociedade em determinadas situações, o Ego vai fazer a mediação entre as necessidades do Id e a exigências do Superego.

Tem três tipos de desenvolvimento da mente id, ego e superego.

A problemática apresentada mostra como uma criança menor de 5 anos ainda não desenvolveu a percepção de que o mundo não gira apenas ao redor do seu umbigo. Ela ainda está amadurecendo sua mente e construindo seu psiquismo. Nessa fase é comum a presença forte do narcisismo e a tendência a manifestação do ID. Crianças com menos de 5 anos ainda buscam a satisfação do próprio prazer, não tendo ainda desenvolvido o senso de empatia com o próximo e ainda está em fase de aprendizagem social. Seria interessante serem feitos trabalhos em grupos com mais frequência, estimulando assim essas crianças a compreenderem que existe também o espaço do próximo, e que a divisão de brinquedos não quer dizer transferência de posse. Dinâmicas em grupo com foco em partilhas de objetos coletivos seria um bom começo.

o desafioenorme que os professores enfrentam e nessa fase que as criancas comeca a formacao do id ,do ego, e do superego

Crianças tem necessidade de chamar atenção, os que a levam buscar formas de conquistar atenção de todos , sendo assim o trabalho dos professores tem que dispertar estímulos entre eles de fazendo com que eles tenham um comportamento voluntários entre eles

de compartilhar os brinquedos

A criança nessa fase, está submergida no egocentrismo e com o ID, ditando o comportamento.

Segundo a teoria freudiana, nessa fase do desenvolvimento infantil, a criança é dominada pelo Id (desejo imediato sem medir consequências), não têm ainda noção de certo e errado (ego) ou de limitações nos relacionamentos sociais.

Os professores podem trabalhar  a turma com jogos, brincadeiras e historias voltadas para estimular o convívio social, o compartilhar, com limites e satisfações.

Referente sobre o ID, Superego, ego=O ID é a fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. É totalmente inconsciente, sendo formado pelas pulsões, instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. O ID funciona de acordo com o princípio do prazer, buscando sempre o que gera prazer e evita o desprazer.

EGO:

O ego é o componente da personalidade que é responsável por lidar com a realidade.

De acordo com Freud, o ego se desenvolve a partir do id e garante que os impulsos do id possam ser expressos de uma forma aceitável no mundo real.

Superego:

  • O superego é o aspecto da personalidade que mantém todos os nossos padrões morais internalizados e ideais que adquirimos dos pais e da sociedade – é nosso senso de certo e errado.
  • O superego fornece diretrizes para fazer julgamentos.
  • De acordo com Freud, o superego começa a surgir por volta dos cinco anos.
  • Apos do fato de acontecer na escola , a criança ainda em si , ela não faz por maldade de não dividir, ela precisa  de uma intervenção de conhecimentos como se deve dividir as coisas com outros colegas para que possa brigar num ambiente melhor e bem adequado.

De acordo com a questão as crianças estão na fase do id ao querer de todas as maneiras os brinquedos uma das outras só para satisfazer as suas vontades. No caso é preciso desenvolver o ego que é o aspecto mais racional  que  freia as demandas em busca do prazer, ou seja, fazer com que a criança não brigue pelo brinquedo da outra e o superego o componente moral da mente humana que conduz  a pessoa a fazer as coisas corretamente. As crianças ainda não tem idade para estarem na fase do superego , porém o as professoras podem fazer várias atividades  para as crianças aprenderem a  pedir e compartilhar os  seus  brinquedos umas com as outras.

PreviousPage 11 of 46Next