Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 12 of 39Next

A criança sob a ótica da psicanálise Freudana, descortina sente tristeza, solidão, raiva, desejos destrutivos, vive conflitos e contradições, e escapa ao controle da educação. A criança funciona como uma grande esponja, então, tudo ela vai absorver para descobrir de fato quem ela é. Mesmo ao brincarem com brinquedos idênticos, as alunas e os alunos brigam para pegar os brinquedos uns do outros. Isso, tem tudo a ver com o id , ego e superego, que as crianças estão com uma forte manifestação do seu id, em função do prazer. O ego da criança desde o nascimento estabelece uma relação com o mundo externo. Freud diz que a criança começa a moldar o ego, desenvolvimento infantil, e pouco a pouco vão sendo feitas internalizações e vão se formando as estruturas psíquicas que coexistem com o ego. Com o tempo a criança vai se desenvolver outra estruturalmente com o superego, que é a estrutural social. O conceito de dividir, pedir, entender, que pode ser introduzido aos poucos, construída pelos pais, por meio do ambiente e educação recebidas diariamente.

As crianças brigam porque como crianças ainda estão em desenvolvimento das instâncias psíquicas ID, EGO e SUPEREGO. O ideal é acompanhar o desenvolvimento natural dessas instâncias que com certeza ocorrerá.

Compartilhar não é uma habilidade natural para crianças pequenas e pode ser difícil para elas entenderem o conceito de dar e receber.  Como psicólogo convidado pela diretora da escola, pode-se fornecer essas informações aos professores durante a formação e ajudá-los a desenvolver estratégias para ensinar as crianças a compartilhar.

A atividade se dará em realizar exercícios metódicos e de elevatória consciência ao intuito de compartilhamento de coisas na forma que aprecie o fato do resultado de recompensa por tal feito exercido no final de cada interação entre as crianças.

ID- visa a gratificação imediata para o desejo, por exemplo, uma criança deseja pegar o doce sem autorização e não aprende e lidar com impulsividade.Nesse caso seria a situação em sala de aula.

A explicação apresentada para o fenômeno é, em alguma medida, a formação de uma personalidade narcísica dos alunos. Todavia, acredito eu, que está ainda não esteja formada, mas caminha para tal. Há uma questão atrelada também a atitude continua, a priorização do ID, do Desejo apenas, que precisa ser contornada com exercícios que faca o individuo aprender a lidar com a impulsividade.Importante criar formas de desenvolver o superego.

Ao meu ver essa é uma situação onde a id toma conta , pq a criança ainda não desenvolveu os limites que a fazem desenvolver o ego, nem o superego, isso se desenvolve conforme vivência em sociedade, e como são crianças muito pequenas o superego não atua como mediador da situação, elas deixam se levar pela id e pelo narcisismo ao querer tudo mesmo não precisando e já tendo.

Nessa fase as crianças ainda não estão preparadas para compartilhar da maneira como nós, adultos, esperamos. Por isso, é interessante respeitarmos o momento de cada uma delas.   Grande parte do aprendizado das crianças advém da repetição, podemos ensiná-las a compartilhar exercitando essa arte entre nós, adultos, na frente delas! Podemos aos poucos através de  brincadeiras, das refeições e de momentos de descontração praticar o compartilhamento. Ensinar com fantoches, criando diálogos entre eles: " Tudo bem, eu terminei. Agora é a sua vez" e entrega o brinquedo!

A explicação si dá pelo fato do aguçamento anterior,em seu trato íntimo familiar que irá colaborar para a hiper-posição do fator de uma grande benevolência a recompensa por parte da criança em seu comportamento social com os demais ,pois está então a maior dificuldade para o desenvolvimento cognitivo e com isso um desequilíbrio comportamental desejado.Para tanto,devemos provocar algo que sucintez coletivamente a dependência de um determinado fator,assim em conjunto ou de forma cooperativa iniciar o pleito coletivo que trará o êxito no ensino.

 

Psicanálise: Crianças com 05 anos de idade com desejos de posse pelo brinquedos: Sinônimo do Id.

Behaviorismo: Estímulo e instruções do Psicólogo estimulando o comportamento à obedecer cada um com o seu tempo usar o brinquedo para brincar. Sinônimo do Ego de Freud

 

Cognitivismo: Armazenamento do ensino ou aprendizado. Na Psicanálise de freud chegamos ao Super Ego.

Excelente matéria!

Para Freud, se as necessidades não são satisfeitas imediatamente se gera um estado de ansiedade ou tensão: por exemplo, a fome ou a sede devem produzir uma tentativa imediata de comer ou beber. O id é muito importante nos primeiros anos de vida porque assegura que as necessidades básicas de uma criança sejam atendidas. Se uma criança está com fome ou desconfortável, ela vai chorar até que se satisfaçam as necessidades do id. Contudo, e com o passar do tempo, é impossível satisfazer todas as necessidades do id. Guiados somente pelo princípio da satisfação de nossos prazeres, molestaríamos a outros para tão somente satisfazer nossos desejos e necessidades. O id tenta resolver essa questão por meio da formação de imagens mentais do objeto desejado como uma forma de satisfazer a necessidade. Os limites impostos pela realidade contribuem para o desenvolvimento de uma estrutura psíquica intermediária, o ego, que se desenvolve a partir do id, canalizando e organizando as energias provenientes do mesmo. O ego opera com base na realidade e é uma instância que busca satisfazer os desejos do id, mas considerando os limites impostos pela realidade. Considerar a realidade significa avaliar os prós e os contras de uma ação antes de controlar os impulsos ou ceder a eles. A partir do ego, os impulsos do id podem ser satisfeitos por meio de uma gratificação atrasada, ou seja, o ego permitirá a gratificação somente nas circunstâncias adequadas. O superego se forma a partir da adaptação do ego às regras e convenções sociais. É responsável pela formação de um senso crítico, da concepção sobre o que é certo ou o que é errado. O superego fundamenta os julgamentos e juízos de valor realizados. Segundo Freud, o superego começa a surgir por volta dos cinco anos de idade e atua para controlar os impulsos inaceitáveis do id e também para induzir o ego a atuar fundamentado em ideias, em vez de em possibilidades reais.

Neste exemplo apresentado, a criança está no limite do surgimento do superego, necessário para controlar os impulsos do id (brigar pelo brinquedo alheio), por isso a dificuldade entender (pela intervenção do ego) que a necessidade já foi suprida (todas tinham brinquedos iguais).

Aos cinco anos o egocentrismo e a dificuldade de controlar seus impulsos, a criança não tem a compreensão necessária sobre seus desejos e de demostrar empatía com os demais.

Eu diria que a explicação seria o complexo de Édipo, pois ocorre durante a fase fálica do desenvolvimento psicossexual, que ocorre entre os 3 e 6 anos de idade.

PreviousPage 12 of 39Next