Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 13 of 48Next

Segundo Freud o ser humano é composto por id, ego e superego.

como resolver esse desafio?

sabendo que essa é a fase do ego, trabalhar nas crianças de forma exemplar seria a melhor opção.

crianças aprendem com exemplo e repetição, logo criar um momento de compartilhamentos em que, todas dividem seus brinquedos e brincam juntas, trazendo uma noção de valores.

PIERRE ENDRIGO DE OLIVEIRA has reacted to this post.
PIERRE ENDRIGO DE OLIVEIRA
Citação de Carlos Jose em fevereiro 18, 2022, 1:39 pm

Diante do tripé da psique , id , ego e superego, eu diria que as crianças estão com uma forte manifestação do seu id. Elas querem a todo custo suprir o seu dejeso de estar com os brinquedos sem se importar com o sentimento das outras crianças.

O superego é o regulador dessa situação, porém ainda vemos a ausencia dele, pois começa a se formar a partir dos cinco anos de idade , o que não é o caso dessa turma. Portanto, é nescessário criar ações em sala de aula que reforcem a estrutura do superego, de forma que essas crainças entendam seus limites e também a necessidade das outras.

Excelente exposição!

Como as crianças ainda não fizeram 5 anos, segundo Freud, o superego ainda não foi desenvolvido nelas. Já que o ego está presente pois após aqui começa a ter um contato mais íntimo com a realidade é necessário a intervenção das professoras para mostrar os limites, retardando ou proporcionando uma recompensa imediata.

Entendendo que é comum tais atitudes nessa fase e que está dentro da formação do indivíduo.

Quando as crianças brigam pelos brinquedos, é porque ainda não possuem uma maturidade emocional completa. Isso ocorre porque a estruturação do ego e do superego ainda não está totalmente desenvolvida, fazendo com que o id, parte instintiva e primitiva da mente, predomine. No entanto, essa é uma fase normal do desenvolvimento infantil e a socialização e educação serão essenciais para que as crianças fortaleçam seu ego e superego.

Para incentivar a cooperação e reduzir as brigas por brinquedos em sala de aula, é fundamental que os adultos, no caso aqui os professores, sejam modelos de comportamento adequado, promovendo a partilha e a cooperação, reforçando atitudes positivas e corrigindo comportamentos inadequados. Também é crucial que sejam estabelecidas regras claras e limites bem definidos, para que as crianças saibam o que é permitido e o que não é. Com o tempo, a socialização e o amadurecimento da personalidade ajudarão as crianças a desenvolver uma estrutura psíquica mais equilibrada e um comportamento mais apropriado.

Resumindo: Crianças que brigam por brinquedos estão agindo de acordo com impulsos do id, mas isso é uma fase normal do desenvolvimento. Para incentivar a cooperação, é importante que adultos sejam modelos de comportamento adequado, estabeleçam regras claras e reforcem atitudes positivas. Com o tempo, as crianças desenvolverão uma estrutura psíquica mais equilibrada.

Edileuza and PIERRE ENDRIGO DE OLIVEIRA have reacted to this post.
EdileuzaPIERRE ENDRIGO DE OLIVEIRA

A situação das crianças na sala de aula considerando o fato de ser menores de cinco anos de idade não é incomum serem egocêntricas satisfazendo suas vontades buscando o próprio prazer, de acordo com Freud o desenvolvimento humano é psicosexual sempre o id busca satisfazer seus desejos.

Porém nesta fase as crianças já devem ser ensinadas a controlar seus próprios desejos e vontades e respeitar o desejo e vontade do outro.

A psicologa por sua vez deve orientar a professora sobre essa situação e ensina- la a realizar atividades com as crianças que possa ensina-las  a respeitar ao outro, assim o ego vai sendo organizado e o superego vai sendo formado na fase dos cinco anos.

Citação de Hudson em abril 11, 2023, 7:27 pm

Quando as crianças brigam pelos brinquedos, é porque ainda não possuem uma maturidade emocional completa. Isso ocorre porque a estruturação do ego e do superego ainda não está totalmente desenvolvida, fazendo com que o id, parte instintiva e primitiva da mente, predomine. No entanto, essa é uma fase normal do desenvolvimento infantil e a socialização e educação serão essenciais para que as crianças fortaleçam seu ego e superego.

Para incentivar a cooperação e reduzir as brigas por brinquedos em sala de aula, é fundamental que os adultos, no caso aqui os professores, sejam modelos de comportamento adequado, promovendo a partilha e a cooperação, reforçando atitudes positivas e corrigindo comportamentos inadequados. Também é crucial que sejam estabelecidas regras claras e limites bem definidos, para que as crianças saibam o que é permitido e o que não é. Com o tempo, a socialização e o amadurecimento da personalidade ajudarão as crianças a desenvolver uma estrutura psíquica mais equilibrada e um comportamento mais apropriado.

Resumindo: Crianças que brigam por brinquedos estão agindo de acordo com impulsos do id, mas isso é uma fase normal do desenvolvimento. Para incentivar a cooperação, é importante que adultos sejam modelos de comportamento adequado, estabeleçam regras claras e reforcem atitudes positivas. Com o tempo, as crianças desenvolverão uma estrutura psíquica mais equilibrada.

Excelente Resposta.

Kennedy Gavazza has reacted to this post.
Kennedy Gavazza

A criança possui o ID desde o seu nascimento,  é esse princípio do prazer que faz com que os desejos sejam realizados. O Egocentrismo é parte da personalidade até que o EGO e o SUPEREGO se formem. Piaget explica que desde a infância até a fase adulta a criança passa por estágios e a faixa etária está relacionada a determinados comportamentos.

Nessa escola, eu ajudaria os professores a entenderem que o estágio em que essas crianças (de 2 a aos 7 anos) estão passando é exatamente o egocentrismo. Segundo Freud o EGO (realidade) vai se desenvolvendo com o passar do tempo em que o objeto desejado é desviado para um outro estágio.  Segundo Piaget,  dos 07anos aos 12 anos,  a criança vai deixando o egocentrismo e entra no estágio das operações concretas.

Os professores devem servir de exemplo e ajudar os alunos a compartilhar os brinquedos para que possam aprender a se socializar com o tempo. Afinal eles

estão imersos no ID e vao desenvolver o EGO e SUPEREGO

Nessa fase o ID dirige as atitutes e o superego ainda está em formação.

Olá a todos.

Ao exemplo de um dia de Black-friday, onde as pessoas se debatem e até se machucam para alcançar o objetivo de comprar, nesse caso em específico, as crianças também "lutam" pelos brinquedos ainda que os mesmos para todos, pois o Id se sobrepõe ao Ego e o Superego. Eu dividiria a classe em pequenos grupos e daria atividades diferentes, mesmo que, usando brinquedos como tarefa de SUBLIMAÇÃO.

Abraço a todos.

Nessa fase em específico as crianças tem uma tendências ao Egocentrismo.

Cabe a professora estimular nas crianças novas percepções e estimular ao convívio social.

Quanto mais e compreendidas as crianças forem mais facilmente viveram essa fase e se adaptaram ao meio.

PreviousPage 13 of 48Next