Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 28 of 50Next

De acordo Sigmund Freud,a psique humana é composta por três estruturas:Id,ego e Superego.Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.

Na Escola também pode ser levado um psicólogo.

Deverá também acontecer na sala de aula a precisão de um psicólogo para dar formação ao problema na escola.

A perspectiva psicanalítica freudiana oferece uma explicação intrigante para o comportamento das crianças na sala de aula. Segundo Freud, a psique humana é composta por três estruturas: o id, o ego e o superego. O id é a parte mais primitiva da mente, operando no princípio do prazer, buscando a satisfação imediata dos desejos e necessidades. Nesse caso, as crianças querem os brinquedos que veem, independentemente de já terem um idêntico.

O ego, que opera no princípio da realidade, tenta equilibrar os desejos do id com as demandas do mundo real. No entanto, em crianças menores de cinco anos, o ego ainda está em desenvolvimento e pode não ser forte o suficiente para controlar completamente o id. Isso pode resultar em comportamentos como pegar brinquedos de outras crianças.

O superego, que representa a moralidade e as normas sociais, ainda não está totalmente formado nessa idade. Portanto, as crianças podem não entender completamente que pegar brinquedos de outras crianças é inaceitável socialmente.

Na sala de aula, é importante que os educadores reconheçam essa dinâmica e implementem estratégias para ajudar as crianças a desenvolverem seu ego e superego. Isso pode incluir a promoção de atividades de compartilhamento, a implementação de regras claras sobre a posse de brinquedos e a orientação das crianças através de conflitos sobre brinquedos. Com o tempo e a orientação adequada, as crianças aprenderão a controlar melhor seus impulsos, a respeitar os direitos dos outros e a compartilhar de maneira mais eficaz.

Na estrutura freudiana da formação humana essas crianças estão em desenvolvimento e experimentando expor seu desejo de obter o brinquedo sem nenhum conhecimento de que deveria fazer assim ou não, através da insistência da brincadeira e da orientação do(a) professor(a) sobre os limites que a convivência com o outro impõe, eles vão ter a oportunidade de aprender, desenvolvendo o ego e o superego.

Baseado na teoria de Freud, poderia ser trabalhado com as crianças a conscientização de seus pensamentos e as motivações inconscientes. Tentando assim liberar emoções e experiências reprimidas, tornando aquela ação inconsciente em pensamento e ações conscientes.

 

A explicação apresentada para o fenômeno é o narcisismo secundário.

O egocentrismo infantil e sua onipotência narcísica  não são meras dificuldades cognitivas a serem superadas  como em Piaget para Freud, mas desejo, afeto, que produzem realidades.

No narcisismo secundário há dois momentos: primeiro o investimento nos objetos; e depois esse investimento reforma para o seu (ego). Quando o bebê já é capaz de diferenciar seu próprio corpo do mundo externo, ele identifica suas necessidades e quem ou o que as satisfaz.

A primeira que podemos sugerir é a contação de histórias, pois, através dela, temos condições de estimular os pequenos por meio de fantoches. Essa brincadeira é responsável por incutir nos baixinhos o papel desempenhado pelos personagens, instigando a imaginação de todos eles.

Lembrando que Freud assim entende, ID se aprefeiçoa na gratificação para o desejo; já o EGO satisfaz o ID mais retarda sua gratificação, porque ele reconhece as necessidades das outras pessoas; o Superego tem o aspecto moral da personalidade, é responsável por domar o ID, reprimindo os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais. Face a este quadro, na questão da escola se faz necessário instituir um processo de gratificação para arrazoar o uso dos brinquedos, e esta deve ser a postura da diretoria e a sugestão do psicológo.

Como o ego e superego ainda estão em formação as crianças respondem ao desejo imediato que vem do id, a instancia mais primitiva da psique humana, fazendo o necessário para satisfazer seus desejos. E necessário que o ego e superego sejam reforçados com auxilio dos adultos, ensinando as regras de boa convivência e educação.

PreviousPage 28 of 50Next