Desafio
Citação de Cely Regiane em março 1, 2024, 10:03 amDe acordo Sigmund Freud,a psique humana é composta por três estruturas:Id,ego e Superego.Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.
De acordo Sigmund Freud,a psique humana é composta por três estruturas:Id,ego e Superego.Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.
Citação de Cely Regiane em março 1, 2024, 10:06 amNa Escola também pode ser levado um psicólogo.
Na Escola também pode ser levado um psicólogo.
Citação de Cely Regiane em março 2, 2024, 8:48 pmDeverá também acontecer na sala de aula a precisão de um psicólogo para dar formação ao problema na escola.
Deverá também acontecer na sala de aula a precisão de um psicólogo para dar formação ao problema na escola.
Citação de Souza em março 6, 2024, 6:59 pmA perspectiva psicanalítica freudiana oferece uma explicação intrigante para o comportamento das crianças na sala de aula. Segundo Freud, a psique humana é composta por três estruturas: o id, o ego e o superego. O id é a parte mais primitiva da mente, operando no princípio do prazer, buscando a satisfação imediata dos desejos e necessidades. Nesse caso, as crianças querem os brinquedos que veem, independentemente de já terem um idêntico.
O ego, que opera no princípio da realidade, tenta equilibrar os desejos do id com as demandas do mundo real. No entanto, em crianças menores de cinco anos, o ego ainda está em desenvolvimento e pode não ser forte o suficiente para controlar completamente o id. Isso pode resultar em comportamentos como pegar brinquedos de outras crianças.
O superego, que representa a moralidade e as normas sociais, ainda não está totalmente formado nessa idade. Portanto, as crianças podem não entender completamente que pegar brinquedos de outras crianças é inaceitável socialmente.
Na sala de aula, é importante que os educadores reconheçam essa dinâmica e implementem estratégias para ajudar as crianças a desenvolverem seu ego e superego. Isso pode incluir a promoção de atividades de compartilhamento, a implementação de regras claras sobre a posse de brinquedos e a orientação das crianças através de conflitos sobre brinquedos. Com o tempo e a orientação adequada, as crianças aprenderão a controlar melhor seus impulsos, a respeitar os direitos dos outros e a compartilhar de maneira mais eficaz.
A perspectiva psicanalítica freudiana oferece uma explicação intrigante para o comportamento das crianças na sala de aula. Segundo Freud, a psique humana é composta por três estruturas: o id, o ego e o superego. O id é a parte mais primitiva da mente, operando no princípio do prazer, buscando a satisfação imediata dos desejos e necessidades. Nesse caso, as crianças querem os brinquedos que veem, independentemente de já terem um idêntico.
O ego, que opera no princípio da realidade, tenta equilibrar os desejos do id com as demandas do mundo real. No entanto, em crianças menores de cinco anos, o ego ainda está em desenvolvimento e pode não ser forte o suficiente para controlar completamente o id. Isso pode resultar em comportamentos como pegar brinquedos de outras crianças.
O superego, que representa a moralidade e as normas sociais, ainda não está totalmente formado nessa idade. Portanto, as crianças podem não entender completamente que pegar brinquedos de outras crianças é inaceitável socialmente.
Na sala de aula, é importante que os educadores reconheçam essa dinâmica e implementem estratégias para ajudar as crianças a desenvolverem seu ego e superego. Isso pode incluir a promoção de atividades de compartilhamento, a implementação de regras claras sobre a posse de brinquedos e a orientação das crianças através de conflitos sobre brinquedos. Com o tempo e a orientação adequada, as crianças aprenderão a controlar melhor seus impulsos, a respeitar os direitos dos outros e a compartilhar de maneira mais eficaz.
Citação de Maria Isabel Mariano de Souza Sa em março 9, 2024, 8:29 pmNa estrutura freudiana da formação humana essas crianças estão em desenvolvimento e experimentando expor seu desejo de obter o brinquedo sem nenhum conhecimento de que deveria fazer assim ou não, através da insistência da brincadeira e da orientação do(a) professor(a) sobre os limites que a convivência com o outro impõe, eles vão ter a oportunidade de aprender, desenvolvendo o ego e o superego.
Na estrutura freudiana da formação humana essas crianças estão em desenvolvimento e experimentando expor seu desejo de obter o brinquedo sem nenhum conhecimento de que deveria fazer assim ou não, através da insistência da brincadeira e da orientação do(a) professor(a) sobre os limites que a convivência com o outro impõe, eles vão ter a oportunidade de aprender, desenvolvendo o ego e o superego.
Citação de Andre Sales em março 10, 2024, 11:11 pmBaseado na teoria de Freud, poderia ser trabalhado com as crianças a conscientização de seus pensamentos e as motivações inconscientes. Tentando assim liberar emoções e experiências reprimidas, tornando aquela ação inconsciente em pensamento e ações conscientes.
Baseado na teoria de Freud, poderia ser trabalhado com as crianças a conscientização de seus pensamentos e as motivações inconscientes. Tentando assim liberar emoções e experiências reprimidas, tornando aquela ação inconsciente em pensamento e ações conscientes.
Citação de Cleia Ribeiro em março 12, 2024, 12:40 am
A explicação apresentada para o fenômeno é o narcisismo secundário.
O egocentrismo infantil e sua onipotência narcísica não são meras dificuldades cognitivas a serem superadas como em Piaget para Freud, mas desejo, afeto, que produzem realidades.
No narcisismo secundário há dois momentos: primeiro o investimento nos objetos; e depois esse investimento reforma para o seu (ego). Quando o bebê já é capaz de diferenciar seu próprio corpo do mundo externo, ele identifica suas necessidades e quem ou o que as satisfaz.
A explicação apresentada para o fenômeno é o narcisismo secundário.
O egocentrismo infantil e sua onipotência narcísica não são meras dificuldades cognitivas a serem superadas como em Piaget para Freud, mas desejo, afeto, que produzem realidades.
No narcisismo secundário há dois momentos: primeiro o investimento nos objetos; e depois esse investimento reforma para o seu (ego). Quando o bebê já é capaz de diferenciar seu próprio corpo do mundo externo, ele identifica suas necessidades e quem ou o que as satisfaz.
Citação de Edicléya em março 15, 2024, 2:01 amA primeira que podemos sugerir é a contação de histórias, pois, através dela, temos condições de estimular os pequenos por meio de fantoches. Essa brincadeira é responsável por incutir nos baixinhos o papel desempenhado pelos personagens, instigando a imaginação de todos eles.
A primeira que podemos sugerir é a contação de histórias, pois, através dela, temos condições de estimular os pequenos por meio de fantoches. Essa brincadeira é responsável por incutir nos baixinhos o papel desempenhado pelos personagens, instigando a imaginação de todos eles.
Citação de Marcos Antonio Duarte Silva em março 18, 2024, 4:35 pmLembrando que Freud assim entende, ID se aprefeiçoa na gratificação para o desejo; já o EGO satisfaz o ID mais retarda sua gratificação, porque ele reconhece as necessidades das outras pessoas; o Superego tem o aspecto moral da personalidade, é responsável por domar o ID, reprimindo os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais. Face a este quadro, na questão da escola se faz necessário instituir um processo de gratificação para arrazoar o uso dos brinquedos, e esta deve ser a postura da diretoria e a sugestão do psicológo.
Lembrando que Freud assim entende, ID se aprefeiçoa na gratificação para o desejo; já o EGO satisfaz o ID mais retarda sua gratificação, porque ele reconhece as necessidades das outras pessoas; o Superego tem o aspecto moral da personalidade, é responsável por domar o ID, reprimindo os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais. Face a este quadro, na questão da escola se faz necessário instituir um processo de gratificação para arrazoar o uso dos brinquedos, e esta deve ser a postura da diretoria e a sugestão do psicológo.
Citação de Robson Machado Silveira em março 18, 2024, 5:55 pmComo o ego e superego ainda estão em formação as crianças respondem ao desejo imediato que vem do id, a instancia mais primitiva da psique humana, fazendo o necessário para satisfazer seus desejos. E necessário que o ego e superego sejam reforçados com auxilio dos adultos, ensinando as regras de boa convivência e educação.
Como o ego e superego ainda estão em formação as crianças respondem ao desejo imediato que vem do id, a instancia mais primitiva da psique humana, fazendo o necessário para satisfazer seus desejos. E necessário que o ego e superego sejam reforçados com auxilio dos adultos, ensinando as regras de boa convivência e educação.