Desafio
Citação de Julia Yembo em setembro 16, 2024, 5:01 pmDe acordo com a teoria psicanalítica freudiana, a psique humana é composta por três instâncias: id, ego e superego. O id é a parte mais primitiva, responsável por impulsos instintivos e desejos imediatos, sem considerar normas ou consequências. O ego é a instância que tenta mediar esses impulsos com a realidade, buscando uma forma aceitável de satisfazê-los. Já o superego representa a internalização das normas sociais e morais, funcionando como uma espécie de consciência que julga e orienta o comportamento de acordo com esses padrões.
No caso das crianças menores de cinco anos, a dificuldade em compartilhar brinquedos pode ser explicada pela predominância do id nessa fase do desenvolvimento. Nessa idade, o ego ainda está em processo de formação, o que torna difícil para a criança controlar seus impulsos imediatos de posse e desejo. O superego também não está plenamente desenvolvido, o que explica por que as crianças ainda não internalizaram completamente as normas sociais de cooperação e partilha.
Em sala de aula, o papel do psicólogo seria trabalhar com as professoras para incentivar o desenvolvimento do ego das crianças, ajudando-as a compreender que podem satisfazer seus desejos de maneira mais equilibrada. Atividades que promovam a empatia, a cooperação e o respeito às normas podem ajudar a construir o superego, ensinando as crianças a compartilhar e a lidar com seus impulsos de maneira socialmente adequada.
De acordo com a teoria psicanalítica freudiana, a psique humana é composta por três instâncias: id, ego e superego. O id é a parte mais primitiva, responsável por impulsos instintivos e desejos imediatos, sem considerar normas ou consequências. O ego é a instância que tenta mediar esses impulsos com a realidade, buscando uma forma aceitável de satisfazê-los. Já o superego representa a internalização das normas sociais e morais, funcionando como uma espécie de consciência que julga e orienta o comportamento de acordo com esses padrões.
No caso das crianças menores de cinco anos, a dificuldade em compartilhar brinquedos pode ser explicada pela predominância do id nessa fase do desenvolvimento. Nessa idade, o ego ainda está em processo de formação, o que torna difícil para a criança controlar seus impulsos imediatos de posse e desejo. O superego também não está plenamente desenvolvido, o que explica por que as crianças ainda não internalizaram completamente as normas sociais de cooperação e partilha.
Em sala de aula, o papel do psicólogo seria trabalhar com as professoras para incentivar o desenvolvimento do ego das crianças, ajudando-as a compreender que podem satisfazer seus desejos de maneira mais equilibrada. Atividades que promovam a empatia, a cooperação e o respeito às normas podem ajudar a construir o superego, ensinando as crianças a compartilhar e a lidar com seus impulsos de maneira socialmente adequada.
Citação de NICOLAS VLADIMIR em setembro 18, 2024, 10:26 pmLevando em consideração as perspectivas de Freud e a questão do ensino-aprendizagem (sala de aula), pode-se pensar que no ambiente escolar, deve-se ter mais empatia e eficácia, reconhecendo as complexidades emocionais e psicológicas que afetam o aprendizado e a interação em sala de aula.
Levando em consideração as perspectivas de Freud e a questão do ensino-aprendizagem (sala de aula), pode-se pensar que no ambiente escolar, deve-se ter mais empatia e eficácia, reconhecendo as complexidades emocionais e psicológicas que afetam o aprendizado e a interação em sala de aula.
Citação de Liliane Lima em setembro 28, 2024, 3:02 pmNessa idade as crianças estão sendo dominadas pelo id e buscam satisfazer os seus desejos a todo custo e não desenvolveram ainda a consciência de que precisam dividir os brinquedos, o superego ainda não foi desenvolvido, é necessário a professora conversar com as crianças e explicar sobre a necessidade de dividir os brinquedos para o outro amiguinho não ficar triste e que todos devem brincar compartilhando os brinquedos.
Nessa idade as crianças estão sendo dominadas pelo id e buscam satisfazer os seus desejos a todo custo e não desenvolveram ainda a consciência de que precisam dividir os brinquedos, o superego ainda não foi desenvolvido, é necessário a professora conversar com as crianças e explicar sobre a necessidade de dividir os brinquedos para o outro amiguinho não ficar triste e que todos devem brincar compartilhando os brinquedos.
Citação de Alcivan Gameleira em setembro 28, 2024, 5:05 pmO que acontece aí e que as crianças menores de 5 anos estão agindo com seu ID , já q nessa faixa etária elas só possuem essa instância. E o ID age em busca de prazer sem levar em conta os outros, pois quero se satisfazer a todo custo. E o q deve ser feito , é procurar conversar com crianças procurando desde já ajuda-las a desenvolverem seu EGO, q justamente age com o princípio da realidade.
O que acontece aí e que as crianças menores de 5 anos estão agindo com seu ID , já q nessa faixa etária elas só possuem essa instância. E o ID age em busca de prazer sem levar em conta os outros, pois quero se satisfazer a todo custo. E o q deve ser feito , é procurar conversar com crianças procurando desde já ajuda-las a desenvolverem seu EGO, q justamente age com o princípio da realidade.
Citação de Samuel Escudero Prince Maciel em setembro 30, 2024, 1:16 pmAos 5 anos os desejos do Id estão intensos e o Ego possui difiuldades em entender os prós e contras das escolhas das crianças e o Superego (que está começando em se formar) em compreender as normas sociais. É necessário fazer um trabalho de conscientização da importância da colaboração e não da competitividade das relações humanas para a vida delas
Aos 5 anos os desejos do Id estão intensos e o Ego possui difiuldades em entender os prós e contras das escolhas das crianças e o Superego (que está começando em se formar) em compreender as normas sociais. É necessário fazer um trabalho de conscientização da importância da colaboração e não da competitividade das relações humanas para a vida delas
Citação de Enrick Digman em outubro 2, 2024, 2:00 amAlguns conceitos freudianos que podem contribuir para entender por que crianças nessa faixa etária podem ter dificuldade em compartilhar:
Freud propôs a existencia de três componentes da psique: o id, o ego e o superego. O id é a parte primitiva e instintiva que busca gratificação imediata; as crianças pequenas agem muitas vezes baseadas nos impulsos do id, o que pode levá-las a querer manter brinquedos para si, sem considerar os sentimentos dos outros.
As crianças pequenas tendem a ser egocêntricas, o que significa que ainda não têm a capacidade de ver o mundo a partir da perspectiva dos outros de maneira desenvolvida. Isso pode dificultar o ato de compartilhar, já que elas não conseguem entender completamente que outras crianças também desejam brincar.
Nesta fase, as crianças começam a desenvolver um sentido de posse e identificação com seus brinquedos. Isso pode resultar em uma resistência natural em compartilhar, pois os brinquedos fazem parte da construção de sua identidade e pertencimento.
Em resumo, a dificuldade das crianças menores de 5 anos em compartilhar brinquedos pode ser vista como uma parte normal do seu desenvolvimento cognitivo e emocional, alinhada com as teorias freudianas sobre as diferentes fases do desenvolvimento.
Alguns conceitos freudianos que podem contribuir para entender por que crianças nessa faixa etária podem ter dificuldade em compartilhar:
Freud propôs a existencia de três componentes da psique: o id, o ego e o superego. O id é a parte primitiva e instintiva que busca gratificação imediata; as crianças pequenas agem muitas vezes baseadas nos impulsos do id, o que pode levá-las a querer manter brinquedos para si, sem considerar os sentimentos dos outros.
As crianças pequenas tendem a ser egocêntricas, o que significa que ainda não têm a capacidade de ver o mundo a partir da perspectiva dos outros de maneira desenvolvida. Isso pode dificultar o ato de compartilhar, já que elas não conseguem entender completamente que outras crianças também desejam brincar.
Nesta fase, as crianças começam a desenvolver um sentido de posse e identificação com seus brinquedos. Isso pode resultar em uma resistência natural em compartilhar, pois os brinquedos fazem parte da construção de sua identidade e pertencimento.
Em resumo, a dificuldade das crianças menores de 5 anos em compartilhar brinquedos pode ser vista como uma parte normal do seu desenvolvimento cognitivo e emocional, alinhada com as teorias freudianas sobre as diferentes fases do desenvolvimento.
Citação de Suzi Helena Strumendo em outubro 6, 2024, 8:14 pmNo estágio que as crianças das escolas se encontram idade até 5 anos a parte de sua personalidade age mais forte é o id de realizar o seu único desejo brincar com o brinquedo, nesta fase esta construindo a parte do ego o qual, põe limitações em suas ações como não pegar o brinquedo do colega idêntico ao seu ( através de suas experiencias diárias se molda ). Neste , processo de formação da personalidade os professores devem estar conscientes que a sua atuação deve atuar no campo do superego com regras sociais de divisão dos brinquedos a serem divididos na classe conforme orientação dos professores o que fará com que a criança construa seu ego em relação ao colega em sala de aula.
No estágio que as crianças das escolas se encontram idade até 5 anos a parte de sua personalidade age mais forte é o id de realizar o seu único desejo brincar com o brinquedo, nesta fase esta construindo a parte do ego o qual, põe limitações em suas ações como não pegar o brinquedo do colega idêntico ao seu ( através de suas experiencias diárias se molda ). Neste , processo de formação da personalidade os professores devem estar conscientes que a sua atuação deve atuar no campo do superego com regras sociais de divisão dos brinquedos a serem divididos na classe conforme orientação dos professores o que fará com que a criança construa seu ego em relação ao colega em sala de aula.
Citação de Andreia Selma Strumendo em outubro 6, 2024, 8:30 pmAs crianças entre 2 e 5 anos agem pelo id que representa o seu querer , o brinquedo seu e do amiguinho sem respeitar muito regras , o seu ego esta em formação media os seus desejos e realidade considerando as regras expostas pela professora que ao adotar o superego enfatizando as normais sociais aprendidas , tem função de uma consciência moral, na qual a criança respeite o espaço e o brinquedo do amigo.( sentindo culpa ao brigar pelo brinquedo do amigo , pois ultrapassou o limite de regra social.)
As crianças entre 2 e 5 anos agem pelo id que representa o seu querer , o brinquedo seu e do amiguinho sem respeitar muito regras , o seu ego esta em formação media os seus desejos e realidade considerando as regras expostas pela professora que ao adotar o superego enfatizando as normais sociais aprendidas , tem função de uma consciência moral, na qual a criança respeite o espaço e o brinquedo do amigo.( sentindo culpa ao brigar pelo brinquedo do amigo , pois ultrapassou o limite de regra social.)
Citação de Maria Oliveira em outubro 10, 2024, 5:18 pm
Como os educadores podem acelerar o desenvolvimento emocional e promover comportamentos cooperativos?
Educadores têm um papel crucial no desenvolvimento emocional das crianças, oferecendo atividades colaborativas e mediação de conflitos. Ao permitir que as crianças expressem suas necessidades, mas também incentivando a resolução de problemas de forma colaborativa, eles ensinam empatia e convivência social. A mediação dos educadores em situações de conflito deve focar no diálogo, ajudando as crianças a identificar suas emoções e encontrar soluções, promovendo um ambiente saudável de crescimento emocional e cooperação.
Como os educadores podem acelerar o desenvolvimento emocional e promover comportamentos cooperativos?
Educadores têm um papel crucial no desenvolvimento emocional das crianças, oferecendo atividades colaborativas e mediação de conflitos. Ao permitir que as crianças expressem suas necessidades, mas também incentivando a resolução de problemas de forma colaborativa, eles ensinam empatia e convivência social. A mediação dos educadores em situações de conflito deve focar no diálogo, ajudando as crianças a identificar suas emoções e encontrar soluções, promovendo um ambiente saudável de crescimento emocional e cooperação.
Citação de miza em outubro 15, 2024, 1:20 amAs crianças estão sendo dominadas pelo seu Id, buscando a satisfação de seus desejos a qualquer custo. Isso implica em não abrir mão de brinquedo algum.
Como o Superego ainda está sendo formado, as crianças não veem motivos para se comportar de acordo com regras sociais, as quais vêm de fora de seu aparelho psíquico.
As crianças estão sendo dominadas pelo seu Id, buscando a satisfação de seus desejos a qualquer custo. Isso implica em não abrir mão de brinquedo algum.
Como o Superego ainda está sendo formado, as crianças não veem motivos para se comportar de acordo com regras sociais, as quais vêm de fora de seu aparelho psíquico.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱