Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 17 of 29Next

É possível identificar o fenômeno da sensação no momento em que Juliana se olha no espelho, partindo da premissa de que as sensações estão ligadas aos sentidos, então quando o texto diz que ela olhou, nós entendemos que foi a situação identificadora da sensação. Já quando o texto diz que Juliana ficou triste, podemos entender que ali foi a situação em que o processo de sensação e percepção concluiu, visto que a percepção é, em essência, a atribuição de significado à sensação de um estímulo. Então nesse contexto, a cultura atua sendo o meio que impõe o padrão feminino ideal das mulheres daquela sociedade.

A MULHER TEM UM PADRÃO DE BELEZA FORMADA EM SUA CABEÇA, A PONTO DE FAZER DIVERSAS CIRURGIAS POR NÃO ESTAR BEM COM SEU PRÓPRIO CORPO OU APARÊNCIA.  A PERCEPÇÃO PODE SER UMA TRAVE, QUE PODE NOS IMPEDIR DE EVOLUIR.

Para Juliana ao  para a irmã teve o estimulo ativado gerando assim a sensação de estar velha, a percepção só vem ao se olhar para  espelho e perceber as rugas e a textura da pele pelo tato.

A sensação é marcada pela faixa etária e comparação, e também ao se examinar no espelho.

A percepção é um aspecto psicológico quando se limita aos contextos culturais de velhice, e um aspecto real quando se identifica os efeitos do envelhecimento no corpo.

a-) Ao olhar-se no espelho, ela tem a percepção que esta envelhecendo , a sensação vivida tem um estimulo sensorial.        b-) No segundo momento, ela percebe que a velhice, que causa um declínio corporal ao final da fase adulta , é julgada pejorativamente pelo cultura em que vive.

Juliana Percebeu a situação em um primeiro momento ao se confrontar diante do espelho. Em um momento posterior, se compara à sua irmã mais velha e percebe que as mudanças de seu corpo já são evidentes, começando assim a se auto avaliar segundo os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade.

O padrão ideal tem suas percepções através da cultura que a mulher está inserida. Ali há um divisor de águas sobre o que é beleza ou não.

Por ser uma fase associada a tantas mudanças, os idosos ficam mais vulneváveis e surgem emoções negativas por causa da idade.

A) A sensação ocorre quando Juliana lembra de sua irmã mais velha, Carla, que tem 62 anos. Ela detectou isso pelos estímulos físicos visuais em sua irmã.

B) A percepção ocorre quando ela interpreta esses sinais que vê em sua irmã mais velha e os observa em si mesma quando se olha no espelho e enxerga suas marcas de expressão, então processa essas informações como envelhecimento. A cultura está mediando sua percepção por sempre vender essa imagem de que somente as pessoas jovens são bonitas, aceitas e valorizadas pela sociedade.

a) O fenômeno da sensação pode ser identificado quando Juliana olha no espelho e percebe as linhas e sinais em seu rosto, principalmente na região dos olhos. A característica definidora desse fenômeno é a detecção dos estímulos sensoriais, ou seja, Juliana está experimentando as informações sensoriais que seus olhos enviam ao cérebro, como a textura da pele e as rugas que ela percebe visualmente.

b) O fenômeno da percepção é identificado quando Juliana fala que está feia e que não quer ficar velha ao olhar para os sinais em seu rosto. A cultura está mediando o fenômeno da percepção nesse momento. A característica definidora desse fenômeno é a interpretação das sensações à luz das normas, valores e expectativas culturais. A cultura influencia a forma como Juliana percebe a aparência e a idade, levando-a a associar rugas e sinais de envelhecimento com a ideia de "feiura" devido às normas estéticas da sociedade em que ela vive, que muitas vezes enfatizam a juventude como ideal de beleza.

PreviousPage 17 of 29Next