Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 18 of 29Next

Juliana tem a sensação de envelhecer , reforçada pela visão negativa que ela possui quanto a aparência da irmã, essa sensação se transforma em percepção ao se deparar com seu reflexo no espelho. Nesse caso estamos levando em conta que a sensação é causada por um estimulo externo e a percepção é a interpretação dessa sensação.

A percepção é construída a partir das interações  da pessoa como meio em que ele esta inserida. Desde a infância até a idade adulta . Esse meio é composto pelas demais pessoas que vivem na mesma sociedade que ela e é fortemente impactado pela cultura.

na  cultura brasileira, em geral, considera-se bonita as mulher magra. E segundo este padrão as irmães se deparam com a idade e ao perceber que a juventude o frescor da idade  começa a se despedir, entram em desconforto e na, não aceitação, É importante que se discuta a percepção de beleza pois mesmo vivendo dentro de uma determinada sociedade nem todos conseguem acompanhar determinados padrões, quanto a idade o mais certo é viver cada fase da natureza, cada ciclo da vida sem medo de ser feliz em cada um deles!

Os padrões de beleza construídos socialmente, têm influenciado as pessoas por uma busca excessiva em se igualar ao modelo corporal idealizado, e assim, acaba por influir em determinadas patologias, como a depressão, bulimia, ansiedade social, transtorno dismórfico corporal, entre outras.

A beleza não é algo tangível, é uma percepção, um sentimento prazeroso que só existe na nossa cabeça. E isso acontece com Juliana ao tentar se comparar a irmã.

O momento da situação descrita que é possível identificar o fenômeno da sensação é quando Juliana se olha no espelho e vê rugas em seu rosto. Essa sensação é possível através da visão como um dos nossos 5 sentidos.

O momento da situação descrita que é possível identificar o fenômeno da percepção é quando Juliana entende o que viu como sinais de velhice. Essa percepção foi introduzida por meio da cultura em que Juliana vive, que define um padrão de beleza feminino que identifica rugas como sinal de velhice.

A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso desde o órgão sensorial até aos centros de decodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber.
A Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

A cultura está  relacionada ao desenvolvimento da personalidade , pois a cultura dita os comportamentos adequados dentro de determinadas situações. A percepção é a interpretação das sensações e é desenvolvida desde a infância, nas interações com o meio dento de um contexto cultural.

a) Quando ela se olha no espelho e vê sinais,linhas em seu rosto.A características definidora é o estímulo sensorial captado pela visão.

b) A percepção pode ser identificada quando ela diz que " está feia " , a " a velhice está chegando ". A interpretação ao que ela vê como envelhecimento e a emoção de tristeza relacionada é mediada pela cultura que apresenta padrões ideais de beleza,sua percepção sobre si mesma sofre a influência cultural.

A sensação pode ser entendida como um processo de detecção de estímulos físicos e de transmissão desses estímulos para o cérebro. Ela compreende o processo pelo qual os cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) apreendem informações do ambiente. Ou seja, a sensação é o primeiro contato de um estímulo com o organismo (FELDMAN, 2015; GAZZANIGA;HEATHERTON; HALPERN, 2018).

A sensação é o processo pelo qual os órgãos sensoriais do corpo humano, como os olhos, ouvidos, nariz, língua e pele, detectam estímulos do ambiente ao redor. Esses estímulos podem ser visuais, auditivos, táteis, gustativos ou olfativos.

A sensação começa quando os receptores sensoriais captam informações do ambiente externo ou interno e as convertem em sinais elétricos que são transmitidos através dos nervos até o cérebro. Por exemplo, quando vemos uma luz brilhante, ouvimos um som alto, tocamos uma superfície áspera, provamos algo doce ou sentimos um cheiro específico, estamos experimentando diferentes sensações.

As sensações são a base da percepção, que é o processo mental de interpretar e dar sentido às informações sensoriais. Elas desempenham um papel fundamental na maneira como entendemos o mundo ao nosso redor, fornecendo informações cruciais para nossa compreensão e interação com o ambiente.

A) Como apresentado no enunciado do item desafio, uma padrão estético de que a beleza está na mulher jovem e magra, cria uma sensação de poder. Ao mesmo tempo, os sinais de envelhecimento retiram este empoderamento, uma espécie de riqueza, um capital do corpo, voltado para a autoestima e a sexualidade. Sendo assim, ao envelhecer, Juliana acredita não ter mais o mesmo poder da juventude.

B) A primeira identificação da percepção de Juliana sobre o próprio corpo e sua concepção de envelhecimento é o fator idade. A partir dos cinquenta anos, ao se comparar com a irmã mais velha, ela passa a observar o corpo enfatizando alguns sinais, embora haja uma distância de idade considerável. O diálogo que Juliana trava com si mesma é uma forma de forçar as percepções, induzindo-se a reparar rugas e outros traços de envelhecimento em frente ao espelho.

PreviousPage 18 of 29Next