Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 129 of 622Next

Inicialmente, buscaria entender o histórico familiar e pregresso do adolescente, para entender o contexto de vida do mesmo. Então estabeleceria um momento para que ele desenvolvesse uma conversão livre, oportunizando para que ele encontrasse o caminho para rememoração e autoconhecimento. E posteriormente sugestionaria a adesão de alguma atividade intelectual, artística, de atos que contribuem com ordem social, para o desenvolvimento do mecanismo de defesa da sublimação, a fim do apaziguamento e manutenção da ordem social do adolescente em questão.

1° É fazer um acolhimento familiar, entender as angústias familiares, o ambiente familiar em que essa criança é inserida e como o ambiente sócio cultural influência no comportamento desta.

2° Entender o íntimo de Eduardo individualmente, entender o porque de suas ações agressivas e destrutivas. Quais memórias atuam nessas ações.

3° Faze-lo reconhecer como suas ações são auto destrutivas e encontrar um caminho alternativo de cura individual e social. Ressocializar Eduardo na comunidade.

Com o intuito de sublimar o comportamento de Eduardo, poderiam ser trabalhadas as 03 ideias a seguir:

1ª - Conversar com Eduardo, para identificar as causas/origem deste comportamento;

2ª - Conhecer as suas motivações e elementos que direcionam às ações que Eduardo vem tomando;

3ª - Através das ações supra, direcionar suas ações em atividades de sublimação, como por exemplo, um esporte de competição, para que ele transforme a sua raiva, em algo sadio e com a contrapartida de ter aceitação no grupo.

Ouvi-lo para identificar a causa do seu comportamento.

Usaria suas próprias colocações para despertar um interesse por resultados diferentes desse contexto.

Tendo despertado novos interesses, direciona-lo na sublimação da energia anteriormente dispensada ao mal comportamento para algo que lhe trouxesse maior satisfação pela vida.

Cada atitude de um ser humano corresponde ao que realmente está em seu inconsciente, precisamos investigar soluções para o comportamento agressivo do mesmo.

Quando nos referimos em sublimação estamos focando em uma força interna que conspira para os desejos sejam realizados  sem  que exista o sentimento de culpa. Freud chamou de mecanismo de defesa.

 

1 Deve-se chamar a família e conversar sobre o dia a dia da família, verificando se há comportamentos que colaborem para o comportamento inadequado do garoto.

2 O professor buscar uma aproximação individual da criança, para entender realmente o que ele passa, e aos poucos ir inserindo outros colegas.

3 A criança repete tudo que está vendo a sua volta, então verificar todos os ambientes em que está inserido, passando maior parte do tempo.

  1. conversaria com o garoto para tentar entender a origem do comportamento, questionando sobre seu círculo familiar e sobre quais seriam seus desejos e expectativas junto ao ambiente escolar;
  2. proporia atividades esportivas, como lutas marciais, por exemplo, tendo em vista ele apresentar agressividade e talvez poder ser beneficiado ao poder gastar essa energia em uma atividade apropriada;
  3. buscaria desenvolver um acompanhamento acolhedor e de livre acesso para que ele se sentisse confortável em expressar suas necessidades, ao mesmo tempo que repreenderia e buscaria indicar a ele que seu comportamento não é aceitável e precisa ser reajustado para a convivência social.

O primeiro passo seria fazer um levantamento sobre os pais biólogicos do adolescente. O segundo, seria "adentrar" no seio familiar do adolescente pra meio de investigação sociocultural e, afetiva de seus pares. Um outro caminho, deveria ser um estudo baseado no próprio adolescente em foco.

A psicanálise busca desvendar a vida psíquica do ser humano desde sua vida intra uterina até a idade mais avançada, o que ocorre é que isso se tornou uma ciência livre e descobriu muitíssimas coisas a cerca do ser humano e suas vivências

A Primeira opção: São investimentos em programas, de incentivos a jovens e adolescentes.

A Segunda opção: Seria conhecer mais sobre o aluno, saber as causas desses comportamentos problema.

A Terceira opção: trazer conteúdos motivadores e aulas com questões, éticas, de valores para se viver em sociedade.

PreviousPage 129 of 622Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.