Desafio - Módulo I
Citação de Alexandre Gama da Silva em dezembro 28, 2022, 3:23 pm1)Poderíamos iniciar por um rastreio infantil e saber quais como era que os pais davam punição a Eduardo, já que a punição causa efeitos colaterais. No insconsciente de Eduardo ele poderia acreditar que se algum dia ele foi agredido para ser punido ou corrigido , ele estaria normalizando esse comportamento.|2) Eu faria também algumas avaliações para saber se o Aluno tem transtornos como TDAH, TOD para ver os processos de intervenção e acolhimento familiar. 3) E não pensaria duas vezes em encaminhar para a avaliação neuropsicológica
1)Poderíamos iniciar por um rastreio infantil e saber quais como era que os pais davam punição a Eduardo, já que a punição causa efeitos colaterais. No insconsciente de Eduardo ele poderia acreditar que se algum dia ele foi agredido para ser punido ou corrigido , ele estaria normalizando esse comportamento.|2) Eu faria também algumas avaliações para saber se o Aluno tem transtornos como TDAH, TOD para ver os processos de intervenção e acolhimento familiar. 3) E não pensaria duas vezes em encaminhar para a avaliação neuropsicológica
Citação de Thiago Carvalho dos Santos em dezembro 28, 2022, 8:00 pmBuscar o seu habitus social amplo, concernente à família e escola, gatilhos que indiquem a motivação de tal comportamento repetitivo e o que o reforça, além de compreender a sua hereditariedade( já tida como afirmativa em casos de agressividade); direcionar , pelo meio analítico consensual(consentimento livre e esclarecido), sobre a necessidade de se expressar e buscar uma escuta ativa"da cura pela fala; orientar ações coletadas nós quesitos anteriores, a atividades conscientes pelo confronto de seus atos e a necessidade da natureza em confrontá-los com uma postura ativa para a sua idade e meio em que se insere.
Buscar o seu habitus social amplo, concernente à família e escola, gatilhos que indiquem a motivação de tal comportamento repetitivo e o que o reforça, além de compreender a sua hereditariedade( já tida como afirmativa em casos de agressividade); direcionar , pelo meio analítico consensual(consentimento livre e esclarecido), sobre a necessidade de se expressar e buscar uma escuta ativa"da cura pela fala; orientar ações coletadas nós quesitos anteriores, a atividades conscientes pelo confronto de seus atos e a necessidade da natureza em confrontá-los com uma postura ativa para a sua idade e meio em que se insere.
Citação de Rosana fiuza de Aquino em dezembro 29, 2022, 12:34 amPrimeiro:
-ouvir Eduardo, de forma acolhedora.E passar confiança a ele para que ele saiba que pode contar com alguém.
Segundo:
-entender o que ele falar, com uma escuta sincera.
Muitas vezes quem está próximo de estudante infratores só sabem criticar, e "passar a bola".E um verdadeiro jogo de empurra.
Terceiro:
Em conjunto pensar numa solução para ajuda-lo.E agregar todos os envolvidos.
Primeiro:
-ouvir Eduardo, de forma acolhedora.E passar confiança a ele para que ele saiba que pode contar com alguém.
Segundo:
-entender o que ele falar, com uma escuta sincera.
Muitas vezes quem está próximo de estudante infratores só sabem criticar, e "passar a bola".E um verdadeiro jogo de empurra.
Terceiro:
Em conjunto pensar numa solução para ajuda-lo.E agregar todos os envolvidos.
Citação de Maria das gracas dos santos rufino em dezembro 29, 2022, 2:16 amBoa noite a todos.
Eu visaria como atividades em sala de aula para todos, porém com foco em especial Eduardo.
1ª Atividade:
A construção de uma pequena maquete de papelão em sala , onde cada aluno confeccionasse sua casa e as pessoas que vivem com ele, como também os principais pontos que mais gosta em seu bairro, e que para cada um desses pontos ele descrevesse o porque gosta, e com quem esteve ali.Nesta mesma maquete fosse confeccionado uma grande arvore tendo como frutos 3 objetos ou desejos ou sonhos (bons ou ruins) escolhidos por eles,e a partir dessa atividade propor uma roda de conversa,ou conversar particularmente sobre esses pontos.
2ª Atividade:
A cada semana , começando por Eduardo, constituir um aluno para ser o braço direito do professor ou da professora, assessorando nas atividades cotidianas da sala de aula , e como reconhecimento pelo assessoramento prestado, esse aluno adquiriria um bônus de escolher um filme para ser assistido em sala com direito a pipoca ,com isso Eduardo se sentiria respeitado pelos colegas, valorizado por sua disponibilidade, se sentiria muito abraçado e na vez do colega, seguramente ele teria as mesmas considerações que todos tiveram por ele.
3ª Atividade :
A produção de uma cartinha em sala de aula, para um amigo imaginário, para alguém distante, ou para si mesmo. Nesta cartinha poderia ser mais uma forma de entrar no mundo de Eduardo e através da convivência em sala, reverter suas ações negativas.
Boa noite a todos.
Eu visaria como atividades em sala de aula para todos, porém com foco em especial Eduardo.
1ª Atividade:
A construção de uma pequena maquete de papelão em sala , onde cada aluno confeccionasse sua casa e as pessoas que vivem com ele, como também os principais pontos que mais gosta em seu bairro, e que para cada um desses pontos ele descrevesse o porque gosta, e com quem esteve ali.Nesta mesma maquete fosse confeccionado uma grande arvore tendo como frutos 3 objetos ou desejos ou sonhos (bons ou ruins) escolhidos por eles,e a partir dessa atividade propor uma roda de conversa,ou conversar particularmente sobre esses pontos.
2ª Atividade:
A cada semana , começando por Eduardo, constituir um aluno para ser o braço direito do professor ou da professora, assessorando nas atividades cotidianas da sala de aula , e como reconhecimento pelo assessoramento prestado, esse aluno adquiriria um bônus de escolher um filme para ser assistido em sala com direito a pipoca ,com isso Eduardo se sentiria respeitado pelos colegas, valorizado por sua disponibilidade, se sentiria muito abraçado e na vez do colega, seguramente ele teria as mesmas considerações que todos tiveram por ele.
3ª Atividade :
A produção de uma cartinha em sala de aula, para um amigo imaginário, para alguém distante, ou para si mesmo. Nesta cartinha poderia ser mais uma forma de entrar no mundo de Eduardo e através da convivência em sala, reverter suas ações negativas.
Citação de Jefferson Pitta em dezembro 29, 2022, 6:08 pm1 - Buscar entender com o garoto o motivo pelo qual ele age dessa maneira, levá-lo a pensar sobre uma nova maneira de canalizar suas emoções e em nenhum momento fazer com que se sinta julgado;
2 - Conversar com os familiares para entender como é o convívio familiar, como os pais e/ou responssáveis o tratam e sugerir novos comportamentos a partir dessa conversa;
3 - Acompanhar o garoto por algum tempo sempre sugerindo novos desafios e procurar reforçar comportamentos bons, levando-o a entender que comportamentos positivos trazem melhores recompensas que os negativos.
1 - Buscar entender com o garoto o motivo pelo qual ele age dessa maneira, levá-lo a pensar sobre uma nova maneira de canalizar suas emoções e em nenhum momento fazer com que se sinta julgado;
2 - Conversar com os familiares para entender como é o convívio familiar, como os pais e/ou responssáveis o tratam e sugerir novos comportamentos a partir dessa conversa;
3 - Acompanhar o garoto por algum tempo sempre sugerindo novos desafios e procurar reforçar comportamentos bons, levando-o a entender que comportamentos positivos trazem melhores recompensas que os negativos.
Citação de Ilka em dezembro 30, 2022, 11:26 amAcolher Eduardo buscando entender os motivos pelos quais ele se torna agressivo, principalmente em relação as crianças mais novas, mostrando assim exercer poder sobre os mais indefesos, o que denota como ele se sente em relação à familia (pais) e ao mundo. como consequencia, ele não se sente capaz de desenvolver as atividades em sala de aula e interagir com o grupo de forma saudável.
Acolher os pais, a fim de entender a relação pais e filhos e os comportamentos adotados pelos mesmos.
Buscar atividades onde ele se sinta necessário, dando a devida importância a sua pessoa. Aliado a isso, análise
Acolher Eduardo buscando entender os motivos pelos quais ele se torna agressivo, principalmente em relação as crianças mais novas, mostrando assim exercer poder sobre os mais indefesos, o que denota como ele se sente em relação à familia (pais) e ao mundo. como consequencia, ele não se sente capaz de desenvolver as atividades em sala de aula e interagir com o grupo de forma saudável.
Acolher os pais, a fim de entender a relação pais e filhos e os comportamentos adotados pelos mesmos.
Buscar atividades onde ele se sinta necessário, dando a devida importância a sua pessoa. Aliado a isso, análise
Citação de Ericke Santana em dezembro 30, 2022, 1:44 pmRealizando o levantamento da história de vida e experiências do passado, para promover uma melhor compreensão do garoto Eduardo.
Feito esse recorte, sugerir e viabilizar atividades que possam "sublimar" eventuais conflitos interiores, a exemplo de artes manuais, música, esportes ou até mesmo acesso e estímulo a leitura / poesia. Tal estratégia busca oferecer ao garoto novas possibilidades par uma vida mais criativa e gratificante, aliviando as tensões da fase adolescente e de seus eventuais sofrimentos internos.
Realizando o levantamento da história de vida e experiências do passado, para promover uma melhor compreensão do garoto Eduardo.
Feito esse recorte, sugerir e viabilizar atividades que possam "sublimar" eventuais conflitos interiores, a exemplo de artes manuais, música, esportes ou até mesmo acesso e estímulo a leitura / poesia. Tal estratégia busca oferecer ao garoto novas possibilidades par uma vida mais criativa e gratificante, aliviando as tensões da fase adolescente e de seus eventuais sofrimentos internos.
Citação de Isolda Cecilia Bravin em dezembro 31, 2022, 1:33 amComo estamos falando de sublimação, tentaria propor atividades que desviassem seu comportamento para algo positivo para sociedade:
1- Ele poderia usar a energia que o faz ser agressivo em algum esporte, como o aprendizado de alguma luta (judô, karatê, etc.). Quem sabe no futuro, além de se tornar um docente, poderia, ainda usar aquilo que aprendeu em termos de filosofia no seu dia a dia;
2- A inteligência e criatividade para planejar os delitos, poderiam ser usados para realizações de atividades que ele gosta. Seria necessário pesquisar o que ele consegue se destacar.
3- Poderia indicar o estudante à prática do Teatro, onde poderia descarregar sua agressividade de forma lúdica, sem prejudicar os demais estudantes.
Como estamos falando de sublimação, tentaria propor atividades que desviassem seu comportamento para algo positivo para sociedade:
1- Ele poderia usar a energia que o faz ser agressivo em algum esporte, como o aprendizado de alguma luta (judô, karatê, etc.). Quem sabe no futuro, além de se tornar um docente, poderia, ainda usar aquilo que aprendeu em termos de filosofia no seu dia a dia;
2- A inteligência e criatividade para planejar os delitos, poderiam ser usados para realizações de atividades que ele gosta. Seria necessário pesquisar o que ele consegue se destacar.
3- Poderia indicar o estudante à prática do Teatro, onde poderia descarregar sua agressividade de forma lúdica, sem prejudicar os demais estudantes.
Citação de Amauri Holanda de Souza em dezembro 31, 2022, 7:40 pmAtravés de sessões, o faria falar sobre sua vida, buscando identificar vários aspectos do inconsciente, os traumas, a transferência, a pulsão, como tinha sido construída a sua Self. Exploraria atividades para o seu autoconhecimento, e apresentaria proposta para a sua construção de ser, dos adoecimentos que trás para uma "cura" interior, de então.
Através de sessões, o faria falar sobre sua vida, buscando identificar vários aspectos do inconsciente, os traumas, a transferência, a pulsão, como tinha sido construída a sua Self. Exploraria atividades para o seu autoconhecimento, e apresentaria proposta para a sua construção de ser, dos adoecimentos que trás para uma "cura" interior, de então.
Citação de Elina justimiano em janeiro 1, 2023, 4:11 amEduardo com 14 anos encontra-se em contexto muito complicado onde ele apresentou alguns delitos e brigas há 8 anos, primeiramente poderia ser feita uma avaliações diagnósticas e discutir sua dificuldade escolar, se o aluno não apresenta nenhum transtorno ou deficiência, analisar questões familiares, buscar entender o sujeito, o que o levou ao sintoma que está neste ambiente escolar e se estudar e buscar novas técnicas e métodos para tentar eliminar tal sintoma ou possível transtorno desconsiderar ou considerar a história do sujeito, analisar com é seu espaço, seu laço social. O porquê dessa dimensão pulsional, procurar entende-lo como sujeito, como ele produz o seu particular e qual o tamanho de suas limitações e suas necessidades de seus gritos, brigas e delitos comparar seu mundo social e mental (inconsciente e inconsciente).
Em segundo momento: Vamos fazer de conta que Eduardo após todos os testes e análises dos profissionais capacitados da saúde e da educação, o adolescente apresentou apontamentos tanto no campo psicanalítico como educacional. Estudar os diagnósticos e buscar a estratégias e métodos para trabalhar com o sujeito.
Agora é procurar o professor para adaptar seu currículo, família para explicar e também para que eles possam entender melhor seu filho como sujeito e o psicanalista trabalhar de métodos os componentes básicos do aluno, trabalhar para um melhor desenvolvimento do seu aparelho psíquico e ajuda-lo a ser um melhor ser humano para a sociedade e para si mesmo.
Eduardo com 14 anos encontra-se em contexto muito complicado onde ele apresentou alguns delitos e brigas há 8 anos, primeiramente poderia ser feita uma avaliações diagnósticas e discutir sua dificuldade escolar, se o aluno não apresenta nenhum transtorno ou deficiência, analisar questões familiares, buscar entender o sujeito, o que o levou ao sintoma que está neste ambiente escolar e se estudar e buscar novas técnicas e métodos para tentar eliminar tal sintoma ou possível transtorno desconsiderar ou considerar a história do sujeito, analisar com é seu espaço, seu laço social. O porquê dessa dimensão pulsional, procurar entende-lo como sujeito, como ele produz o seu particular e qual o tamanho de suas limitações e suas necessidades de seus gritos, brigas e delitos comparar seu mundo social e mental (inconsciente e inconsciente).
Em segundo momento: Vamos fazer de conta que Eduardo após todos os testes e análises dos profissionais capacitados da saúde e da educação, o adolescente apresentou apontamentos tanto no campo psicanalítico como educacional. Estudar os diagnósticos e buscar a estratégias e métodos para trabalhar com o sujeito.
Agora é procurar o professor para adaptar seu currículo, família para explicar e também para que eles possam entender melhor seu filho como sujeito e o psicanalista trabalhar de métodos os componentes básicos do aluno, trabalhar para um melhor desenvolvimento do seu aparelho psíquico e ajuda-lo a ser um melhor ser humano para a sociedade e para si mesmo.