Desafio - Módulo I
Citação de Cicero Henrique de Oliveira Souza em janeiro 7, 2023, 3:39 pmPrimeiramente fazer um levantamento de seu relacionamento com seus pais, analisar as questões sociais como também com os alunos.
Fazer um trabalho ressocialização e ouvir as demandas do aluno Eduardo, como também fazer ele se sentir útil na comunidade, na escola.
A Psicanalise pode auxiliar na relação de Eduardo com os professores.
Eduardo tem que ser compreendido e não marginalizado.
Primeiramente fazer um levantamento de seu relacionamento com seus pais, analisar as questões sociais como também com os alunos.
Fazer um trabalho ressocialização e ouvir as demandas do aluno Eduardo, como também fazer ele se sentir útil na comunidade, na escola.
A Psicanalise pode auxiliar na relação de Eduardo com os professores.
Eduardo tem que ser compreendido e não marginalizado.
Citação de Jacy Lee Peixoto em janeiro 7, 2023, 4:51 pmPrimeiro conhecer a realidade familiar, se tem pais, se foram criados por eles ou por parentes e quais suas atividades fora da escola, locais onde frequenta, vicios, realidade social no geral.
Segundo, ouvi-lo para identificar gatilhos sociais.
Terceiro orienta-lo.
Primeiro conhecer a realidade familiar, se tem pais, se foram criados por eles ou por parentes e quais suas atividades fora da escola, locais onde frequenta, vicios, realidade social no geral.
Segundo, ouvi-lo para identificar gatilhos sociais.
Terceiro orienta-lo.
Citação de Renata Garrot em janeiro 7, 2023, 9:36 pmAproximar-se de Eduardo de maneira amigável e acolhedora e assim, procurar identificar possíveis marcas infantis, além de buscar compreender o ambiente e a realidade em que se encontra inserido.
Identificar atividades que estimulem seu interesse, prazer, autonomia, autoestima e produtividade para que, por meio destas, ele possa manifestar, de forma resinificadas, seus conteúdos agressivos.
Proporcionar tais atividades (esportes, brincadeiras, jogos, criações artísticas...) a Eduardo a fim de inseri-lo à socialização de maneira organizada e saudável.
Aproximar-se de Eduardo de maneira amigável e acolhedora e assim, procurar identificar possíveis marcas infantis, além de buscar compreender o ambiente e a realidade em que se encontra inserido.
Identificar atividades que estimulem seu interesse, prazer, autonomia, autoestima e produtividade para que, por meio destas, ele possa manifestar, de forma resinificadas, seus conteúdos agressivos.
Proporcionar tais atividades (esportes, brincadeiras, jogos, criações artísticas...) a Eduardo a fim de inseri-lo à socialização de maneira organizada e saudável.
Citação de mmmmmh em janeiro 8, 2023, 1:20 amA primeira ação em relação a esse jovem é conversar com ele, deixar ele se aposentar ao analista, e isso não é difícil de fazer, pois adolescentes adoram falar e principalmente serem ouvidos. Podemos inferir que ele é pobre, talvez muito pobre, com família desestruturada, sem perspectivas de futuro, morador de bairros periféricos com altos índices de criminalidade, com ausência total do Estado, enfim, o analista deve conversar com o adolescente já com estas informações a respeito dele ou algo bem próximo da realidade, e deixar ele se definir ao interlocutor. Pode ser que já num primeiro contato o analista descubra que toda a agressividade do menino seja exteriorizada como uma defesa para seu EGO, uma vez que ele é consciente de uma eventual inferioridade financeira em relação aos demais jovens de sua idade que ele vê na TV ou nas mídias, e não podendo se igualar a eles se envolve com pequenos delitos para ter uma melhora financeira imediata.
Feito isso, caso a identificação do problema tenha sido positiva, deve-se tentar estimular o jovem a iniciar atividades com o intuito de canalizar sua agressividade, talvez uma prática esportiva de impacto como luta ou futebol, a depender da personalidade dele a sublimação também pode ser realizada através da canalização de sua agressividade para atividades intelectuais como aprender um novo idioma, ou algo nesse sentido.
Por fim, o ambiente escolar deve absorver a maior parte da pulsão do desejo sexual intenso nessa idade para os homens, e de forma cadenciada fazer uma transferência da energia sexual ou grande parte dela, para atividades escolares e correlatas, o que num primeiro momento pode ser muito complexo, mas com estímulos adequados tais medidas são perfeitamente possíveis, e claro, a mão do Estado deve estar presente com a estrutura adequada para a efetivação dessas análises.
A primeira ação em relação a esse jovem é conversar com ele, deixar ele se aposentar ao analista, e isso não é difícil de fazer, pois adolescentes adoram falar e principalmente serem ouvidos. Podemos inferir que ele é pobre, talvez muito pobre, com família desestruturada, sem perspectivas de futuro, morador de bairros periféricos com altos índices de criminalidade, com ausência total do Estado, enfim, o analista deve conversar com o adolescente já com estas informações a respeito dele ou algo bem próximo da realidade, e deixar ele se definir ao interlocutor. Pode ser que já num primeiro contato o analista descubra que toda a agressividade do menino seja exteriorizada como uma defesa para seu EGO, uma vez que ele é consciente de uma eventual inferioridade financeira em relação aos demais jovens de sua idade que ele vê na TV ou nas mídias, e não podendo se igualar a eles se envolve com pequenos delitos para ter uma melhora financeira imediata.
Feito isso, caso a identificação do problema tenha sido positiva, deve-se tentar estimular o jovem a iniciar atividades com o intuito de canalizar sua agressividade, talvez uma prática esportiva de impacto como luta ou futebol, a depender da personalidade dele a sublimação também pode ser realizada através da canalização de sua agressividade para atividades intelectuais como aprender um novo idioma, ou algo nesse sentido.
Por fim, o ambiente escolar deve absorver a maior parte da pulsão do desejo sexual intenso nessa idade para os homens, e de forma cadenciada fazer uma transferência da energia sexual ou grande parte dela, para atividades escolares e correlatas, o que num primeiro momento pode ser muito complexo, mas com estímulos adequados tais medidas são perfeitamente possíveis, e claro, a mão do Estado deve estar presente com a estrutura adequada para a efetivação dessas análises.
Citação de Vanessa Vieira oliveira em janeiro 8, 2023, 5:07 pm1: Primeiramente temos que procurar entender o porque ele faz isso no colégio, o porque ele tem tanta raiva de agredi-los os colegas.
2: segundo ampara-lo , saber como se aproximar dele para que através de conversas e afeto,
saberemos buscar uma solução para o problema.
3: terceiro investigar o seu ambiente familiar , para possa buscar uma ajuda especializada para o seu problema.
1: Primeiramente temos que procurar entender o porque ele faz isso no colégio, o porque ele tem tanta raiva de agredi-los os colegas.
2: segundo ampara-lo , saber como se aproximar dele para que através de conversas e afeto,
saberemos buscar uma solução para o problema.
3: terceiro investigar o seu ambiente familiar , para possa buscar uma ajuda especializada para o seu problema.
Citação de Vanessa Vieira oliveira em janeiro 8, 2023, 5:17 pm1: Primeiramente temos que procura-lo entendê-lo o porque ele faz isso na escola, e porquê tem tanta raiva, para descontar nos colegas de classe.
2: segundo temos que ampara-lo, para descobrir o que faz ele levar a ter esse tipo de comportamento.
3: terceiro buscar uma ajuda especializada ,para o seu tipo de comportamento agressivo.
1: Primeiramente temos que procura-lo entendê-lo o porque ele faz isso na escola, e porquê tem tanta raiva, para descontar nos colegas de classe.
2: segundo temos que ampara-lo, para descobrir o que faz ele levar a ter esse tipo de comportamento.
3: terceiro buscar uma ajuda especializada ,para o seu tipo de comportamento agressivo.
Citação de Gisele cristo em janeiro 8, 2023, 7:57 pmTendo em vista que o jovem teve sempre comportamento de modo diferente dos demais seu inconsciente guarda memórias de agir com atitudes de violência.
Tendo em vista que o jovem teve sempre comportamento de modo diferente dos demais seu inconsciente guarda memórias de agir com atitudes de violência.
Citação de Luzia Aparecida Sobrinho Leal em janeiro 8, 2023, 8:41 pmEduardo precisa fortalecer seus mecanismos de defesa. Pode ser conversado com ele sobre os motivos que o levam a se comportar dessa maneira e não evoluir como seu colegas fazendo ele entender os motivos ele poderá resolver seus problemas internos e se livrar dessas atitudes que podem ser expressões de algo inconciente.
Eduardo precisa fortalecer seus mecanismos de defesa. Pode ser conversado com ele sobre os motivos que o levam a se comportar dessa maneira e não evoluir como seu colegas fazendo ele entender os motivos ele poderá resolver seus problemas internos e se livrar dessas atitudes que podem ser expressões de algo inconciente.
Citação de Elitey em janeiro 9, 2023, 12:57 amSugiro primeiro ;
-investigar o convívio familiar
Dialogar com esse adolescente para saber as causas dessas irritações
-investir em pratica esportivas
Sugiro primeiro ;
-investigar o convívio familiar
Dialogar com esse adolescente para saber as causas dessas irritações
-investir em pratica esportivas
Citação de jemima em janeiro 9, 2023, 4:44 amA primeira coisa é identificar sua história pregressa, com base na relação familiar, se há algum comportamento que possibilite ou incentive o jovem a agir dessa forma, otimizar soluções junto a escola e uma equipe multidisciplinar: psicólogos,psicanalistas, neuropsicopedagogo,psicopedagogo é outros profissionais e tentar ajudá-lo da melhor forma possível.
A primeira coisa é identificar sua história pregressa, com base na relação familiar, se há algum comportamento que possibilite ou incentive o jovem a agir dessa forma, otimizar soluções junto a escola e uma equipe multidisciplinar: psicólogos,psicanalistas, neuropsicopedagogo,psicopedagogo é outros profissionais e tentar ajudá-lo da melhor forma possível.