Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 142 of 625Next

A primeira ação seria ouvir do próprio jovem a justificativa pela qual ele realiza os comportamentos através de uma escuta ativa, respeitosa e sem julgamentos de certo ou errado.

A segunda é buscar analisar junto com o adolescente se aquelas razões realmente estão ancoradas na realidade ou se são motivadas por outras causas e apresentar ao jovem as possibilidades emocionais até então ignoradas por ele.

Uma vez despertado o interesse e construída uma relação de confiança e reciprocidade, auxiliar o jovem a compreender a própria história e levá-lo à consciência de como reações emocionais inconscientes de acontecimentos do passado estão afetando suas ações presentes causando sofrimento a ele e aos outros sem ele estar percebendo.

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

1 - Primeiramente, adquirir a confiança do Eduardo para então, junto com ele, entender o seu papel dentro da família, pois certamente o comportamento de uma criança ou adolescente é reflexo do que se passa em casa. A partir desse entendimento, buscar ações dentro da sua vida prática que possam restabelecer um melhor equilíbrio sócio-emocional.

2 - A prática de esporte, de arte, cultura ou aprendizado tecnológico são formas válidas para desenvolver o mecanismo da sublimação.

3 - Uma ação fundamental é fazer com que Eduardo enchergue além do mundo instável atual que ele vive. Ter bons exemplos, poder se espelhar em uma referência e perceber que ele pode ir além daquilo que o cerca naquele momento. Atividades extra-escola e orientação educacional são meios importantes para tentar atingir esses objetivos.

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR

Procurarei tomar conhecimento da origem de tais ações, de possíveis traumas sofrido na infância (até os seis anos), que levaram o aluno a ter ações diferentes dos demais alunos.

Visto que o ID prevaleceu nos demais "mecanismos" (ego e superego), tentarei levar o menino a desfazer-se daquelas ações, mostrando-lhe as consequências e apontando meios para vencer a causa.

O acompanhamento constante é fundamental, para que ele sinta-se amado e compreendido. É fundamental ganhar a simpatia dele.

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR

A primeira ação seria uma análise minuciosa de Eduardo, procurar entender o motivo que o leva a agora dessa maneira, provavelmente existem traumas, feridas, vazios causados ainda na sua primeira infância, que o levaram a agora dessa maneira desde os 6 anos de idade.

A segunda ação seria a análise familiar, procurar entender o contexto da vida em família, os exemplos que ele recebe em casa, o que ele ouve, o que ele vê que o esteja influenciando para esse viés negativo.

A terceira ação seria propor ao Eduardo atividades de seu interesse que o auxiliem no extravasamento dessa ira, e que lhe proporcione um melhor relaxamento mental. E ir acompanhando com sessões de terapia para o auxiliar a lidar melhor com seus sentimentos e emoções.

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR

1- Analisar a conversa sobre seu presente e passado e encaixar tudo em seu devido lugar

2- Tentar entender quais seus traumas passados e leva-lo somente ao psicologo

3- leva-lo a fazer acompanhamento psicológico (psiquiatra e psicólogo)

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR

1 - Investigar usando a técnica de conversação livre como caminho para a rememoração dos motivos para tal comportamento

2 - Propor atividades intelectuais, artísticas ou sociais para Sublimação do comportamento agressivo

3 - Criar mecanismos para superação das dificuldades e dos conflitos, ajudando-o a viver de forma emocionante e psicologicamente mais saudável

Meryjany de Sousa Silva and Anderson NR have reacted to this post.
Meryjany de Sousa SilvaAnderson NR

Talvez um menino que dês da gestação de sua mãe vem sofrendo, falta amor , carinho , uma base familiar aquela estrutura que precisamos desde criança até nos tornarmos adultos,  para ter o entendimento da realidade da vida e qual serio o sentindo de estarmos nesta terra.

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR

De acordo com o processo de sublimação freudiano, pode-se orientar as seguintes atividades, demonstrativas, para Eduardo:
1 - Box
2 - Judô
3 - Rugbi

Todos esportes envolvem agressividade canalizada, ou seja, um importante aparato de sublimação.

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR

Conversar com Eduardo e tentar tirar dele os fatores que fazem com que ele se comporte desta maneira.

Conversar com toda a família para ver qual é o ambiente que Eduardo vive.

Oferecer para ele atividades extra curriculares que seja identificado que ele goste(pintura, futebol,dança etc...)

Anderson NR has reacted to this post.
Anderson NR

Segundo as informações propostas e seu efetivo reflexo não só envolvendo seu ambiente interno e externo, proporia algumas atividades:

  1. Em se tratando de E.. está passando pela adolescência, as atividades deveriam estar ligadas a sua faixa etária, bem como seu ambiente social:

a) Grafite;

b) Atividades Musicais;

c) Atividades em uma oficina de DJ;

A música, bem como, as artes, podem ser expressões que libertam não só a mente como a alma, e podem ser utilizadas como ferramentas de uma abertura emocional mais efetiva.

PreviousPage 142 of 625Next