Desafio - Módulo I
Citação de GilliardVasc em janeiro 9, 2023, 5:26 pmA primeira ação seria ouvir do próprio jovem a justificativa pela qual ele realiza os comportamentos através de uma escuta ativa, respeitosa e sem julgamentos de certo ou errado.
A segunda é buscar analisar junto com o adolescente se aquelas razões realmente estão ancoradas na realidade ou se são motivadas por outras causas e apresentar ao jovem as possibilidades emocionais até então ignoradas por ele.
Uma vez despertado o interesse e construída uma relação de confiança e reciprocidade, auxiliar o jovem a compreender a própria história e levá-lo à consciência de como reações emocionais inconscientes de acontecimentos do passado estão afetando suas ações presentes causando sofrimento a ele e aos outros sem ele estar percebendo.
A primeira ação seria ouvir do próprio jovem a justificativa pela qual ele realiza os comportamentos através de uma escuta ativa, respeitosa e sem julgamentos de certo ou errado.
A segunda é buscar analisar junto com o adolescente se aquelas razões realmente estão ancoradas na realidade ou se são motivadas por outras causas e apresentar ao jovem as possibilidades emocionais até então ignoradas por ele.
Uma vez despertado o interesse e construída uma relação de confiança e reciprocidade, auxiliar o jovem a compreender a própria história e levá-lo à consciência de como reações emocionais inconscientes de acontecimentos do passado estão afetando suas ações presentes causando sofrimento a ele e aos outros sem ele estar percebendo.
Citação de Eleomar dos Santos Lima em janeiro 9, 2023, 11:54 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
1 - Primeiramente, adquirir a confiança do Eduardo para então, junto com ele, entender o seu papel dentro da família, pois certamente o comportamento de uma criança ou adolescente é reflexo do que se passa em casa. A partir desse entendimento, buscar ações dentro da sua vida prática que possam restabelecer um melhor equilíbrio sócio-emocional.
2 - A prática de esporte, de arte, cultura ou aprendizado tecnológico são formas válidas para desenvolver o mecanismo da sublimação.
3 - Uma ação fundamental é fazer com que Eduardo enchergue além do mundo instável atual que ele vive. Ter bons exemplos, poder se espelhar em uma referência e perceber que ele pode ir além daquilo que o cerca naquele momento. Atividades extra-escola e orientação educacional são meios importantes para tentar atingir esses objetivos.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
1 - Primeiramente, adquirir a confiança do Eduardo para então, junto com ele, entender o seu papel dentro da família, pois certamente o comportamento de uma criança ou adolescente é reflexo do que se passa em casa. A partir desse entendimento, buscar ações dentro da sua vida prática que possam restabelecer um melhor equilíbrio sócio-emocional.
2 - A prática de esporte, de arte, cultura ou aprendizado tecnológico são formas válidas para desenvolver o mecanismo da sublimação.
3 - Uma ação fundamental é fazer com que Eduardo enchergue além do mundo instável atual que ele vive. Ter bons exemplos, poder se espelhar em uma referência e perceber que ele pode ir além daquilo que o cerca naquele momento. Atividades extra-escola e orientação educacional são meios importantes para tentar atingir esses objetivos.
Citação de GenesioLopes em janeiro 10, 2023, 4:26 pmProcurarei tomar conhecimento da origem de tais ações, de possíveis traumas sofrido na infância (até os seis anos), que levaram o aluno a ter ações diferentes dos demais alunos.
Visto que o ID prevaleceu nos demais "mecanismos" (ego e superego), tentarei levar o menino a desfazer-se daquelas ações, mostrando-lhe as consequências e apontando meios para vencer a causa.
O acompanhamento constante é fundamental, para que ele sinta-se amado e compreendido. É fundamental ganhar a simpatia dele.
Procurarei tomar conhecimento da origem de tais ações, de possíveis traumas sofrido na infância (até os seis anos), que levaram o aluno a ter ações diferentes dos demais alunos.
Visto que o ID prevaleceu nos demais "mecanismos" (ego e superego), tentarei levar o menino a desfazer-se daquelas ações, mostrando-lhe as consequências e apontando meios para vencer a causa.
O acompanhamento constante é fundamental, para que ele sinta-se amado e compreendido. É fundamental ganhar a simpatia dele.
Citação de Usuário deletado em janeiro 10, 2023, 5:27 pmA primeira ação seria uma análise minuciosa de Eduardo, procurar entender o motivo que o leva a agora dessa maneira, provavelmente existem traumas, feridas, vazios causados ainda na sua primeira infância, que o levaram a agora dessa maneira desde os 6 anos de idade.
A segunda ação seria a análise familiar, procurar entender o contexto da vida em família, os exemplos que ele recebe em casa, o que ele ouve, o que ele vê que o esteja influenciando para esse viés negativo.
A terceira ação seria propor ao Eduardo atividades de seu interesse que o auxiliem no extravasamento dessa ira, e que lhe proporcione um melhor relaxamento mental. E ir acompanhando com sessões de terapia para o auxiliar a lidar melhor com seus sentimentos e emoções.
A primeira ação seria uma análise minuciosa de Eduardo, procurar entender o motivo que o leva a agora dessa maneira, provavelmente existem traumas, feridas, vazios causados ainda na sua primeira infância, que o levaram a agora dessa maneira desde os 6 anos de idade.
A segunda ação seria a análise familiar, procurar entender o contexto da vida em família, os exemplos que ele recebe em casa, o que ele ouve, o que ele vê que o esteja influenciando para esse viés negativo.
A terceira ação seria propor ao Eduardo atividades de seu interesse que o auxiliem no extravasamento dessa ira, e que lhe proporcione um melhor relaxamento mental. E ir acompanhando com sessões de terapia para o auxiliar a lidar melhor com seus sentimentos e emoções.
Citação de vanessasatil1 em janeiro 10, 2023, 10:39 pm1- Analisar a conversa sobre seu presente e passado e encaixar tudo em seu devido lugar
2- Tentar entender quais seus traumas passados e leva-lo somente ao psicologo
3- leva-lo a fazer acompanhamento psicológico (psiquiatra e psicólogo)
1- Analisar a conversa sobre seu presente e passado e encaixar tudo em seu devido lugar
2- Tentar entender quais seus traumas passados e leva-lo somente ao psicologo
3- leva-lo a fazer acompanhamento psicológico (psiquiatra e psicólogo)
Citação de Thayna Bettio em janeiro 11, 2023, 3:52 am1 - Investigar usando a técnica de conversação livre como caminho para a rememoração dos motivos para tal comportamento
2 - Propor atividades intelectuais, artísticas ou sociais para Sublimação do comportamento agressivo
3 - Criar mecanismos para superação das dificuldades e dos conflitos, ajudando-o a viver de forma emocionante e psicologicamente mais saudável
1 - Investigar usando a técnica de conversação livre como caminho para a rememoração dos motivos para tal comportamento
2 - Propor atividades intelectuais, artísticas ou sociais para Sublimação do comportamento agressivo
3 - Criar mecanismos para superação das dificuldades e dos conflitos, ajudando-o a viver de forma emocionante e psicologicamente mais saudável
Citação de Meryjany de Sousa Silva em janeiro 11, 2023, 6:53 amTalvez um menino que dês da gestação de sua mãe vem sofrendo, falta amor , carinho , uma base familiar aquela estrutura que precisamos desde criança até nos tornarmos adultos, para ter o entendimento da realidade da vida e qual serio o sentindo de estarmos nesta terra.
Talvez um menino que dês da gestação de sua mãe vem sofrendo, falta amor , carinho , uma base familiar aquela estrutura que precisamos desde criança até nos tornarmos adultos, para ter o entendimento da realidade da vida e qual serio o sentindo de estarmos nesta terra.
Citação de Viniciusprado em janeiro 11, 2023, 2:09 pmDe acordo com o processo de sublimação freudiano, pode-se orientar as seguintes atividades, demonstrativas, para Eduardo:
1 - Box
2 - Judô
3 - RugbiTodos esportes envolvem agressividade canalizada, ou seja, um importante aparato de sublimação.
De acordo com o processo de sublimação freudiano, pode-se orientar as seguintes atividades, demonstrativas, para Eduardo:
1 - Box
2 - Judô
3 - Rugbi
Todos esportes envolvem agressividade canalizada, ou seja, um importante aparato de sublimação.
Citação de Usuário deletado em janeiro 11, 2023, 9:16 pmConversar com Eduardo e tentar tirar dele os fatores que fazem com que ele se comporte desta maneira.
Conversar com toda a família para ver qual é o ambiente que Eduardo vive.
Oferecer para ele atividades extra curriculares que seja identificado que ele goste(pintura, futebol,dança etc...)
Conversar com Eduardo e tentar tirar dele os fatores que fazem com que ele se comporte desta maneira.
Conversar com toda a família para ver qual é o ambiente que Eduardo vive.
Oferecer para ele atividades extra curriculares que seja identificado que ele goste(pintura, futebol,dança etc...)
Citação de Anderson NR em janeiro 11, 2023, 9:48 pmSegundo as informações propostas e seu efetivo reflexo não só envolvendo seu ambiente interno e externo, proporia algumas atividades:
- Em se tratando de E.. está passando pela adolescência, as atividades deveriam estar ligadas a sua faixa etária, bem como seu ambiente social:
a) Grafite;
b) Atividades Musicais;
c) Atividades em uma oficina de DJ;
A música, bem como, as artes, podem ser expressões que libertam não só a mente como a alma, e podem ser utilizadas como ferramentas de uma abertura emocional mais efetiva.
Segundo as informações propostas e seu efetivo reflexo não só envolvendo seu ambiente interno e externo, proporia algumas atividades:
- Em se tratando de E.. está passando pela adolescência, as atividades deveriam estar ligadas a sua faixa etária, bem como seu ambiente social:
a) Grafite;
b) Atividades Musicais;
c) Atividades em uma oficina de DJ;
A música, bem como, as artes, podem ser expressões que libertam não só a mente como a alma, e podem ser utilizadas como ferramentas de uma abertura emocional mais efetiva.