Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 152 of 682Next

A análise da estrutura familiar como um todo, a forma de desenvolvimento na adolescência diz muito com momentos vividos na primeira infância.

Reestruturação de um ambiente acolhedor fora do lar, tratamento de igualdade, pois na demonstração de alto defesa esse jovem esconde suas inseguranças e vulnerabilidade através da agressão.

Atividades em que se desenvolve o que há de melhor e todo potencial que foi sufocado por uma realidade que causou traumas e na alto defesa e até mesmo alto sabotagem de se sentir incapaz, a forma de ser visto o levou muitas vezes a agir de forma violenta com os demais ao seu redor.

Mas, tudo isso seria possível apenas após uma análise minuciosa do mesmo.

A primeira ação seria a conversa. É importante que haja uma conversa tanto com Eduardo como como sua família, para que se possa compreender os fatores que o levaram a determinado comportamento.

A segunda ação seria o aprofundamento da conversa em sessões, para buscar respostas às transgressões.

 A terceira ação seria a da sublimação, procurando suas potencialidades subjetivas, como artísticas, por exemplo e explorando-as como forma de expressão de sentimentos e sensações.

 

    1. Incentivar Eduardo a estar em um ambiente mais tranquilo
    2. Incentivá-lo a fazer atividades que o ajudem a desenvolver um comportamento mais racional.
    3. Procurar que Eduardo faça amizades mais benéficas em sua vida.

Primeiramente poderia ser realizado uma avaliação do meio familiar para identificar a origem do padrões de agressividade e após análise detalhada do meio que esse garoto estava inserido buscar direcioná-lo para um caminho de escuta e de desenvolvimento de alguma atividade como luta para maior canalização e liberação de raiva ou outros sentimentos envolvidos no comportamento ruim diante dos colegas.

Após a investigação da origem do comportamento acessando o inconsciente do aluno através de técnicas específicas e detecção dos sentimentos, poderia ser sugerido um processo de sublimação de acordo com o perfil em questão.

Verificar a vida familiar do adolescente

Conversar com ele sobre sua vida em familia

Conversar sobre a importancia da escola na vida dele

 

Primeiro buscar conhecer o ambiente onde o Eduardo vive.

Segundo baseado no estudo da Sublimação tentar um dialogo com Eduardo para descobrir algo que o faz ter esse tipo de comportamento.

Terceiro buscar atividades para trabalhar esse tipo de comportamento.

A personalidade deste garoto foi corrompida durante o processo do seu crescimento, então primeiro passo é avaliar como foi seu relacionamento com seus pais em sua primeira infância, quando a construção da personalidade está em desenvolvimento. Segundo passo é que a partir daí,  avaliaremos se ele é assim por conta da criação, pois as vezes ele não recebeu uma boa educação, não teve limites quando pequeno de seus pais, então cresceu sem ter limites em suas atitudes, ou esse garoto cresceu vendo agressões por parte dos pais e na comunidade. Terceira atividade é conhecer o garoto, suas ideias, o que ele gosta de fazer, no que ele é bom, quais os sentimentos que ele tem dentro dele, e fazer perguntas trazendo esse garoto a consciência de seus atos e as consequências de suas ações. Veremos no que ele é bom e o que ele gosta de fazer, e usaremos a sublimação para ao invés deste garoto sair cometendo atitudes que desfavorecem a sala de aula e professores, ajudarem esse garoto a usar isso como virtude. Ele não para e não presta atenção nas aulas? porque? se o colocar para ser um ajudante na sala de aula, esse comportamento pode ser mudado, é sobre valorizar quem ele é, usar uma forma dele usar esse sentimento de raiva e impulso expressando em obras de pintura, cantar, o chamar para desenhar sobre o que ele sente, e trazer em sua consciência que isso é bom.. Pois as vezes o motivo dele ser assim, é querer chamar atenção para algo que ele quer ser valorizado as vezes não tinha elogios em casa, foi muito cobrado pelos pais, ou tinha um irmão que era mais valorizado que ele. Sabendo disto, visto se ele é um garoto imperativo, usar ele para estar em constante atividades. Ex: ser ajudante na sala de aula, estar em constante atividades, eventos, o colocar para ser líder de um projeto etc.

A sublimação é o mecanismo de defesa mais estudado por Freud, esse é um instinto / pulsação forte que possibilita a transformação de impulso indesejado em algo menos danoso. Esse instinto permite que o conteúdo não pode ser expresso de forma direta pela pessoa , por seres violentos ou repulsivos, manifesto na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticos, religiosos, de atos que beneficiam a organização social em vez de prejudicá-lo. Disso se pode deduzir que talvez a arte de Leonardo da Vince e música de Beethoven sejam resultados da Sublimação pode ser tido como importante  instrumento de apaziguamento e manutenção da ordem social , ela a convivência social poderia ser muito perigoso e difícil.

A primeira ação que deve se fazer é procurar entender o que acontece no pessoal desse aluno,  procurar entender o que ele pensa de si mesmo quais são as aflições que ele sente,  os medos que ele possui porque muitas vezes esse comportamento,  é uma defesa que ele tem com relação ao mundo que ele vive,  criado por ele. A segunda ação é entender com os pais como é o histórico desse aluno dentro de casa no seu nascimento no seu contexto de vida, porque os pais têm muito a dizer. E a terceira ação, é um plano de ação mediante as informações que se tem através dele os pais para que ele se insira num contexto diferente, sendo lembrado de suas qualidades, ressignificando seus traumas.

PreviousPage 152 of 682Next