Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 172 of 566Next

Diante do pressuposto apresentado o melhor seria logo de início investigar a relação do Eduardo com a sua família, saber como ele vive no dia-a-dia com os seus familiares, em seguida dentro da instituição fazer uma reunião com o colegiado para que todos possam entrar em um consenso com uma medida para melhorar o mal desempenho do Eduardo, e logo em seguida depois de todo esse levantamento chamar o Eduardo para uma conversa em particular e fazer uma reunião com a presença dele junto aos familiares.

Para utilizar a sublimação na psicanálise, é importante entender que a sublimação não é uma técnica específica ou uma intervenção terapêutica direta. Em vez disso, é um processo natural que ocorre ao longo do desenvolvimento humano e que pode ser encorajado e apoiado pelo terapeuta.

Algumas maneiras pelas quais a sublimação pode ser utilizada na psicanálise para o caso descrito com o Eduardo:

  1. Explorar interesses e hobbies: Pode-se encoraja-lo  a explorar seus interesses e hobbies e ajudá-los a entender como essas atividades podem estar relacionadas com seus desejos e impulsos subjacentes.
  2. Encorajar a criatividade: Pode-se encoraja-lo a se envolver em atividades criativas, como escrever, pintar ou tocar música, como uma forma de canalizar seus desejos, agressividade e impulsos negativos.
  3. Ajuda-lo a encontrar significado e propósito: Pode-se ajuda-lo a encontrar significado e propósito em sua vida, apoiando-os na busca de objetivos e atividades que lhes permitam se sentir mais realizado.
  4. Explor a relação entre impulsos e comportamento: O terapeuta pode ajudar Eduardo a entender como seus impulsos e desejos podem estar relacionados com comportamentos problemáticos ou prejudiciais e trabalhar com eles para encontrar maneiras mais saudáveis e produtivas de canalizar tais impulsos.
Mauro Impastari Caires has reacted to this post.
Mauro Impastari Caires

O que é proposto são três atividades que poderiam favorecer a mudança de comportamento.

Acredito que para estar de acordo com o que foi proposto e levando em conta que não sou especialista, apenas iniciante, responderei com base no conteúdo que já foi esposto e do qual me recordo.

Alguns pais colocam os filhos para praticar (1) esporte ou (2) arte, talvez até (3)estudar algo específico e não corriqueiro, e sem qualquer formação psicanalítica, justificando "é pra gastar energia", pelo que já foi exposto é similar a idea de sublimação. Pegar o que seria prejudicial e tranformar em algo benéfico para a sociedade e para o proprio indivíduo.

Em primeiro lugar uma boa conversa e depois descobrir a causa do porque do comportamento dele.

E fazer com que ele se integrasse na turma de amigos com atividades que ele gostasse de fazer.

E buscasse conhecimento  do seu habitat para poder tratar a causa.

Buscaria sondar o relacionamento do Eduardo com os pais, seu comportamento fora do ambiente familiar, buscaria ouvir os sentimentos do menino

A priore, a necessidade de conhecer seu microcosmo social, avaliar possíveis causas de seu comportamento agressivo, passivo de uma terapia familiar á um tratamento terapêutico,  com inserção de atividades artísticas, esportivas e intelectual.

Atividade 1: Conversar com o Eduardo. Tentar tirar o máximo de informação sobre o que onleva a atitudes violentas e a recusa em aprender. Mostrar á ele que há uma real preocupação com seu desenvolvimento. Fazê-lo perceber que  ele é capaz, é amado e pode ser ouvido.

Atividade 2: Conversar  com os pais ou responsáveis e fazer uma anamnese de toda a família, afinal não basta tratar apenas do garoto.

Atividade3: Engajá-lo em uma atividade que lhe traga prazer, que o faça se sentir útil, necessário, pertencente, representante talvez da sala ou da ONG. Encaminhá-lo á uma atividade física onde ele possa descarregar as energias, raivas ou angústias ( uma arte marcial ?).

Diante da situação apresentada o melhor caminho é , fazer uma sondagem diagnóstica com Eduardo, para tentar compreender o quê está causando este mal comportamento, só  a partir dai, conversar com os pais e buscar juntos uma solução adequada para o caso de Eduardo.

 

Primeiro: Abordagem, interessante que se tenha um particular com o menino, observando se haverá ocultação de algo que tenha acontecido no convívio familiar, o trauma é um assunto difícil de abordar, e geralmente há possibilidades de auto sabotagem e inadmissão de fatos ocorridos.

segundo: para se ter acesso ao inconsciente segundo Freud seria necessário uma analise consciente de atos praticados. um dialogo confortável.

Terceiro: estimulo de raciocínio logico, tratamento de feridas emocionais através desse autoconhecimento do analista para o cliente e exercitando a inteligencia emocional

Marcelo F Gabeiras-

1° )  Uma análise seria importante para descobrir o porque desses comportamentos,  já que os outros adolescentes estão  na mesma condição e estão melhorando.

2° ) A sublimação seria de grande valia agora para fazer esse adolescente enxergar que tem como ele tirar desses sentimentos ruins e atitudes agressivas coisas boas para a comunidade e para ele também assim como Beethoven conseguiu fazer. Interação social  religiosa, esportes e etc. Seriam importantes.

3° ) Caso os dois primeiros não deem resultados eu indicaria para um especialista para questões patológicas neurológicas.

 

 

PreviousPage 172 of 566Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱