Desafio - Módulo I
Citação de Luciana de Barros em abril 21, 2023, 11:19 pmTentar identificar o porquê do comportamento porque ele está utilizando esse mecanismo de defesa.
Bem provável que ele teve exemplos por motivos para estar nessa situação
Buscar ajuda especializada
Tentar identificar o porquê do comportamento porque ele está utilizando esse mecanismo de defesa.
Bem provável que ele teve exemplos por motivos para estar nessa situação
Buscar ajuda especializada
Citação de Maria Cecilia Ribeiro Abdalla em abril 22, 2023, 6:40 am
- Buscar através do diálogo extrair do adolescente o que o aflige e a partir daí buscar a melhor forma de auxiliá-lo a enfrentar seus problemas, aflições e medos.
- Buscar através do diálogo extrair do adolescente o que o aflige e a partir daí buscar a melhor forma de auxiliá-lo a enfrentar seus problemas, aflições e medos.
Citação de queziasantos em abril 22, 2023, 6:58 amO primeiro passo para alcançar uma mudança no comportamento de Eduardo seria um dialogo, mas, não um diálogo repressor e sim uma conversa calma e esclarecedora sobre a realidade e vivência dele fora da escola.
Segundo passo, analisar como é o cotidiano a estrutura familiar, tanto na parte emocional (relacionamento entre pais e filho) quanto na parte financeira da família e também na parte física se sofre ou já sofreu agressão de alguma forma ou já foi violentado.
Terceiro passo se necessário leva lo a ajuda especializada ou mesmo traze lo a consciência de que ele está externando suas frustrações de maneira inadequada e assim melhorar o comportamento e a qualidade de vida de Eduardo e das pessoas que convivem com ele.
O primeiro passo para alcançar uma mudança no comportamento de Eduardo seria um dialogo, mas, não um diálogo repressor e sim uma conversa calma e esclarecedora sobre a realidade e vivência dele fora da escola.
Segundo passo, analisar como é o cotidiano a estrutura familiar, tanto na parte emocional (relacionamento entre pais e filho) quanto na parte financeira da família e também na parte física se sofre ou já sofreu agressão de alguma forma ou já foi violentado.
Terceiro passo se necessário leva lo a ajuda especializada ou mesmo traze lo a consciência de que ele está externando suas frustrações de maneira inadequada e assim melhorar o comportamento e a qualidade de vida de Eduardo e das pessoas que convivem com ele.
Citação de Aislan de Freitas em abril 22, 2023, 12:00 pmDiante da adolescência, jovens tem dentro do inconsciente muitas coisas q não conseguem entender os explicar suas ações
1- faria uma reunião familiar ,a fim de saber como foi sua história de se a concepção
2- conversaria com o adolescente a fim de saber o seu inconsciente guarda sem que ele perceba
3- entraria c a sublimação. Existem várias atividades em que os jovens são bons e usariam para transformar as suas atuais atitudes e compreender que existem formas de se expressar alem de a rebeldia
Diante da adolescência, jovens tem dentro do inconsciente muitas coisas q não conseguem entender os explicar suas ações
1- faria uma reunião familiar ,a fim de saber como foi sua história de se a concepção
2- conversaria com o adolescente a fim de saber o seu inconsciente guarda sem que ele perceba
3- entraria c a sublimação. Existem várias atividades em que os jovens são bons e usariam para transformar as suas atuais atitudes e compreender que existem formas de se expressar alem de a rebeldia
Citação de Kennedy Araujo Rocha em abril 22, 2023, 3:29 pm
- Analise da situação emocional do adolescente, é preciso avaliar as causas e identificar possíveis traumas, conflitos que possam estar afetando seu desenvolvimento.
- Encaminhamento para tratamento psicológico, logo em seguida de avaliar a situação emocional do jovem é importante o encaminhamento para que possa ajuda=lo a lidar e superar as dificuldades emocionais, e trabalhar as questões da auto estima autocontrole e respeito aos outros.
- Estimulo de atividades sublimatórias como esportes, leitura, artes outras formas de expressões que ele se identifique encontrando uma atividade que lhe traga prazer para poder ajuda=lo a canalizar as emoções com a possibilidade de reduzir as agressões e ajudar no desempenho escolar e com isso desenvolva novas habilidades e talentos.
- Analise da situação emocional do adolescente, é preciso avaliar as causas e identificar possíveis traumas, conflitos que possam estar afetando seu desenvolvimento.
- Encaminhamento para tratamento psicológico, logo em seguida de avaliar a situação emocional do jovem é importante o encaminhamento para que possa ajuda=lo a lidar e superar as dificuldades emocionais, e trabalhar as questões da auto estima autocontrole e respeito aos outros.
- Estimulo de atividades sublimatórias como esportes, leitura, artes outras formas de expressões que ele se identifique encontrando uma atividade que lhe traga prazer para poder ajuda=lo a canalizar as emoções com a possibilidade de reduzir as agressões e ajudar no desempenho escolar e com isso desenvolva novas habilidades e talentos.
Citação de patricia christiane rodrigues albuquerque em abril 23, 2023, 2:31 amA primeira ação é chamar o jovem Eduardo para conversar e ouvir o que o leva a atitudes delituosas.
Posteriormente, conhecer à família, as concepções, valores e contexto familiar para compreender como isso pode estar relacionado as atitudes do jovem.
Após as atitudes acima, traçar um perfil dos traços positivos e possíveis virtudes, dons, do jovem para trabalhar auto estima, utilidade , e sublimação.
A primeira ação é chamar o jovem Eduardo para conversar e ouvir o que o leva a atitudes delituosas.
Posteriormente, conhecer à família, as concepções, valores e contexto familiar para compreender como isso pode estar relacionado as atitudes do jovem.
Após as atitudes acima, traçar um perfil dos traços positivos e possíveis virtudes, dons, do jovem para trabalhar auto estima, utilidade , e sublimação.
Citação de JOSUE JERONIMO GONCALVES DOS SANTOS em abril 23, 2023, 2:44 amOlá caros colegas.
Após refletir sobre o caso do aluno proposto, pude analisar três pontos essenciais para a compreensão de um comportamento tão agressivo assim.
1: Analisar o contexto, cultural, familiar e social em que o menino está morando.
2: Instigar o aluno a compreender quem ele realmente é, o que ele busca ser.
3: Após tudo isso, propor ao mesmo, um acompanhamento terapêutico, para auxiliar a criança em sua caminhada.
Olá caros colegas.
Após refletir sobre o caso do aluno proposto, pude analisar três pontos essenciais para a compreensão de um comportamento tão agressivo assim.
1: Analisar o contexto, cultural, familiar e social em que o menino está morando.
2: Instigar o aluno a compreender quem ele realmente é, o que ele busca ser.
3: Após tudo isso, propor ao mesmo, um acompanhamento terapêutico, para auxiliar a criança em sua caminhada.
Citação de Mauro Aparecido Pereira em abril 23, 2023, 9:23 amPrimeiramente,descontrair esse superego de sublimação do psíquico dele,trazendo a pauta de uma consciência da realidade dele social e cultural, 2* ao qual a mudança de conduta pode emergi de um inconsciente que não deixa ele enxergar a situação como teria que ser feita.3* desde que e um impulso de defesa no meio hostil ao qual ele habita.deixa o mesmo violento.
Primeiramente,descontrair esse superego de sublimação do psíquico dele,trazendo a pauta de uma consciência da realidade dele social e cultural, 2* ao qual a mudança de conduta pode emergi de um inconsciente que não deixa ele enxergar a situação como teria que ser feita.3* desde que e um impulso de defesa no meio hostil ao qual ele habita.deixa o mesmo violento.
Citação de LEANDRO MAGALHAES DUTRA em abril 24, 2023, 4:14 pmA primeira avaliação a ser feita seria do ambiente ao qual ele reside! Nitidamente percebe-se que o adolescente não obteve atenção, estutura de afeto e cuidados básicos, levando o assim, a buscar conquistar o devido espaço desejado no contexto social por meio da agressividade, do conflito e não pelo caminho do respeito, da sociabilidade.
Segunda avaliação a ser realizada, é de compreensão do entendimento do mesmo para os contextos de relacionamentos sociais, afetivos, co-responsabilidade. Trazê-los para pequenos grupos e tentar socializar o que ele repreende, o tentar dividir espaços, sem precisar usar de força física ou moral para mostrar que existe.
Posteriormente, Eduardo está num ambiente que permite o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, Freud já havia pensado em como o ambiente favorece o autoconhecimento. No caso dele, será necessário inserí-lo nesse contexto, e no objetivo comum.
A primeira avaliação a ser feita seria do ambiente ao qual ele reside! Nitidamente percebe-se que o adolescente não obteve atenção, estutura de afeto e cuidados básicos, levando o assim, a buscar conquistar o devido espaço desejado no contexto social por meio da agressividade, do conflito e não pelo caminho do respeito, da sociabilidade.
Segunda avaliação a ser realizada, é de compreensão do entendimento do mesmo para os contextos de relacionamentos sociais, afetivos, co-responsabilidade. Trazê-los para pequenos grupos e tentar socializar o que ele repreende, o tentar dividir espaços, sem precisar usar de força física ou moral para mostrar que existe.
Posteriormente, Eduardo está num ambiente que permite o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, Freud já havia pensado em como o ambiente favorece o autoconhecimento. No caso dele, será necessário inserí-lo nesse contexto, e no objetivo comum.
Citação de Simara Araújo em abril 24, 2023, 4:25 pmPRIMEIRA AÇÃO: Envolver Eduardo de forma sutil em sessões individualizadas de terapia psicanalítica. Sabendo-se que Eduardo vem de um contexto familiar com vulnerabilidade e um ambiente onde a violência é constante no seu dia a dia. Ele está usando seu mecanismo de defesa para tranquilizar sua consciência de que o que ele está fazendo, ou a forma de como está agindo é natural para alguém que vivencia uma realidade de muitas dores.
SEGUNDA AÇÃO: Realizar atividades educacionais prazerosas e em equipe, como atividades físicas com músicas, jogos em equipe ... fazendo com que Eduardo de forma inconsciente entenda que ele pode escolher mudar a sua realidade, fazer com que ele sinta que existem ambientes prazerosos, que nos fazem sentir confortáveis, seguros e felizes. Assim ele vai trazer para seu consciente que é isso que ele precisa, que essa é a melhor escolha para ele mudar seu futuro.
TERCEIRA AÇÃO: Realizar uma reunião com a educadora responsável por Eduardo, para conscientizá-la que ele está vivendo um processo de transformação, por isso ele precisa muito de palavras de afirmações, de positividade, de incentivo. O que ela fala, ou comunica para Eduardo pode fazer toda diferença nesse processo, caso contrário, apenas uma palavra de negatividade da parte do tutor responsável pode colocar a baixo todo caminho andado, porque pode ser o gatilho para ele voltar a estaca zero.
PRIMEIRA AÇÃO: Envolver Eduardo de forma sutil em sessões individualizadas de terapia psicanalítica. Sabendo-se que Eduardo vem de um contexto familiar com vulnerabilidade e um ambiente onde a violência é constante no seu dia a dia. Ele está usando seu mecanismo de defesa para tranquilizar sua consciência de que o que ele está fazendo, ou a forma de como está agindo é natural para alguém que vivencia uma realidade de muitas dores.
SEGUNDA AÇÃO: Realizar atividades educacionais prazerosas e em equipe, como atividades físicas com músicas, jogos em equipe ... fazendo com que Eduardo de forma inconsciente entenda que ele pode escolher mudar a sua realidade, fazer com que ele sinta que existem ambientes prazerosos, que nos fazem sentir confortáveis, seguros e felizes. Assim ele vai trazer para seu consciente que é isso que ele precisa, que essa é a melhor escolha para ele mudar seu futuro.
TERCEIRA AÇÃO: Realizar uma reunião com a educadora responsável por Eduardo, para conscientizá-la que ele está vivendo um processo de transformação, por isso ele precisa muito de palavras de afirmações, de positividade, de incentivo. O que ela fala, ou comunica para Eduardo pode fazer toda diferença nesse processo, caso contrário, apenas uma palavra de negatividade da parte do tutor responsável pode colocar a baixo todo caminho andado, porque pode ser o gatilho para ele voltar a estaca zero.