Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 202 of 566Next

Primeiro fazer uma anamnese, junto a família, e entender seu convívio, sua criação, seu desenvolvimento e relacionamentos em casa.

Segundo faria a escuta livre com  a criança, e usaria alguns jogos e métodos para interpretar e ajudar a criança a expressar o que esta no id, dessa forma através de transferência.

A terceira seria indicar para criança atividades educativas, artísticas, ou algo que o mesmo pudesse desenvolver sus habilidades.

 

o

Observando o comportamento agressivo do Eduardo pode se notar que ele tem dificuldade em controlar os desejos violentos do ID, sendo assim baseado na compreensão freudiana sobre sublimação, essa criança deve ser incentivada a desenvolver atividades esportivas a exemplo do box, luta de contato físico, futebol e outros. Isso irá melhor satisfazer desejo agressivo do ID sem causar nenhum dano a ele nem a outros, Assim descarregando essa energia psíquica. O que poderá gerar em Eduardo, uma maior concentração nos estudos e também melhorar o seu relacionamento com os colegas.

De acordo a psicanálise a  sublimação é o único mecanismo de defesa eficaz pois satisfaz o desejo do ID sem ir de encontro ao senso moral do Super Ego

*Investigar vida familiar, fazer perguntas de ponto de vista ao jovem de como uma situação pode ser resolvida, levá-lo ao raciocínio de como suas escolhas podem trazer consequências positivas ou não.

*Transformar a força destrutiva do jovem em ações que beneficiam os colegas, delegar liderança em trabalhos de grupo para se sentir valorizado e acompanhar os resultados dessa ação.

*Fazê-lo perceber que ele é um ser  importante na sociedade e que cada ação positiva trará benefícios para si e para os demais, afinal o que conta não são erros passados, mas sim ações atuais.

De acordo com o aprendizado sobre a sublimação e seus benefícios, consideraria sugerir que as seguintes ações sejam tomadas com relação ao jovem:

- Verificar se existe alguma atividade artística ou esportiva, que o interesse, para estimulá-lo na prática da mesma;

- Verificar junto a família sobre possíveis talentos que o jovem tenha ou que algum dia tenha demonstrado interesse em praticar;

- Após identificar possíveis áreas de interesse do jovem, poderíamos providenciar matriculá-lo ou direcioná-lo para algum curso ou local que possa ajuda-lo na prática do esporte ou área artística.

alex.joia3@gmail.com and Andre Abrahao have reacted to this post.
alex.joia3@gmail.comAndre Abrahao

Buscando Sublimar , ou seja substituir as atitudes de Eduardo , seria necessário entender o meio em que ele vive , descobrir seus gostos e interesses e envolve-lo em atividades físicas como alguma luta, a fim de dar vasão a sua frustração, atividades culturais e em grupo, como teatro e ou música

primeira ação: conversar com os pais, as vezes as crianças são levadas para terapias e quem deveria fazer a terapias são os pais.

segundo faço uma proposta com pai, mãe e filho sobre a compreensão do seu eu individual, levando eles na compreensão da importância do alto conhecimento de quem me tornei, e na compreensão de que ninguém tem culpa pois todos fomos condicionados a certos paradigmas  e que podemos sim avaliar a minha identidade para me tornar melhor.

terceiro proposta é somente com a criança, levando ela a um estado de entendimento do que gosta de fazer, do que mais lhe agradaria naquele momento, o que ele gostaria de fazer que ele faria sem esforço, qual esporte, leitura, pintura ou instrumento gostaria de praticar. Assim seguindo nas orientações e compreensão do que é seu ego e como é moldado conforme meu habitat e como poderei fortalecer esse ego de tal forma que ele seria uma pessoa mais consciente de suas ações. Eu tenho uma filha de 13 anos e eles entende muito bem quanto a isso.

Considerando meu entendimento em relação a compreensão freudiana sobre sublimação, seria benéfico para Eduardo ser encaminhado para atividades artísticas, intelectuais, religiosas ou qualquer outra que seja bem aceita pela sociedade e/ou até enriquecedora para a mesma. Atividade na qual ele se interesse e consiga expressar suas necessidades em algo menos danoso. Dentre sugestões: pintura, instrumentos, lutas, etc.

alex.joia3@gmail.com has reacted to this post.
alex.joia3@gmail.com

1-Investigar o contexto de Eduardo junto a família, para entender melhor a fonte da agressividade.

2-Procurar inseri-lo em algum esporte ou arte onde ele pudesse descarregar sua raiva e frustrações, a fim de aliviar parte do peso que ele carrega.

3-Inseri-lo na sociedade em um projeto de vida que fizesse sentido para ele e que lhe trouxesse alguns benefícios.

A primeira ação seria uma análise comportamental pra entender os pontos de gatilhos de Eduardo. O que starta seus movimentos e acoes.; segundo uma conversa com seus pais para conhecer minimamente o ambiente em que Eduardo está inserido, a fim de captar movimentos que possam ser replicados; terceira seria encaminha tanto Eduardo quanto os pais para sessões de análise ou criar grupos de pais para trocas de experiências. Assim pôde-se gerar outras referencias para estes pais e, certamente, refletirá no comportamento de Eduardo.

1- Perguntar para o Eduardo quais foram os eventos que fizeram com ele tivesse este comportamento.
E posteriormente apontaria para ele os fatos como em uma maquete, que ele está reagindo segundo os pensamentos, ações e palavras de terceiros. Reagindo como uma marionete, e o que ele pretende se portando desta forma.

2-Mostraria a importância de se ter uma consciência crítica e analise imparcial. Formando assim seu caráter e sendo autor da sua própria história e não subproduto de terceiros.

3- Toda essa fúria seria direcionada como instrumento de transformação da sua realidade interna e externa, e consequentemente da realidade da sua comunidade.

Como um exemplo a ser seguido de que é possível pensar fora da bolha dos conflitos internos e externos !

PreviousPage 202 of 566Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱