Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 223 of 490Next

Recomenda-se sessões de psicoterapia para moldar o quadro de saúde mental do jovem.

1° Diagnóstico

2° Conclusão

3° Resultado

Observar o mecanismo de impulso do comportamento e diante das ações desenvolver e canalizar os desejos para outras atividades ou alvos de habilidades transformando a energia em ações de valorização. Buscando equilíbrio.

I. Uma conversa/análise com Eduardo, afim de compreender o que ocorreu em sua infância que hoje o leva a ser agressivo e opressor com meninos mais novos.

II. Propôr atividades onde Esuardo se sinta acolhido e seguro para desabafar, extravasar suas emoções.

III. Conversa/análise com os pais deste adolescente, no intuito de compreender o que ocorre com esta família, acompanhá-los no processo de auto conhecimento e desenvolvimento.

1. Conversar com garoto sobre o comportamento.
2. ver a convivência com a família, amigos
3. procurar uma ajuda especializada para lidar com isso.

1. Conversar com garoto sobre o comportamento.
2. ver a convivência com a família, amigos
3. procurar uma ajuda especializada para lidar com isso.

Observando as práticas de Eduardo frente ao ambiente social e escolar, e seu não amadurecimento no convívio, um primeiro passo, mesmo que já tenham feito com ele, é a Escuta Ativa, procurando em falas, mesmo que ríspidas de Eduardo aquilo que o angustia e o torna violento. Nesse sentido, após esta fala, construir um laço com Eduardo, para que aos poucos relate atividades que tenha algum interesse, como jogos, arte, música, dança, entre diversas outras que, se realmente utilizadas tornam-se transformadoras de sua realidade.

Acionar pai e mãe saber como é relacionamento conjugal no dia a dia, se existe diálogo carinho respeito e hierarquia dentro de casa, todo excesso ou e uma falta ou uma fuga, acompanhar se tem mudanças d comportamento. Se não existir mudança pra melhor e comportamento permanecer então encaminhar para um psiquiátrico pq talvez o problema precise de um medicamento para controlar as explosões , fazendo monitoramento até encontrar a causa do problema.

A primeira ação seria convidar Eduardo para uma conversa e com imparcialidade ouvir todos os motivos e as justificativas que ele poderia dar para seus comportamentos.

A segunda ação seria ouvir separadamente cada um dos seus pais ou pessoas que exercem essa função para compreender o ambiente em que ele vive.

A terceira ação seria conscientizar Eduardo e suas figuras paternas das consequências danosas que poderiam vir de seus comportamentos.

Como ação de sublimação propor a todos que façam entre si acordos equilibrados durante o período mínimo para que sejam observados os resultados.

Primeiramente é necessária uma avaliação profunda sobre o aparelho psíquico do jovem, entendendo os seus traumas, frustrações e desejos. Se possível mapear os seus conflitos internos para entender de que maneira eles refletem e são externalizados, após a identificação é importante envolver os tutores e familiares.

Posterior ao primeiro passo, haverá uma mudança visível do comportamento do garoto, ele estará mais acessível e aberto a sugestões, claro que com resistências pelo tempo que manifestou os comportamentos agressivos. É importante aproveitar essa melhora e manifestação de autopercepção e cuidado para tentar trazer o conceito de autodefesa, mostrar que a melhor maneira de se defender dos seus conflitos é externalizar, introduzindo assim a aplicação da sublimação, que lhe trará escapes benéficos para si e para a sociedade.

Por último, o garoto precisa ter um acompanhamento próximo e de confiança, isso envolve sessões separadas com os seus tutores (evita o sentimento de opressão e culpa), neste acompanhamento o terapeuta precisa em cada sessão ajudar o garoto a ter autopercepção e visão do seu mundo exterior, o autoconhecimento lhe trará benefícios ainda maiores a longo prazo e o ajudará a lidar com situações internas e externas com mais leveza e assertividade.

1 ação- Escuta de Eduardo- com a  Escuta podemos entender todo o contexto em que o menino se insere.

2 ação - Tentar  "acessar" e interpretar o que o inconsciente de Eduardo esta querendo nos mostrar ;

3 ação - atuar na sublimação - propondo alguma atividade em que favoreça esta mudança de comportamento.

PreviousPage 223 of 490Next