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Desafio - Módulo I

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Inicialmente é preciso realizar o estudo de caso com os atores envolvidos, inclusive a família de Eduardo, compreender a logica familiar da qual ele faz parte e qual a rede de apoio dessa família. A participação do próprio Eduardo como protagonista desse processo é extremamente importante para um plano de ação bem sucedido. A escuta qualificada desse individuo e seus familiares irá corrobora para ações mais efetivas que contribuirá para o  desenvolvimento e o pertencimento de Eduardo ao grupo. Assim, Eduardo poderá sugerir possibilidades de soluções para suas dores e estabelecer um elo de confiança a medida que essas ações vão acontecendo.

Eu indicaria analise, para expor e conhecer sua vida pregressa  e ambiente em que o menor está sendo criado, junto com a introdução de artividades artisticas, musicais ou esportivas.

Neste caso, pode se realizar as seguintes ações:

  •  Realizar um papo aberto, num ambiente de confiança, para que ele sinta-se a vontade para falar sobre  sua visão de mundo, contexto familiar, social. Também trazer um membro da família para entender a mesma questão, entretanto, individuais.
  • Analisar a origem as ações inconscientes e se há repressão, eventos dolorosos.
  • Autoconhecimento para eliminar o desconforto psíquico e tornar conscientes suas ações e reações. Gerar um homem que investiga seus sentimentos e que seja livre e leve do passado ou de algo que atrapalha no presente.

Diálogar com família, entendendo o contexto. Com a ajuda da escola, propor que Eduardo passe a ter pequenas atividades nas quais ele assuma responsabilidades e importância diante da comunidade escolar. Buscar junto a escola/comunidade atividades esportivas e culturais nas quais Eduardo possa participar, propondo ciclos periódicos de avaliação de resultado.

Descobrir a origem (causa) do ponto gatilho dos problemas e iniciar uma critica pessoal de melhorias a serem alcançadas para resolução de conflitos;

Observar sua convivência familiar e interpessoal de forma geral;

Procurar um profissional para acompanhamento.

 

O ideal é conversar com ele para ouvir seus relatos passados, e identificar onde foi que surgiu a válvula negativa.

Ao descobrir, buscar mostrar a eles pontos negativos que podem ser mudados e visto com nova perspectivas.

  1. Sondagem (anamnese): Conversar com os pais e visitar o lar dessa criança para avaliar a sua realidade. Compreender a história de vida da criança é fundamental. Ele pode enfrentar situações de violência doméstica, pobreza, negligência e descaso.
  2. Estabelecer um vínculo, um relacionamento de confiança e empatia. Isso pode ajudar ao Eduardo a se sentir acolhido.
  3. Muitas vezes, comportamentos agressivos podem ser uma forma de expressar angústia, frustração ou raiva. A oferta de atividades esportivas ou artísticas onde outras habilidades de comunicação saudável possam aflorar em um ambiente seguro para que Eduardo possa resignificar tanto a sua realidade ambiental (externamente) e suas emoções (internamente) levando à uma situação de sublimação e superação da agressividade.

O primeiro passo seria pedir ao garoto ou o convencer a fazer desenhos que expressasem suas moções, seus conflitos interiores, e a cima de tudo, seu convívio em meio a sua casa e bairro de moradia, incluindo suas rotinas e convívio com pessoas mais próximas.

O segundo passo seria após seus desenhos prontos, pedir pra que o menino explicasse o que cada imagem ou desenho significa. Além disso, através de uma análise e interpretação dos desenhos, o próprio analista, fazer algumas interpretações de cada desenho e depois associar ao que o garoto falaria. Com isso, ele levaria o pequeno menino a emergir tudo aquilo que o levou a ter esses problemas, conhecendo sobretudo, a origem do problema, a causa de tudo isso e a cima de tudo, saberia a melhor maneira de reorientar o menino e ainda por cima, mostraria ao Garoto ou o faria perceber que a arte de pintar poderia livra-lo de seus conflitos interiores, sem causar medo ou culpa, levando a converte-lo em algo aceitável.

O último passo seria orientar o garoto, mostrando a ele novas perspectivas e através da arte liberta -lo daquilo que o aprisonava ao inaceitável. Continuar o tratamento com este método seria o melhor a se fazer. Afinal, seria usado um dos métodos mais usados por Freud, ou melhor os dois metodos mais eficazes: induzir através da conversa o garoto a emergir a raiz de seus males, e dialogar com o mesmo, fazendo-o se alto conhecer e lhe dar com isso.

 

 

Deveria primeiro conversar com o garoto de forma aberta

Segundo deixar ele se abrir sobre passado, família

Terceiro relacionar tudo isso para poder chegar a uma causa e tratá-la

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

primeiro saber como e a relação dele com os pais e irmãos.

depois sentar e tentar descobrir o q o torna  ser agressivo e avesso com relação as outras crianças. e descobrindo trabalhar a solução com ele.

se não der resultado  , terá q fazer um tratamento a base de terapia comportamental.

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