Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 233 of 625Next

Como primeiro grande passo seria importante conversar com o aluno, chamá-lo e tentar entendê-lo de alguma forma, por algum viés, para um adolescente o criar um vínculo e uma conexão é essencial, deixar a porta aberta para outras conversas é primordial. Convocar a família desse aluno propondo uma reunião a fim de compreender melhor qual a história dessa criança, seu contexto familiar, peculiaridades, traumas, entre outros. Por fim, indicar a prática das artes à esse aluno pode ser uma excelente ideia, talvez música, arte ou ainda esporte, tudo isso pode auxiliar o desenvolvimento e organização emocional desse adolescente.

 

Identificar o problema através de uma boa conversa.

Analisar sua estrutura familiar que diz muito sobre.

Buscar alternativas caso não consigam solucionar o problema de imediato.

 

patriciaduraes79@gmail.com has reacted to this post.
patriciaduraes79@gmail.com

ACREDITO QUE APOS OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO ALUNO,

O PRIMEIROO PASSO SERIA OUVIR A FALA DO MESMO.

IDENTIFICANDO ASSIM A RAIZ QUE O IMPPULCIONA A DETERMINADO COMPORTAMENTO.

EM SEGUIDA NO INTUITO DE AJUDA LO EM SEU COMPORTAMENTO CONTROVERSO,COLOCA-LO

NUM CONTEXTO CRIATIVO E INTEGRATIVO,PARA QUE POSSA TER A OPORTUNIDADE DE SE RECUPERAR.

UMA INTERAÇÃO ENTRE FAMILIARES E INSTITUIÇÃO,PODE SER PROVEITOSA.

 

 

1-Procurava investigar a convivência familiar .

2- Procurava analisar seu comportamento mais de perto.

1- Ver sobre o pai desse menino (parece que não convive com a família, e se convive, o menino pode estar imitando o comportamento do pai. Se o pai está fisicamente ausente, a mãe está carregada com outras ocupações e não conseguiu lidar com a situação de estar sozinha com o filho.

2- Depois do passo acima ou já antes dele, conversar com o menino e ver sobre sonhos repetidos que já teve ou que continua tendo (a partir disso será possível ver sua reclamação interna.

3- Falar para o menino sobre o pai dele e observar suas reações - se forem de agrado, existirá uma espécie de imitação e se forem de recusa, existirá amargura e uma espécie de vingança.

1º- tentaria uma conversa em particular, para entender melhor os pensamentos deste aluno, a vida em familia, o contexto socioeconômico, amizades etc

2º- tentaria fazê-lo vivenciar o lado oposto, ou seja, ser ele o agredido, fazê-lo refletir sobre os sentimentos das pessoas que são agredidas. Dar a ele a chance de se arrepender dos atos.

3º - pedir pra que ele diga como pode ser ajudado.

O comportamento humano é baseado em diferentes fatores de pessoa para pessoa. Uma análise profunda é necessária e isso pode ser feito através de algumas intervenções, tais como:

Intervenção Familiar: Identificar comportamentos do Eduardo junto a Família, identificar padrões e a estrutura dessa família, se existe amor nesse lar, um ambiente harmonioso ou com muitas desavenças entre irmãos, pai e mãe, relacionamento entre eles, entre outros. Dessa forma, identificar fatores que possam desencadear alguma alteração no comportamento do Eduardo.

Intervenção Individual: Através de uma escuta qualificada e amorosa, buscar entender o motivo das condutas, do comportamento, identificar a raiz de suas ações, seu comportamento, medos e traumas existentes. Aplicar atividades como esportes tanto individuais e coletivos (talvez artes marciais monitoradas, futebol de salão ou sete, natação...) buscando redirecionar sua agressividade para os esportes e socializando o Eduardo para participação em grupo, nos esportes coletivos. Atividades artísticas buscando possibilitar um contato com suas sensações e emoções, externar seus sentimentos, aqui aborda-se um trabalho mais cuidados pois na maioria dos jovens existe uma maior resistência quanto a essas atividades. Importante também algum tipo de psicoterapia permitindo avançar em aspectos de sua consciência, induzindo-o na busca de conhecer a si mesmo (autoconhecimento).

Avaliação, acompanhamento, alteração: Após o período de intervenção, avaliar as mudanças de comportamento, continuar com acompanhamento por período determinado, se necessário alterar e adequar a intervenção individual com diferentes atividades.

Em primeiro lugar conhecer os laços familiares e identificar os reflexos familiares pois os mesmo pode estar prejudicando o desenvolvimento da criança.

Então avaliar as possíveis situações: Idade, estagio de desenvolvimento, ambiente em que a criança está vivendo são fundamentais, pois a mesma pode está sofrendo algum transtorno psicológico.

 

Observando o resumo do comportamento do Eduardo, podemos previamente ver que ele tem problemas com regras, autoridade e projeta uma violência sobre os mais novos. Ele tem impulsos não conscientes que reproduzem o tipo de ambiente em que esta crescendo, fazendo com que ele faça com os de mais aquilo que recebeu como exemplo.
Essencial que Eduardo seja ouvido e possa contar com ajuda Psicologica e social para que ele entenda como viver em sociedade e desejar um caminho diferente do que foi lhe apresentado ate então.

Eu sugiro que seja feita uma investigação com o aluno para estabelecer a causa de tal comportamento. Depois, através de uma ajuda especializada, ajudá-lo a canalizar seus impulsos para a realização de algo positivo para sociedade. Incentivar o aluno a realizar atividades que tragam prazer a ele e que ele possa se sentir útil e valorizado.

Marilaine Ventino has reacted to this post.
Marilaine Ventino
PreviousPage 233 of 625Next