Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 28 of 490Next

Com base em tudo que foi estudado a sublimação é tida como especie de mecanismo de defesa em que ocorre a transformação nela presentes todos os processos indesejados e que podem ser pouco prejudiciais. Esses desejos podem uma especie de libertação de tudo aquilo que nos distrai, e que ainda pode ser bastante construtivo e possui um grande valor de trabalho. Essas podem gerar atitudes bem uteis para sociedade. Isso visto quando temos alguns pensamentos incômodos que nas pessoas se apresentam como uma especie de energia psíquica. E que de algum modo pode ir para outro lugar  A sublimação ainda explica todas atividades humanas. Ela também podem nos levar a canais bastantes destrutivos.

Primeiramente, conhecer a fundo seu ambiente familiar, e como é seu comportamento com seus irmãos, e seus pais e saber se essa criança sofreu algum trauma, alguma violência física ou psicológica para ajudá-la.

Conversar sobre como foi sua infância e como ele enxerga seus familiares seria o primeiro passo.

Acompanhá-lo de perto com carinho, atenção e cuidado para que aos poucos ele fosse se adaptando ao novo cenário e consequentemente se abrindo para o novo. Até finalmente conseguir se abrir ao ponto de transformar além do esperado.

Com base no conhecimento de Freud o ideal é analisar o comportamento familar e a experiência de vida do garoto,e com base nisso planejar uma extratégia para melhorar o resultado no tratamento do mesmo.

Na sublimação podemos portanto canalizar os desejos  afetivos  que se tem para outras atividades ou alvos ou descarregar toda essa  energia que esta acumulada em outras áreas, minorando assim por tanto toda a tensão que causa sofrimento ao paciente. Nela todo o processo é inconsciente isso leva modificações o que pode ainda altera as pulsões bem primitiva de (energia e da libido ou sexual), transformando todas essas ações em questões socialmente aceitas e também  valorizadas.Isso ajuda em um crescimento para pessoa. Podemos sublinhar a raiva  jogando esses gatilhos em um objeto praticando algum esporte que ajude aquela pessoa  no meio da raiva não ferir alguém. Outros ideias de sublimação citados por Freud são alienação ideológica do estado de abandono sublimado. Dessexualizado a uma ideia bem abstrata que depende, portanto, do que foi demonstrado pela análise do crime passional: a idealização aí se fez calar a instância crítica, que é assumida por outro, exterior ao eu. A relação muito particular que a idealização estabelece com a realidade é, portanto, considera análoga àquela que encontramos na encenação perversa.

No caso da sublimação é importante conhecer bem nosso paciente.Fazer  Investigação bem detalhada analisando   caso  e as causas do problema pra conseguir ajuda-lo  nesses gatilhos que partem de todo inconsciente.

Eduardo a primeira vista tem a necessidade de estimulo a sublimação, precisa canalizar sua energia para alguma atividade que transforme seus impulsos, estimulando a consciencia através da sublimação.

Estimular o auto-conhecimento

Estimular a pratica artística

Ajudar a entender seus conflitos e como lidar com seus traumas

A primeira atividade seria no campo do esporte, mais precisamente em esportes que possam extravasar o sentimento agresivo,como artes marciais e luta em geral,. A segunda ação seria uma investigação de como é o relacionamento familiar,porque ele ataca os mais fracos ,talvez esteja repetindo o que vive ,agredido por alguem que ele ve como forte.A terceira atividade seria algo que o mantesse calmo,como passeios ao campo e atividades que estimulasse o contato com coisas mais frageis, orientando e mostrando como ele é forte diante de coisas e pessoas.Talvez ele possa estar querendo mostrar que é forte,mas de maneira incorreta.

Como primeiro passo, tentar entender o que motivou a desencadeamento desse comportamento delituoso, investigar a origem; em segundo lugar, à partir dessa compreensão da sublimação, averiguar (em diálogos com ele e com a família) o que desperta interesse em Eduardo, quais são os gostos, as aptidões, as inclinações que o fazem sentir-se bem e com as quais se identifica em algum grau; a partir de então, incentiva-lo a pratica-las, mostrar os benefícios dessas atividades (música, esporte, arte, cultura...) para um contexto geral.

PreviousPage 28 of 490Next