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Desafio - Módulo I

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1º - Eu o chamaria para uma conversa pessoal e privada para ouvilo ;

2º - Daria ênfase em conhecer a sua história para entender as motivações do seu comportamento;

3º -  Procuraria descobrir dentro de suas expectativas, algo que ele realmente goste de fazer e perceber suas potencialidades para, então, motivalo por um caminho de novas experiências e bons resultados.

 

No caso em tela é possível entender que o adolescente apresenta esse comportamento agressivo na tentativa de mascarar uma realidade que o oprime. Acerca da Sublimação, seria interessante aplicar dinâmicas que envolvam a empatia. Fazê-lo perceber que o sofrimento do outro não diminue o que ele sente. Interessante, também, criar um ambiente em que esse garoto se sinta parte de um grupo, onde cada um tem uma função importante para a produção de algo relevante socialmente; buscar colocá-lo em situações que ele seja protagonista de suas ações de forma planejada, permitindo-lhe capaz de perceber sua força interior, que lhe dê consciência de poder controlar seus medos e visão clara das escolhas possíveis nas situações opressivas.

Esportes / Artes Marcias > Sublimação > Para aliviar tendências agressivas, trabalhar a disciplina e a satisfação.
Auxiliar no cuidado das crianças da ONG > Para exercitar convivência, confiança, acolhimento, respeito com os mais novos/indefesos.
Maior contato com expressões artísticas > Para exercitar criatividade > Um caminho de busca para melhoria no entendimento dos estudos.

Acho que ele tinha algum problema de estrutura dentro da própria casa.

1º Açao seria uma conversa, para analizar as possiveis causas do coportamento de Eduardo.

2º Açao seria uma conversa com os pais ou responsaveis, acredito que por se tratar de um adolescente eles sao extremamente importantes nesse processo.

3º Açao seria tomar conhecimento do ambiante de eduardo fora de casa e tambem fora da escola.

Atravez do dialogo seria possivel indentificar situaçoes que estejam influenciando o comportamento de eduardo. Dentro do contexto o auxilio de um profissional seria fundamental para o sucesso.

A primeira ação seria: Considerando a importância da história pessoal a primeira ação seria esta, investigar sua história e por conseguinte suas relações mais próximas.

Posteriormente, conhecendo suas história e buscando também conhecer suas potencialidades verificar meios que estas lhe fossem oferecidas mesmo que de forma extra classe.

Por fim, ainda que as conivência interpessoais sejam conflituosas seria aconselhável dar a Eduardo a oportunidade de conversações é livres expressões afim de aprofundar o conhecimento e oferecer meios de se expressar de forma que não ferisse da mesma forma que fora ferido.

PRIMEIRAMENTE UMA CONVERSA COM OS FAMÍLIARES PARA ENTENDER UM POUCO A SITUAÇÃO, TALVEZ ELE QUEIRA CHAMAR A ATENÇÃO, OU NÃO TEVE LIMITES ( SUPER EGO). DEPOIS PROPOR UMA ATIVIDADE PARA CANALISAR ESSA ENERGIA COMO MÚSICA, DANÇA, ALGUMA ARTE. E POR FIM CONSTRUIR U DIALOGO COM ESSE ALUNO E TENTAR FAZER COM ELE SE CONHEÇA MELHOR.

A partir do caso apresentado, sugiro as seguintes ações:

  1. Investigar o passado do aluno, através de conversas. Criar uma relação de confiança e abertura antes, se necessário.
  2. Oferecer algumas responsabilidades dentro do ambiente escolar, incentivar a liderança.
  3. Trabalhar temas como inclusão, direitos e deveres e companheirismo na turma.

Aparentemente parece que Eduardo tem uma dificuldade de se comunicar, por isso usa a violência como uma forma de se impor. Usando a sublimação, mecanismo de defesa,  penso que uma atividade que poderia ajudar  Eduardo seria realização de esportes, que ajudasse a ele se expressar de forma correta, na proporção correta.

Levando em conta a agressividade deste jovem,é muito importante fazer uma análise do histórico familiar dele.

Em relação a sublimação,tem que envolver-ló em prática que possa aliviar está agressividade.Muitos famosos artistas de diversas áreas,afloraram esta arte através da sublimação,ou seja,eles trocam algum desejo,mesmo que de forma inconsciente,por alguma coisa que lideram satisfação.

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