Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 292 of 707Next

Em um primeiro momento ou primeira ação: uma investigação detalhada sobre como foi e como tem sido a vida particular do menino, entendo assim as possíveis causas de seu comportamento.

Segundo momento: apontaria resolução dos conflitos e causas levantadas.

Terceiro momento: uma busca por seus gostos e habilidades, o que lhe atenção, o que o faria sentir se mais útil, produtivo feliz, completo.

  1. Eduardo deve ser submetido a integração social, visando que não se sinta inferior aos demais membros da sociedade. 2. Deve ser oportunizada atividades extracurriculares que trabalhem sua autoestima como esportes, música e teatro. 3. Também deve ter sessões de terapia para que consiga se descobrir a origem de seu comportamento oriundo de seu inconsciente e direcionar novas respostas aos seus traumas.

Após analisar o caso apresentado, entendemos que a criança/adolescente não é o problema de sua casa e sim o "sintoma", sabendo disso o primeiro passo é identificar o ambiente familiar em que está inserido.

A comunicação oferecida a ele por seus familiares é  violenta?

Temos um caso de ausência de limites?

O chamado aluno "problema" tem um por quê e um para quê, ao identificar os pontos acima, é preciso, em seguida trabalhar nele o senso de pertencimento, trabalho em equipe. Fazer da inquietação, agitação elementos que possibilitem a criatividade desse aluno para descobrir coisas novas em que ele possa encontrar algo que realmente o estimule a canalizar essa energia da maneira correta. Além de construir uma relação de confiança com o voluntário, professores dessa Ong.

1- Primeiramente solicitaria a direcção da ONG que investigasse como é o convívio dessa criança junto a família e do seu ciclo social.

2- Tentaria um dialogo tranquilo e respeitoso com a criança, para buscar entender as razões de seus atos agressivos desde pequeno, lhe oferecendo apoio e acolhimento, para que ele se sinta seguro em verbalizar suas dores, traumas etc.

3- Por fim após ouvir a criança solicitaria junto a direcção da ONG apoio psicológico para o mesmo e seus pais, caso haja necessidade, para que assim ele possa ser reinserido na sociedade mais ciente de suas atitudes e das consequências das mesmas.

1-Talvez incentivar a praticar um esporte do seu gosto para assim canalizar a agressividade incentivando assim a competir de forma saudável  e produtiva

2-Fazer algum tipo de arte se assim perceber nele essa inclinação pra tal ,podendo com isso talvez inibir desejos prejudiciais casando um prazer de realizar alguma coisa.

3-incentivar ele a buscar um conhecimento que possa lhe interessar para direcionar a energia psíquica para um investimento intelectual e produtivo

Veria a possibilidade de aplicar atividades esportivas ,artística , depois de uma conversa com os pais , assistindo o processo de perto.

Intergralo ao grupo da sala, desenvolver atividades em grupo para desenvolver as suas habilidades e deixar expor seus desejos.

1-  acolhimento para que ele se sinta compreendido

2- dialogo a fim de buscar a origem do problema

3 inseri-lo em atividades fisicas, artisticas e filosoficas (sublimacão) com as quais tenha mais afinidade para transferir os impulsos de violência para ações socialmente aceitas e na busca do autoconhecimento.

Para ajudar no comportamento deste aluno eu sugeria essas três atividades:

1ª praticar artes marciais

2ª envolvimento num projeto social onde ele pudesse ajudar jovens de sua idade com problemas semelhantes

3ª psicoterapia familiar

A primeira ação seria uma atenção maior de inclusão de Eduardo com seus amigos de classe, e até mesmo da escolha.

A segunda ação seria conversar com os pais para saber como o Eduardo se comporta em casa, se é calmo ou rebelde, se tem um bom convivio familiar de acolhimento e atenção.

A terceira ação seria conversar com Eduardo, tentando enteder o que passa na mente deste adolescente, o motivo pelo qual ele apresenta este comportamento... para ajudá-lo da maneira correta.

PreviousPage 292 of 707Next