Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 30 of 625Next

Freud em sua vivência, despertou inúmeras curiosidades que fez com que desvendasse com maestria a Psicanálise. O inconsciente e consciente em conflitos de ações, desvendaram comportamentos e sentimentos que passavam despercebidos.

O funcionamento do aparelho psíquico formados pelo inconsciente, ego e super ego, que precisam estar em harmonia para se evitar estados dolorosos; foi a descoberta que destravou o ser humano para que pudesse ser compreendido e superado os traumas passados. Com isso podemos perceber que a cura está nos detalhes e as diversas formas de acessar o inconsciente nos prova que a terapia pela conversa (olhando para o problema e não fugindo dele) pode trazer cura através do amor.

Primeiro deve-se fazer uma anamnese. Investigar o convívio familiar e de amigos do Eduardo.  Depois, conversar com Eduardo em uma conversa espontânea.  Certamente há alguma coisa que ele não sabe lidar e  modo de demonstrar e chamar atenção é através da agressividade.

  1. Dialogar com Eduardo.
  2.  Investigar a vivência do garoto, ou seja ,o meio que se vive.
  3. Traças atividades lúdicas, no qual possa se observar mais comportamento do garoto.
  4. Traçar estratégias para que o garoto venha a lidar com situações de seu cotidiano.

Num primeiro momento conhecer bem esse aluno Eduardo  dialogando  com ele como paciente para compreender o porquê da pessoa dele ser tão agressivo, num segundo momento procura observar  toda a postura do professor ver se ela é  positiva diante da conduta agressiva do aluno procurar perceber se sintomas do transtorno de agressividade estão cada vez maiores  se envolve  questão bem como ameaças verbais sem justificativa ou  mesmo razão; verificando a  pressão e batimentos cardíacos descontrolados e ainda se toda uma falta controle sobre as próprias ações do mesmo.

 .  Num terceiro momento ver se essa agressão  ocorre de forma hostil, direta, instrumental, deslocada ou ainda aberta e dissimulada. Entendendo que  a questão da agressividade é constitucional e necessária para a autoconservação e também  conservação da espécie, porque possibilita nos posicionarmos nas situações e construirmos coisas. Ela está relacionada à ação de todos os seres humanos (e inclusive os animais) que trazem consigo um impulso agressivo.  Vendo que agressividade é um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas.  Dentro do surto de raiva leva se em conta que é  importante saber que esse sentimento é normal,  ou se está sendo uma resposta emocional a situações em que a pessoa se sente. Ver que todo conceito de sublimação aí é importante para compreender todo impulso. Para resolver o problema   deve -se procurar sempre usar exemplos reais para ensinar a resolver problemas com palavras e  perceber que conversar é mais eficaz e mais civilizado  do que agredir levando esse aluno como paciente a se sentir mais motivado.

Seria muito interessante que esse garoto em questão fosse ouvido; para assim termos uma melhor compreensão da origem do seu comportamento.

Procurar saber de suas principais queixas presentes no momento da conversa.

Apresentar a ele novas oportunidades de interação na ONG, em escola e na sociedade em que ele vive. A chance de novas práticas relacionadas ao esporte, a arte ou a cultura.

Marilândia Veloso Lima has reacted to this post.
Marilândia Veloso Lima

Em primeiro lugar, deve-se convocar os pais do Eduardo para conversar, com o intuito de compreender qual o ambiente em que este adolescente está inserido, se há algum problema (abusos, desfuncionalidade familiar, etc.),  pois o meio em que vive exerce forte influência no comportamento.

Depois, conversar com o Eduardo, criando um ambiente de acolhimento, para que ele possa expressar seus sentimentos, dessa forma, tentando entender o que o faz ter estas atitudes.

E por fim, sugerir atividades dentro do campo de interesse do adolescente; uma atividade esportiva, uma atividade artística ( música, pintura, artes plásticas, dança), para que através delas, ele possa transformar suas frustrações/raiva em algo que beneficie a ele mesmo e a todos ao seu redor.

A primeira açao, a ser feita seria uma investigaçao no ambiente onde ele vivi,para melhor entendimento de seus atos.pssibilitando assim um caminho e uma  direçao para trabalhar seus traumas.

*Procurar conversar com a família do Eduardo, pai, mãe, irmãos.

* Conversar com o próprio Eduardo, entender as suas dores e possíveis traumas

*Tratar os problemas que forem encontrados e preencher o tempo dele com atividades do seu interesse, mostrando o valor que ele tem e que tudo pode ser diferente.

  • propor a criação de uma turma de atividades relacionadas com artes marciais, como: karatê, judô, entre outras, que seja em grupo, onde sua agressividade será canalizada ao aprendizado da técnica, priorizando o respeito aos colegas e a disciplina;
  • convidar os pais e/ou familiares que moram com esse aluno, a fim de extrair o funcionamento da dinâmica familiar e aconselhar os mesmos, se necessário, quanto à conduta educacional do adolescente;
  • atribuir a esse aluno, uma responsabilidade dentro da ong que o faça perceber sua importância e seu valor no desempenho dessa tarefa, apontando a ele, os benefícios que ela trouxe aos colegas e à instituição como um todo.

Primeiro iria esculta-lo para  indentificar a causa do Eduardo ser tao agressivo assim com os colegas .

Segundo iria mais a fundo sobre os familiares.

Terceiro o incentivaria a praticar atividades intelectuais ,artisticas , musica. (Sublimacao)

PreviousPage 30 of 625Next