Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 305 of 662Next

Me parece que primeiro é necessário avaliar o contexto social e cultural que o aluno está inserido. Para isto deve-se providenciar uma entrevista com os pais, onde também se aprofundará o tema da convivência falar, traumas, possíveis questões quanto ao desenvolvimento do aluno também.

Segundo, avaliar se o comportamento pode ser originário de algum trauma, experiência negativa, ou quanto ao desenvolvimento do aluno no núcleo familiar.

Terceiro, com base também nas questões apresentadas dos fatos ocorridos em sala de aula, analisar as atitudes do aluno e conversar com ele justamente para ligando estas informações, identificar a origem do comportamento do aluno. A partir de então, tentar localizar atividades extra classe que atendam as necessidades e desejos do aluno, que estejam de acordo com o seu desenvolvimento e que peopriciem a oportunidade de o mesmo extravasar essa "energia" nas atividades, que favoreceram o seu desenvolvimento.

isameni has reacted to this post.
isameni

1- pesquisar sobre o menino, suas influências, gostos e desgostos.

2- conversar com os pais ou responsáveis,

3- encontrar, com ajuda dos pais, uma maneira deste garoto liberar esta energia. Usando o que ele gosta como base.

É importante compreender como Eduardo se comporta em casa e como é a estrutura do ambiente familiar. É um ambiente saudável, ou um ambiente doentio, de julgamentos, acusações e negligência? Investigar os círculos de amizade do jovem também é importante.
Ações que podem ser executadas são: em primeiro lugar, a possibilidade da prática de esportes, principalmente aqueles que trabalham a concentração e a disciplina (artes marciais são um bom exemplo). Assim que o jovem demonstrar que consegue controlar melhor seus impulsos agressivos, possibilitar que ele ensine os alunos mais novos. Para ensinar precisamos saber e precisamos dar o exemplo. Ensinar também envolve atividades racionais importantes no processo de sublimação como planejamento e estratégias. Oferecer também a este jovem uma possibilidade de trabalho manual ou artístico como artesanato, pintura, música.

Depois de uma avaliação minusiosa sobre seus comportamentos e influências, familiar e da comunidade ao seu entorno, buscando fazer uma compreensão humanizada dele como um indivíduo que, erroneamente pode ser classificado como uma vitima da sociedade, podemos tentar socializá-lo usando as artes plásticas, os esportes e até mesmo a música a depender de uma análise mais profunda de seus gostos particulares...

1º Dialogo interativo com o rapaz, buscando compreender as causas desse comportamento;

2º Elaborar uma dinâmica de consciêntização sobre as consequências dos seus atos;

3° Direcionamento para atividades  condizentes com seu potencial e necessidade de ser disciplinado, sugestão para esportes como: artes marciais e futebol.

O que vem ocorrendo entre os alunos, e o que vem sendo agressivo com os outros, pode ser um fato de que esse aluno tem dificuldades de se relacionar bem com os colegas, pode ser que tenha passado por traumas, problemas em casa e etc... Sua falta de interesse nos estudos, pode ser tbm por um transtorno de déficit de atenção.

De uma forma geral, o conhecimento das bases familiares, aspectos da primeira  infância e ambiente onde se desenvolveram seus laços, crenças e valores e os possíveis conflitos com a família e comunidade avaliando o contexto externo da familia. Dentro da possibilidade,uma aproximação do núcleo familiar para uma compreensão dos efeitos que incidem no aluno,sendo  um ponto de partida para uma abordagem mais adequada. Propor uma escuta do aluno,e abrir espaço para a livre expressão de suas questões internas,o que o incomoda e causa aflição, também seus anseios que lhe traria satisfação .

Tendo algumas informações que possibilitem,uma visão mais ampla das características que fazem expressar toda agressividade e falta de interesse nas atividades escolares,propor atividades artísticas,esportivas entre outras que o aluno demostre interesse e contentamento em realizar, encontrando uma via para canalizar na criatividade seus impulsos,assim possibilitando que o aluno ,dentro das possibilidades , consiga ser produtivo ,elevando a positividade e interação junto aos demais membros dentro da comunidade escolar e geral .Considerar avaliação multiprofissional,afim de esclarecer outros fatores que podem ser patológicos entre outros.

1° Procura sabe se a familia tem historico de violencia

2° Verificar se o adolecente ja foi vitima de abuso

3° Comunica as autoridades o caso para uma melhor acompanhamento por uma equipe mutidiciplinar

1 Buscar entender a razão da agressividade, pode ser um mecanismo de defesa com sentimentos reprimidos

2 tentar canalizar a energia y agressividade dele en alguma outra coisa, esportes, artes..

Acredito que seria bom investigar o caso,mais de perto. Como é o convivio com a familia, onde mora, quais são suas prioridades. 2* passo chamar o adolescente para ua conversa, e assim tentar lhe mostrar com exemplos reais que há consequencias para o que fazemos e que nem tudo é do jeito que queremos. E por fim buscar um atendimento especializado visando o melhor p sua vida.

PreviousPage 305 of 662Next