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Desafio - Módulo I

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Primeiro de tudo abrir uma terapia individual com o garoto, tentar o processo de esvaziamento, fazer com que ele fale da sua vida, da sua relação familiar, da sua infância, suas rotinas, medos, frustrações... na tentativa de identificar a razão oculta do mau comportamento.

Depois procurar pela família um a um buscando informações pra ajudar na identificação.

Por fim tentar inseri-lo em atividades que envolve um pequeno grupo, com pequenas ações desafios para os adolescentes envolvendo empatia, boas ações e trabalho em equipe.

Considerando a perspectiva freudiana sobre sublimação e seus benefícios para a manutenção da ordem social, aqui estão três ações que poderiam ser tomadas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

1. Canalização dos Instintos Agressivos em Atividades Construtivas:
- Proporcionar oportunidades para Eduardo canalizar sua energia agressiva em atividades construtivas. Isso poderia incluir envolvê-lo em atividades esportivas, artísticas ou projetos que permitam a expressão de sua agressividade de uma maneira socialmente aceitável.

2. Aconselhamento Psicológico ou Psicanalítico:
- Oferecer sessões de aconselhamento psicológico ou psicanalítico para Eduardo, permitindo que ele explore suas emoções, impulsos e experiências passadas. Isso poderia ajudar a identificar as causas subjacentes de seu comportamento agressivo e fornecer meios mais saudáveis de lidar com essas emoções.

3. Participação em Atividades de Grupo e Desenvolvimento Social:
- Integrar Eduardo em atividades de grupo que promovam o desenvolvimento social e a construção de relacionamentos positivos. Trabalhar em equipe e interagir com colegas de maneira construtiva pode ajudar a modificar seus padrões comportamentais ao proporcionar experiências sociais mais positivas.

Essas ações visam redirecionar os impulsos agressivos de Eduardo de maneira mais construtiva, alinhando-se com a ideia de sublimação na teoria psicanalítica. É importante destacar que a abordagem deve ser individualizada, levando em consideração as características específicas do caso de Eduardo e promovendo um ambiente de apoio e compreensão.

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CARLA DE OLIVEIRA TAVARES

Segundo a compreensão freudiana sobre sublimação, atividades artísticas, esportivas ou culturais podem ser introduzidas para canalizar a energia do jovem de forma positiva e criativa, ajudando a lidar com os problemas de comportamento.

De acordo com o conceito de sublimação de Freud, é possível;Investigar o contexto familiar, identificar os registros inconscientes que causam esses comportamentos e trabalhar  para encontrar formas  de ações que lhe bebeficeiem socialmente.

No caso proposto, Eduardo estuda na instituição desde bem pequeno e sempre apresentou dificuldade com os métodos utilizados . Primeiramente, acho importante conhecer a realidade do Eduardo, buscando entender os motivos que o levam a agir dessa forma. Acolher e buscar estratégias e grupos de apoio a fim de despertar interesse em novas atividades e descobrir possíveis habilidades. Acredito que o Eduardo precisa se sentir valorizado.

Primeira etapa: Conversar com os pais para ter o conhecimento de toda a trajetória de vida de Eduardo e depois conversar com ele para entender o que o aflige.

segunda etapa: Sugerir algum tipo de tarefa a qual ele se identifica e possa desenvolver no convívio social e com isso ser acolhido por todos.

terceira etapa: Acompanhar seu desenvolvimento após as primeiras intervenções e observar sua evolução, intervendo em momentos específicos no sentido de orienta-lo a se conhecer melhor.

Investigar como e seu relacionamento familiar,

Segundo seria sentar e conversar para saber a origin do problema.

Investigar como e seu relacionamento com seu famíliar

  • PRIMEIRO ENTENDER COMO É A FAMÍLIA E COMO É O CONVÍVIO DELE COM A FAMÍLIA.
  • CONVERSAR COM ELE E ENTENDER O PORQUE DE TANTO AGRESSIVIDADE.
  • ENCAMINHAR EDUARDO PARA UM PROFISSIONAL DA ÁREA.

 

Iniciar uma aproximação de Eduardo através de atividades físicas, trabalhos artísticos ( pinturas, desenhos, poemas, teatro) em que ele possa se expressar livremente procurando conhecer a melhor forma de abordagem ao inconsciente;

Agendar reuniões com os pais / responsáveis para conhecer mais detalhadamente a vida da família e entender os comportamentos de Eduardo assim trazer a tona a consciência dos comportamentos do garoto segundo reflexos de atitudes familiares/do ambiente;

Propor atividades para ressignificação de padrões comportamentais familiares, sugerindo atividades conjuntas para que possamos desarmar os mecanismos de defesa de Eduardo, trazendo segurança no ambiente, prospecção e visão de futuro para que ele construa internamente a necessidade bons resultados para si e consequentemente na sociedade em que vive.

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