Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 307 of 682Next

Devemos analisar profundamente a base familiar desse adolescente.  Pois na maioria das vezes a raiz do que está acontecendo vem da família.  Segundo tentar entender quais são seus traumas e conflitos.  O que leva esse adolescente a essas atitudes. Terceiro ajudar a ele ter que lhe dar com todas essas questões,  pois a partir do momento que ele faz isso ele acaba se autoconhecendo e descobrindo a origem de todo esse sofrimento,ausências (muita das vezes carinho dos pais) e começa a entender que o quanto mas ele se conhece isso vai ajudando ele a criar mecanismo de superação.

Primeiramente, Eduardo poderia ser inserido em algum esporte/luta de impacto no qual ele pudesse aliviar sua tensão violenta. Segundo, participar de algum tipo de terapia, onde ele pudesse falar abertamente sobre sua vida, seus conflitos, incomodos, etc. Participar de jogos de equipe nos quais ele pudesse sentir-se pertencente e motivado a valorizar os colegas. Tais atividades poderiam funcionar como exercícios de sublimação para possíveis experiências ruins que tenham gerado nele os comportamentos idesejados.

Eduardo, diante dos apontamentos de indisciplina e desobediência, vem logo de família desestruturada, avessa a imposição de limites, atenção e carinho, fatos estes gravados no seu inconsciente, e para chamar a atenção dos membros da escola, o qual participa, mostra o seu desequilíbrio, atacando os alunos novos, querendo atenção por parte das pessoas, isso demonstra claramente, o quão desequilíbrio, apresenta na sua formação da personalidade, para melhorar, no caso de Eduardo, deve se impor limites, chamar a sua atenção pelos atos incorretos, e mostrar a ele através de estudos, leituras outras formas de aprendizado, mas também educá-lo de seu valor e sua importância na sociedade em que vivemos.

A primeira atividade seria conversar com o Eduardo, deixar ele falar tudo o que vier a cabeça.
Eu tentaria entender o que o leva a ter tais atitudes.
A segunda atividade seria conversar com a família e tentar saber como é o Eduardo em casa e como é estruturada a família dele.
A terceira atividade seria sugerir algumas atividades para Eduardo fazer e assim concentrar  a sua energia e outras coisas.

http://A primeira coisa é avaliar o convívio familiar do mesmo

ACREDITO QUE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PODERIAM SER DE GRANDE VALIA PARA EDUARDO , COMO POR EXEMPLO A PRATICA

DESPORTIVA(ESPORTES EM EQUIPE/OU ARTES MARCIAIS) , ATIVIDADES ARTISTICAS COMO DESENHO , TEATRO OU PRATICA MUSICAL

PODEM SER UMA SEGUNDA OPÇAO . E COMO TERCEIRA OPÇAO UMA ABORDAGEM DIRETA COM TERAPIA PSICANALITICA OU

PSICOLOGICA.

Faria anamnese, seguido de acompanhamento familiar, introdução a atividade recreativa, análise e estímulos sociais

Conhecimento prévio do modus vivend de Eduardo, em se considerando, que este vive em uma comunidade violenta e conflituosa, buscar analisar quais atividades físicas, lúdicas Eduardo demonstra interesse e sugerir que o mesmo desenvolva a mais adequada a sua satisfação pessoal, logo, através da conversa livre, conheceria-se sua realidade, seus interesses positivos e o incentivaria a está sublimação.

1- É extremamente necessário conhecer a realidade a qual esse adolescente está inserido, a família, a comunidade, o relacionamento dos pais entre si e com ele, fatores anteriores, na gestação, no nascimento, a aceitação pelos irmãos, caso os tenha... uma anamnese do adolescente.

2- procurar parceria com a escola e família

3- oferecer atividades esportivas e socias na qual ele possa usar sua energia agressiva, revertendo-a para seu crescimento enquanto pessoa e ajuda às pessoas.

O primeiro passo é o diálogo, a escuta importante para conhecer o que se passa no inconsciente do adolescente, o segundo passo seria propor atividades lúdicas, esportivas e artísticas que ajudem ele no processo de externalização dos sentimentos e terceira  a análise das origens sociais, familiares e como se deu o contexto de sua criação, trabalhando da sua base até o contexto atual.

PreviousPage 307 of 682Next