Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 308 of 682Next

Eduardo demonstra não ter limites, é preciso alertá-lo sobre a desvantagem de tal comportamento , fazer inclusão social e incentivar a ter conquistas pessoais.

A primeira ação seria, solicitar um diálogo aberto entre Eduardo e seus pais, como forma de entendimento da convivência do núcleo familiar. Conversas, comportamentos, convívio.

A segunda ação consistiria na indicação de atividades, ocupações essas, na qual, Eduardo poderia ter uma maior identificação, atividades essas, tais como: esportes, música, arte e cultura de um modo geral.

A terceira ação, observação das ações executadas, características apresentadas, mudanças comportamentais, mantendo sempre o canal de comunicação com Eduardo em aberto, possibilitando o processo de autognose.

Conquistar a confiança de Eduardo, em seguida umas sessão de diálogo, descobri como é o ambiente família e se possível ter uma conversa com os pais do adolescente, descobri qual o transtorno que leva ele a ser agressivo, aplicar algumas técnicas de psicanálise baseadas na teoria de Sigmund Freud.

Mudar o ambiente de convivência,Submetê-lo a processos para reeducar a mente e à atividades que ajude a ter um comportamento mais racional.

De acordo com a teoria da sublimação de freud, após uma análise de meio que o levaram a esse comportamento e um processo autoconhecimento, através das memórias inconscientes, proponho primeiro atividades artísticas que ajudem ele na busca por sua identidade e expressão de sentimentos, depois acompanhamento de um profissional e atividades esportivas para trabalhar as dificuldades sociais e emocionais em grupo.

Conquistar a confiança de Eduardo em seguida uma sessão de diálogo, descobri como é o ambiente família e se fosse possível ter uma conversa com os pais do adolescente, descobri qual o transtorno que leva ele a ser agressivo, aplicar algumas técnicas de psicanálise baseadas na teoria de Sigmund Freud.                                                                                                                                                                                                          

Trata-se de um caso complexo em que um aluno apresenta comportamento inadequado e agressivo com carácter persistente.

Tendo em conta  o ensinamento de Freud sobre os mecanismos do inconsciente  necessários  para impedir a frustração  e o peso do inconsciente na desculpabilizacão será necessário avaliar os seus contextos familiares e escolares em busca de mais elementos explicativos para o seu comportamento adverso.

Assim será necessário procurar e identificar meios para estimular a sublimação do seu ego através de apoio de ações pedagógicas.

 

Primeiramente, falaria com os professores do Eduardo para tentar perceber quais eram os amigos de Eduardo e se eram boas influências para ele .
Em segundo , tentava perceber como era o ambiente em casa falando com o Eduardo e os pais do mesmo .

Por fim , aconselharia aliciar ao Eduardo a prática de desporto escolar ou outras actividades extra-curriculares de modo a direccionar o Eduardo das ruas para a escolar tentando ocupar o máximo de tempo possível.

A princípio aplicaria a técnica de conversação livre afim de mapear e entender o contexto familiar, bem como, trabalhar os possíveis bloqueios de repressão e resistência.

Na sequência, viabilizaria ferramentas em que podesse auxiliar na transformação de suas expressões violentas e repulsivas com o mecanismo de sublimação, no qual, tem a função de converter tais extintos, em benefícios para o contexto social inserido.

Acredito que uma das atividades ações a serem tomadas para favorecer o desempenho de Eduardo, seja propor atividades manuais através da arte, onde Eduardo poderá expressar seus impulsos, frustrações de forma construtiva, usando pintura, colagem, desenho, escrita criativa, ou música, sao formas de canalizar suas emoções de forma saudável. Transformando sua agressividade em expressoes simbólicas que falam da subjetividade do seu inconsciente. Outra atividade, envolver Eduardo em práticas esportivas como artes maciais, ou trabalhos manuais, que libera tensões, e a saída física de energia estagnada, trabalha a disciplina e o autocontrole. Sugerir ao Eduardo um grupo de apoio onde ele seja acolhido, e possa compartilhar seus medos, desafios e experiência com outros colegas.

PreviousPage 308 of 682Next