Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 327 of 682Next

Inicialmente para fazer a estimulação da sublimação seria válido questionários como o tipo de ciclo social, o que aquele meio propõe culturalmente, as coisas nas quais ele se interessa e etc; mas julgando por baixo com nenhum conhecimento além do que foi exposto colocaria como atividade:

arte marcial;

futebol;

e uma atividade de total interesse dele que vai trazer um aprendizado acadêmico, por exemplo, eletrônica, robótica, mecânica entre outros.

O mecanismo de defesa, que Freud denominou instinto de sublimação, está bem configurado na vida do pintor Van Gogh. Com essa saída, o artista, diagnosticado com esquizofrenia, com tendência ao suicídio e atormentado pela pulsão da morte, conseguiu, durante um bom tempo, equilibrar suas angústias interiores sublimando-as através da criatividade. Muitas de suas telas famosas foram pintadas em momentos agudos de surtos esquizofrênicos. Interessante observar como Van Gogh alternava sintomas extremos de pulsão da vida, onde tentava captar na pintura as cores picantes da primavera, e, sobre isso, escrevia cartas a Theo Van Gogh, seu irmão, descrevendo as maravilhas da natureza; e, num momento posterior, esse entusiasmo esvaziava, dando lugar a pulsão da morte, com pensamentos tenebrosos e uma insatisfação total com seus baixos resultados sociais e sexuais. Culminando, por fim, com o suicídio. Neste caso, seria possível fazer uma associação da pulsão da vida com o instinto de sublimação dos recalques? É, seguindo o mesmo pensamento, seria razoável supor que, caso o grau de pulsão da vida não seja suficiente para disparar no ego ou na pré-consciência o mecanismo de defesa da sublimação, isso em se tratando dos casos de doenças neurológicas como, por exemplo, esquizofrenia (como foi constatado no caso específico de Van Gogh) e bipolaridade,  possibilitaria que a pulsão da morte se insurgisse e provocasse crises de angústia, depressão e comportamentos de autopunição? A alternação de humor verificada em Van Gogh seria ocasionada por uma alternação de impulsos da pulsão da vida e pulsão da morte?

1_Entender que ele necessita  realizar uma análise profunda sobre seu comportamento em uma consulta .

2_Ser acompanhado frequentemente pelo analista ,até obter algum entendimento sobre seu inconsciente reflete no consciente .

3_Ativar mecanismo de defesa ,para que ele tenha entendimento do que é permitido e do que não é

1º - Conhecer o contexto familiar do adolescente, chamando o responsável para uma conversa;

2º - Saber se ele possui alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem;

3º - Conhecer suas potencialidades e interesses para o inserir em atividades em artes, esportivas ou algum trabalho social.

1_Realizar uma consulta analítica

2_Acessar a intimidade familiar dele 3 _Acompanhamento de seus sentimentos com os coleguinhas

primeiro amparar e tentar compreender

segundo conhecer a razão de tais comportamentos

terceiro conversar com ele, para que ele possa procurar ajuda com um profissional.

Deve-se antes de tudo se adentrar ao problema que ele apresenta. Posteriormente, verificar possíveis soluções e desvendar possíveis tratamentos sociais, psicológicos e pessoais.

A primeira coisa a se fazer seria conversar com eduardo, para saber se esse comportamento não é apenas um mecanisno de defesa que exerce, talvez por sofrer maus tratos em casa. Primeiro sozinho, depois com seus pais, depois com ambos, pra só daí tomar uma medida que ajudasse Eduardo a sublimar esse comportamentos, antes de tudo fazer uma analise invetigativa, e depois quem sabe leva-lo para ser voluntario na ong ventos novos.

A primeira ação é realizar uma análise familiar do aluno, conversar com os pais e buscar compreender como é o relacionamento deles com o filho e se eles valorizam ou não a educação como um fator importante.

Segunda ação seria conversar com o aluno, buscar investigar e analisar suas motivações que o levam a agir dessa maneira, seus sentimentos, etc.

Terceira ação seria analisar o ambiente escolar e as pessoas que fazem parte desse ambiente. Há algo que desencadeia esse comportamento? O ambiente pode ser um fator desencadeante? Etc. Buscando maneiras de minimizar esses comportamentos agressivos

Primeira ação: Conhecer o meio onde esse adolescente está inserido. Segunda ação: Envolver os pais E/ ou responsáveis nesse processo. E terceira ação: Envolver o adolescente e responsáveis em situações de afeto, carinho e compreensão.

PreviousPage 327 of 682Next