Desafio - Módulo I
Citação de Catia Martins Ribeiro em dezembro 29, 2023, 3:16 pmPrimeira ação: Conhecer o meio onde esse adolescente está inserido. Segunda ação: Envolver os pais E/ ou responsáveis nesse processo. E terceira ação: Envolver o adolescente e responsáveis em situações de afeto, carinho e compreensão.
Primeira ação: Conhecer o meio onde esse adolescente está inserido. Segunda ação: Envolver os pais E/ ou responsáveis nesse processo. E terceira ação: Envolver o adolescente e responsáveis em situações de afeto, carinho e compreensão.
Citação de Felipe Castro em dezembro 29, 2023, 4:27 pmPrimeira ação: escutar o rapaz. Ouvir o que ele tem a dizer pode nortear os próximos passos;
Segunda ação: Conhecer um pouco mais do quadro socioeconômico e familiar;
Terceira ação: Indicar tratamento interdisciplinar, buscando atender as problemáticas que foram observadas nas ações anterioes.
Primeira ação: escutar o rapaz. Ouvir o que ele tem a dizer pode nortear os próximos passos;
Segunda ação: Conhecer um pouco mais do quadro socioeconômico e familiar;
Terceira ação: Indicar tratamento interdisciplinar, buscando atender as problemáticas que foram observadas nas ações anterioes.
Citação de Usuário deletado em dezembro 30, 2023, 4:21 pmA primeira coisa seria ideal falar com a família para investigar seu círculo familiar já que ele é menor de idade para “entender” o porque desse comportamento;
após isso montar um plano de ação com o auxílio dos familiares para a melhora do mesmo
e por último e nao menos importante junto com o menor propor atividades que sejam do seu interesse e que seja p ideal que ela lhe traga valores, como por exemplo ajudar como voluntário em alguma atividade da ong para que ele se sinta importante e adquira responsabilidade.
A primeira coisa seria ideal falar com a família para investigar seu círculo familiar já que ele é menor de idade para “entender” o porque desse comportamento;
após isso montar um plano de ação com o auxílio dos familiares para a melhora do mesmo
e por último e nao menos importante junto com o menor propor atividades que sejam do seu interesse e que seja p ideal que ela lhe traga valores, como por exemplo ajudar como voluntário em alguma atividade da ong para que ele se sinta importante e adquira responsabilidade.
Citação de karlabdmagalhaes@gmail.com em dezembro 30, 2023, 6:34 pm1)Investigar sua vida fora da escola (contexto vida familiar ,relação em casa com os pais ,quem são os pais ,como vivem,situação econõmica,social ,etc.).
2)Procurar identificar a possível "raiz "dessa agressividade ,desse comportamento, com acompanhamento profissional especializado.
3)Desenvolver atividades que possam ser atraentes para ele ,que o interessem e ao mesmo tempo trabalhem essas questões comportamentais levando-o a canalizar sua agressividade ,lidar com suas emoções ,por exemplo!
1)Investigar sua vida fora da escola (contexto vida familiar ,relação em casa com os pais ,quem são os pais ,como vivem,situação econõmica,social ,etc.).
2)Procurar identificar a possível "raiz "dessa agressividade ,desse comportamento, com acompanhamento profissional especializado.
3)Desenvolver atividades que possam ser atraentes para ele ,que o interessem e ao mesmo tempo trabalhem essas questões comportamentais levando-o a canalizar sua agressividade ,lidar com suas emoções ,por exemplo!
Citação de willmourao em janeiro 1, 2024, 5:51 pmComo essa agressividade do Eduardo é notável desde os 6 anos de idade, uma conversa com pais e familiares é imprescindível para compreender alguns aspectos pessoais e socioculturais do garoto, bem como seu passado e presente afetivo em família.
Tendo isso como base, algumas atividades que podem permear novos processos de sublimação para o garoto são:
1 - Atividades artísticas: tocar um instrumento musical em grupo de percussão [ex: escola de samba]; grupos de banda [ex: banda militar, orquestra];
2 - Esporte: direcionamento ao trabalho em equipe [time]; foco e consciência corporal; arte marcial;
3 - Diálogos e reflexões junto ao Eduardo, para que perceba e compreenda o que ele costuma fazer de agressivo, porquê e para quê.
Como essa agressividade do Eduardo é notável desde os 6 anos de idade, uma conversa com pais e familiares é imprescindível para compreender alguns aspectos pessoais e socioculturais do garoto, bem como seu passado e presente afetivo em família.
Tendo isso como base, algumas atividades que podem permear novos processos de sublimação para o garoto são:
1 - Atividades artísticas: tocar um instrumento musical em grupo de percussão [ex: escola de samba]; grupos de banda [ex: banda militar, orquestra];
2 - Esporte: direcionamento ao trabalho em equipe [time]; foco e consciência corporal; arte marcial;
3 - Diálogos e reflexões junto ao Eduardo, para que perceba e compreenda o que ele costuma fazer de agressivo, porquê e para quê.
Citação de Rita de Cassia Clementino da Silva em janeiro 1, 2024, 6:53 pmÉ uma situação muito comum porem eu :
1- observação de longe,observar reações com pessoas e tarefas oferecidas
2-Me colocar no modo docente e aberta a descobrir e interagir
3- Deixa lo me mostrar da sua visão como é a vida familiar e suas proprias opnioes sobre si mesmo
É uma situação muito comum porem eu :
1- observação de longe,observar reações com pessoas e tarefas oferecidas
2-Me colocar no modo docente e aberta a descobrir e interagir
3- Deixa lo me mostrar da sua visão como é a vida familiar e suas proprias opnioes sobre si mesmo
Citação de Rosimere Barreto Azevedo em janeiro 2, 2024, 12:43 amNa minha opinião, quando o aluno tem esse comportamento,e preciso investigar seus relacionamentos com seus familiares (pai e mãe ). A criança sempre vai reproduzir as ações do meio em que vive,pois o ambiente tem total influência no comportamento humano.tirando todas as possibilidades de agressividade por parte do convívio familiar, então e preciso investigar se esse menino não sofreu abusos,bullying, rejeição .que são eventos que e levam um adolescente ficar agressivo. Onde a agressividade também pode ser um mecanismo de defesa ,para esconder seu real sentimento .E por último, buscar ajuda com um profissional de saúde,que após exames psicológico encontrará o motivo desse menino ter esse comportamento.
Na minha opinião, quando o aluno tem esse comportamento,e preciso investigar seus relacionamentos com seus familiares (pai e mãe ). A criança sempre vai reproduzir as ações do meio em que vive,pois o ambiente tem total influência no comportamento humano.tirando todas as possibilidades de agressividade por parte do convívio familiar, então e preciso investigar se esse menino não sofreu abusos,bullying, rejeição .que são eventos que e levam um adolescente ficar agressivo. Onde a agressividade também pode ser um mecanismo de defesa ,para esconder seu real sentimento .E por último, buscar ajuda com um profissional de saúde,que após exames psicológico encontrará o motivo desse menino ter esse comportamento.
Citação de Michele Socorro da Silva em janeiro 2, 2024, 3:07 amConversar com a criança, deixando o a vontade para se expressar após perguntar porque ele está agindo dessa forma, orientar essa criança o porque não fazer essas coisas.
Conversar com os responsáveis, de repente buscar ajuda.
Colocar em atividades coletivas, esporte, pintura, dança, música ou teatro…mostrando a importância em beneficiar o coletivo pois ele também faz parte disso!
Conversar com a criança, deixando o a vontade para se expressar após perguntar porque ele está agindo dessa forma, orientar essa criança o porque não fazer essas coisas.
Conversar com os responsáveis, de repente buscar ajuda.
Colocar em atividades coletivas, esporte, pintura, dança, música ou teatro…mostrando a importância em beneficiar o coletivo pois ele também faz parte disso!
Citação de Elina em janeiro 2, 2024, 5:20 amO atendimento psicanalítico pode ser uma abordagem útil para ajudar o aluno que apresenta comportamentos agressivos, opressores, falta de interesse e com suas notas ruins... podemos estabelecer relação de confiança com o aluno ,pois é importante que ele e sinta seguro e confiante para compartilhar seus pensamentos, sentimentos e experiências durante a sessões; ambiente acolhedor e empático, demostrando interesse genuíno pelo bem - estar do aluno .
Explorar as origens dos comportamentos. A psicanálise busca compreender os processos inconscientes que podem estar influenciando o comportamento do aluno. explorar as possíveis causa dos delitos , briga e atitudes agressivas, como experiencias passadas , traumas , conflitos familiares ou dificuldades emocionais.
Promova expressão emocional : ajude o aluno identificar e expressar suas emoções de forma adequada muitas vezes comportamentos agressivos pode ser uma forma de lidar com as emoções difíceis, como a raiva, frustração ou tristeza. encoraje-o a falar sobre seus sentimentos e explore maneiras de lidar com eles.
Trabalhar autoestima , identificar padrões pensamentos negativos, trabalhar relações de conflitos ; colaborar com a escola e família e buscar estratégia de apoio, etc.
O atendimento psicanalítico pode ser uma abordagem útil para ajudar o aluno que apresenta comportamentos agressivos, opressores, falta de interesse e com suas notas ruins... podemos estabelecer relação de confiança com o aluno ,pois é importante que ele e sinta seguro e confiante para compartilhar seus pensamentos, sentimentos e experiências durante a sessões; ambiente acolhedor e empático, demostrando interesse genuíno pelo bem - estar do aluno .
Explorar as origens dos comportamentos. A psicanálise busca compreender os processos inconscientes que podem estar influenciando o comportamento do aluno. explorar as possíveis causa dos delitos , briga e atitudes agressivas, como experiencias passadas , traumas , conflitos familiares ou dificuldades emocionais.
Promova expressão emocional : ajude o aluno identificar e expressar suas emoções de forma adequada muitas vezes comportamentos agressivos pode ser uma forma de lidar com as emoções difíceis, como a raiva, frustração ou tristeza. encoraje-o a falar sobre seus sentimentos e explore maneiras de lidar com eles.
Trabalhar autoestima , identificar padrões pensamentos negativos, trabalhar relações de conflitos ; colaborar com a escola e família e buscar estratégia de apoio, etc.
Citação de monica.vicentin em janeiro 2, 2024, 12:53 pmBaseada no comportamento do Eduardo desde a infância seria ideal
1 - investigar a convivência familiar desde a concepção para entender as feridas que o impulsionam a estes comportamentos;
2 - redirecionar o padrão de comportamento para uma atividade onde ele possa se expressar da forma que deseja, com gasto de energia, atividade em grupo e atividade individual contemplando sua doação à outras pessoas, tais como esporte, música, teatro, plantação e cultivo de horta comunitária;
3 - acompanhamento profissional empático e amoroso com acolhimento e direcionamento de colaboração.
Baseada no comportamento do Eduardo desde a infância seria ideal
1 - investigar a convivência familiar desde a concepção para entender as feridas que o impulsionam a estes comportamentos;
2 - redirecionar o padrão de comportamento para uma atividade onde ele possa se expressar da forma que deseja, com gasto de energia, atividade em grupo e atividade individual contemplando sua doação à outras pessoas, tais como esporte, música, teatro, plantação e cultivo de horta comunitária;
3 - acompanhamento profissional empático e amoroso com acolhimento e direcionamento de colaboração.