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Desafio - Módulo I

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Primeira ação: Conhecer o meio onde esse adolescente está inserido. Segunda ação: Envolver os pais E/ ou responsáveis nesse processo. E terceira ação: Envolver o adolescente e responsáveis em situações de afeto, carinho e compreensão.

Primeira ação: escutar o rapaz. Ouvir o que ele tem a dizer pode nortear os próximos passos;

Segunda ação: Conhecer um pouco mais do quadro socioeconômico e familiar;

Terceira ação: Indicar tratamento interdisciplinar, buscando atender as problemáticas que foram observadas nas ações anterioes.

A primeira coisa seria ideal falar com a família para investigar seu círculo familiar já que ele é menor de idade para “entender” o porque desse comportamento;

 

após isso montar um plano de ação com o auxílio dos familiares para a melhora do mesmo

 

e por último e nao menos importante junto com o menor propor atividades que sejam do seu interesse e que seja p ideal que ela lhe traga valores, como por exemplo ajudar como voluntário em alguma atividade da ong para que ele se sinta importante e adquira responsabilidade.

1)Investigar sua vida fora da escola (contexto vida familiar ,relação em casa com os pais ,quem são os pais ,como vivem,situação econõmica,social ,etc.).

2)Procurar identificar a  possível "raiz "dessa agressividade ,desse comportamento, com acompanhamento profissional especializado.

3)Desenvolver atividades que possam ser atraentes para ele ,que o interessem e ao mesmo tempo trabalhem essas questões comportamentais levando-o a canalizar sua agressividade ,lidar com suas emoções ,por exemplo!

Como essa agressividade do Eduardo é notável desde os 6 anos de idade, uma conversa com pais e familiares é imprescindível para compreender alguns aspectos pessoais e socioculturais do garoto, bem como seu passado e presente afetivo em família.

Tendo isso como base, algumas atividades que podem permear novos processos de sublimação para o garoto são:

1 - Atividades artísticas: tocar um instrumento musical em grupo de percussão [ex: escola de samba]; grupos de banda [ex: banda militar, orquestra];

2 - Esporte: direcionamento ao trabalho em equipe [time]; foco e consciência corporal; arte marcial;

3 - Diálogos e reflexões junto ao Eduardo, para que perceba e compreenda o que ele costuma fazer de agressivo, porquê e para quê.

É uma situação muito comum  porem eu :

1- observação de longe,observar reações com pessoas e tarefas oferecidas

2-Me colocar no modo docente e aberta a descobrir e interagir

3- Deixa lo me mostrar da sua visão como é a vida familiar e suas proprias opnioes sobre si mesmo

Na minha opinião, quando o aluno tem esse comportamento,e preciso investigar seus relacionamentos com seus familiares (pai e mãe ). A criança sempre vai reproduzir as ações do meio em que vive,pois o ambiente tem total influência no comportamento humano.tirando todas as possibilidades de agressividade por parte do convívio familiar, então e preciso investigar se esse menino não sofreu abusos,bullying, rejeição .que são eventos que e levam um adolescente ficar agressivo. Onde a agressividade também pode ser um mecanismo de defesa ,para esconder seu real sentimento .E por último, buscar ajuda com um profissional de saúde,que após exames psicológico encontrará o motivo desse menino ter esse comportamento.

Conversar com a criança, deixando o a vontade para se expressar após perguntar porque ele está agindo dessa forma, orientar essa criança o porque não fazer essas coisas.

Conversar com os responsáveis, de repente buscar ajuda.

Colocar em atividades coletivas, esporte, pintura, dança, música ou teatro…mostrando a importância em beneficiar o coletivo pois ele também faz parte disso!

O atendimento psicanalítico pode ser uma abordagem útil  para  ajudar o aluno que apresenta comportamentos  agressivos, opressores, falta de interesse  e com suas notas ruins...  podemos  estabelecer relação de confiança com o aluno ,pois é importante que  ele e sinta seguro e confiante para compartilhar seus pensamentos, sentimentos e experiências durante a sessões; ambiente acolhedor  e empático, demostrando interesse genuíno pelo bem - estar do aluno .

Explorar  as origens dos comportamentos. A psicanálise busca  compreender os processos  inconscientes que podem estar influenciando o comportamento do aluno. explorar as possíveis causa dos delitos , briga e atitudes agressivas, como experiencias passadas , traumas , conflitos familiares ou dificuldades emocionais.

Promova expressão emocional : ajude o aluno identificar e expressar suas emoções de forma  adequada muitas vezes comportamentos agressivos  pode ser uma forma de lidar com as emoções difíceis, como a raiva, frustração ou tristeza. encoraje-o a falar sobre  seus sentimentos e explore maneiras de lidar com eles.

Trabalhar autoestima , identificar padrões pensamentos negativos, trabalhar relações de conflitos ; colaborar com a escola e família e buscar estratégia de apoio, etc.

Baseada no comportamento do Eduardo desde a infância seria ideal

1 - investigar a convivência familiar desde a concepção para entender as feridas que o impulsionam a estes comportamentos;

2 - redirecionar o padrão de comportamento para uma atividade onde ele possa se expressar da forma que deseja, com gasto de energia, atividade em grupo e atividade individual contemplando sua doação à outras pessoas, tais como esporte, música, teatro, plantação e cultivo de horta comunitária;

3 - acompanhamento profissional empático e amoroso com acolhimento e direcionamento de colaboração.

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