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Desafio - Módulo I

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Saber as causas e origens do Problema. Mostrar pra ele o quão Maravilhoso e extraordinário ser ele pode se tornar. Através das suas Experiências vividas servir de exemplo para outras crianças e Adolescentes.

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Marilândia Veloso Lima

Considerando o conceito de sublimação proposto por Freud, acredito que as etapas seriam:

 

  1. Convencer Eduardo a sentar junto comigo e assim, de forma amigável fazer com que ele pudesse expor tudo que sente para entender o comportamento que ele leva e assim achar a raiz do problema.
  2. Trazer os pais deste jovem para fazerem terapia, pois com certeza tal comportamento esta se repetindo fora da escola e possivelmente até mesmo com os pais
  3. Após essa análise, propor atividades que possibilitassem a socialização com outras crianças e verificar se a aceitação do grupo poderia contribuir para melhorar o desempenho escolar, bem como realizar acompanhamento psicológico/psicanalítico da criança para que assim pudesse ter a certeza de que houve progresso na terapia.

Obviamente há alguma demanda a ser tratada por um analista, junto à essa criança e aos seus cuidadores.
Considerando o conceito de sublimação, segundo Freud, neste caso a primeira abordagem junto ao indivíduo em questão seria fazê-lo entender/perceber que ele não precisa se "destacar" entre os demais colegas, sendo agressivo/rebelde. A segunda ação poderia ser trabalhada aplicando o conceito na prática: Deixando a criança livre para mostrar (através de desenhos, histórias, música...) a vivência social dele, ou seja, mostrar como ele enxerga os aspectos sociais e familiares, por exemplo, em que ele está inserido diariamente. E por fim, a terceira ação, ajudá-lo a ressignificar os conceitos que a mente dele criou de agressividade e rebeldia. Aplicando as técnicas da sublimação, segundo Freud, percebe-se que é possível redirecionar o comportamento de um indivíduo "normal" (que não apresente patologias clínicas), para o esperado convívio social saudável.

1ª atividade: Fazer uma análise do meio e das pessoas no qual Eduardo convive.

2ª atividade: Inserir a terapia individual e familiar.

3ª atividade: Inserir atividades no cotidiano que sejam adequadas ao quadro de Eduardo, tais como: música, esporte, arte.

Evidente que o mecanismo de auto defesa de Eduardo esta ativado, devido algum trauma sofrido ou dificuldade de interação com a família e amigos. Com isto, e claro a dificuldade do mesmo interagir de forma sociável na escola e com outras pessoas.

E necessário acompanhamento com um profissional a fim de ajuda-lo a resolver esses problemas de integração social.

Procurar saber o ambiente em que ele vive

Como é o comportamento da sua família

E conversar com ele mostrando que o seu comportamento está errado

Conversaria com o menino para conhecer sua história pessoal e familiar

Sugeriria atividades extra curricular como um esporte ou aprender a tocar algum instrumento musical

Faria acompanhamento psicossocial

Dentre demais métodos que auxiliariam na sublimação do comportamento agressivo,  a ONG poderia ajudar Eduardo a se interessar por algum esporte, tendo em vista que ele descontaria esse impulso  agressivo por meio de  atividades saudáveis , de concorrência, sem prejudicar demais  pessoas.

Minha primeira ação seria uma entrevista como a criança a só e depois uma entrevista com os pais e finalmente como os gestores da escola para que eu pudesse levantar questões relevantes para eu entender em qual abordagem eu iria trabalhar

É notório que se desde os 6 vivia entre pessoas que roubavam, logo ele deve ter sido maltratado e inferiorizado por sua idade, isso já daria uma noção do porque ele sempre agir maldosamente com as crianças menores.

Sobre a família, é evidente que era desestruturada por ele aos 6 anos já estar na rua.

1 - oferecer oficinas de arte.

2 - descobrir o talento.

3 - incentiva-lo em seu talento para que ele pudesse deslocar seu mal comportamento em atividade fim e melhorar seu convívio social.

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