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Desafio - Módulo I

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Primeira ação: O que a sociedade pode oferecer como incentivo sociocultural para interagir com adolescentes na faixa etária de Eduardo, como dinâmicas e exercícios;

Segunda ação: Rodas de conversa com a família para buscar compreender como é a convivência do Eduardo com os seus familiares e como essa convivência influencia seu comportamento;

Terceira ação: após realizar as outras ações, observar as atitudes do Eduardo se mudaram para melhor e deixar um canal de comunicação em aberto para que ele possa se auto conhecer.

Primeira coisa seria oferecer atividades que permitissem que ele canaliza-se suas energias de forma construtiva, seja a prática de esportes, artes, dança, música. Em segundo lugar, deveriam ser estabelecidos limites e regras claras, sobre horários, tarefas, responsabilidades. No estabelecimento das regras, o jovem sería convidado a participar desta construção, com participação ativa e sugestões. Em terceiro lugar, estimular a criatividade e autonomia do jovem, seja através da arte, de produção de textos, debates, grupos de jovens, proporcionar um espaço de expressão saudável e aberto, aonde a opinião do adolescente fosse ouvida e principalmente valorizada.

Primeiramente conversar com o aluno e tentar entender alguma coisa que o incomoda, tentando que ele expresse alguma coisa.

Segundo, conversar com a família para também tentar entender o ambiente familiar, possíveis problemas.

Terceiro, apresentar atividades que possam chamar a atenção e mudar o foco.

Primeiro deixaria Eduardo falar se ele acredita haver algum problema no seu comportamento, tentando ao máximo ganhar sua confiança. De repente ele ainda não se deu conta de suas próprias ações e as consequências destas. Iria juntamente ao primeiro passo tentar saber mais do seu convívio familiar e incentivá-los a participar de atividades que lhe permita convivência com pessoas e culturas diferentes, tendo motivá- lo o máximo possível a sair do seu mundinho para conhecer outras realidades.

O primeiro passo é entender o que leva ele a ter esse comportamento.

Buscar alternativa para que toda essa raiva reprimida possa ser expelida.

E ajuda-lo a entender que a força que existe dentro da mente dele possa ser usado para um bem maior, primeiramente escutando pois muitas vezes e muito sentimento acumulado sem ter com quem confia e escuta lo.

  1. Fazer um acolhimento humanizado para conhecer melhor o paciente e observa-lo
  2.  Conversar com seus pais ou responsável para  busca de dados pessoais, informações sobre o meio em que vive e informações familiares e escolares;
  3.  Com base no acolhimento, informações do meio em que vive, familiares e escolares, faria uma anamnese, e começaria as sessões terapêuticas com o adolescente para ajuda-lo.

Trabalhar com adolescentes com comportamentos desafiadores requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas. Considerando a perspectiva freudiana sobre sublimação da ordem social, onde a energia instintiva é redirecionada para atividades socialmente aceitáveis, aqui estão três ações/atividades que poderiam ser implementadas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

  1. Oficinas de Expressão Artística e Criativa: Proporcionar a Eduardo atividades que permitam expressar suas emoções e frustrações de forma criativa, como pintura, escultura, escrita criativa ou atravez da musicoterapia. Essas atividades podem servir como meios de sublimação, redirecionando a energia agressiva para formas mais construtivas e socialmente aceitáveis. A expressão artística também pode ser uma maneira de ele desenvolver um senso de realização e autoestima.
  2. Atividades Esportivas e de Trabalho em Equipe: Envolvê-lo em atividades esportivas que promovam o trabalho em equipe, como futebol, basquete ou atividades de grupo. O trabalho em equipe e a competição saudável podem fornecer uma saída para a energia agressiva, permitindo que Eduardo canalize sua agressividade de maneira construtiva. Além disso, o reconhecimento positivo dentro do grupo pode incentivar uma mudança em sua dinâmica social.
  3. Mentoria e Aconselhamento Psicológico: Designar um mentor ou conselheiro psicológico para Eduardo, proporcionando um espaço seguro para discutir seus sentimentos, desafios e preocupações. Uma relação de confiança pode ser fundamental para entender as raízes de seu comportamento agressivo. O mentor pode orientar Eduardo na busca de soluções positivas e ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento mais saudáveis. O aconselhamento também pode incluir estratégias para melhorar o desempenho acadêmico e abordar quaisquer questões subjacentes.

É importante ressaltar que a abordagem para mudar o comportamento de Eduardo deve ser holística, envolvendo não apenas o indivíduo, mas também sua comunidade e contexto. Além disso, o envolvimento dos pais ou responsáveis é crucial para garantir um suporte consistente e contínuo fora do ambiente da ONG.

O surgimento da psicanálise marcou uma mudança fundamental na compreensão da mente humana, introduzindo conceitos como inconsciente, simbolismo e sexualidade infantil. Apesar das críticas e mudanças subsequentes na psicologia, a psicanálise continua a ser uma influência importante no campo da psicoterapia e na compreensão do desenvolvimento humano.

As ideias de Freud encontraram resistência significativa na comunidade científica da época. Contudo, ao longo do tempo, a psicanálise ganhou aceitação e influenciou não apenas a psicologia, mas também a literatura, a arte e a cultura em geral.

1- demonstraria acolhimento e proporcionaria um momento único de dialogo individual para que ele expusesse seus sentimentos.

2- faria roda de conversa com a turma sobre sentimentos individuais e colectivos.

3- faria atividades mais integrativas pensando no conforto emocional do aluno em questao.

Na minha opinião, é preciso avaliar Eduardo individualmente para então:

a) ter condições de iniciá-lo em atividades artísticas ou intelectuais, de modo a canalizar seus impulsos primitivos para uma forma de extravasar estes impulsos, que seja socialmente aceito.

b) atividades esportivas onde estes impulsos sejam transformados força  e motivação, onde ele possa ter prazer através de liberação de hormonios de bem estar

C) Aconselhamento e suporte emocional. Um lugar de fala onde ele pudesse se sentir acolhido e ouvido sem julgamento, mesmo quando receber orientações sobre seu comportamento.

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