Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 372 of 625Next
  • AVALIAR SEU COMPORTAMENTO NO DIA A DIA E PROCURAR A CAUSA DE SUAS ATITUDES IMPULSIVAS;
  • BUSCAR OUVI-LO MESMO INDIRETAMENTE E/OU DISCRETAMENTE INVESTIGANDO SEU PASSADO;
  • PROCURAR ENTENDER SUAS ANGUSTIAS E FAZÊ-LO ENTENDER SUAS POSSIVEIS SOLUÇÕES COMO SUBSTITUIÇÃO DE TODA A SUA RAIVA POR PROJETOS CULTURAIS E ARTÍSTICOS QUE O FAÇA LEMBRAR DE COISAS QUE O FAZ BEM E O TRANFORMARÁ. EX.:INTRODUZÍ-LO NUM ESPORTE COMO O BOXE OU NATAÇÃO E SE TORNAR UM CAMPEÃO.

Iniciaria a primeira ação (anamnese) para identificar qual ponto de repressão deve ser abordado inicialmente.

A segunda ação (sublimação) como veículo de estímulo para não somente descarregar a raiva/dúvidas inconsciente,  mas para validar sua presença no mundo como algo único e de valor com impacto positivo na sociedade ( crianças com as mesmas dores)

Terceira ação (análise) tendo um olhar analítico para com a evolução do que fora proposto e observação do comportamento para consigo mesmo e para a sociedade.

A primeira coisa a ser feita no meu entendimento é, fazer uma avaliação para entender o indivíduo e de onde vem a motivação para esse estado, segundo passo entender como são os pais e o trato familiar e o social onde esse indivíduo está inserido, e terceiro indicar atividades sócio educativas e esportes exigentes de disciplina para o auxílio de descarregar toda essa carga de energia proveniente do seu estado de raiva.

Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, que é o processo de direcionar impulsos ou instintos socialmente inaceitáveis para atividades socialmente aceitáveis, aqui estão três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

  1. Atividades de Expressão Artística e Criativa: Oferecer a Eduardo oportunidades para se expressar por meio de atividades artísticas, como pintura, desenho, música ou teatro, pode ajudá-lo a canalizar sua agressividade e energia de forma mais construtiva. A arte pode servir como uma forma de sublimação, permitindo que ele libere suas emoções de maneira saudável e produtiva.
  2. Esportes e Atividades Físicas: Envolvê-lo em atividades esportivas pode ser uma maneira eficaz de canalizar sua agressividade de forma positiva. Esportes de equipe, como futebol, basquete ou vôlei, podem ajudar Eduardo a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, controle emocional e respeito pelos outros, ao mesmo tempo em que melhora sua saúde física e mental.
  3. Atividades de Educação Emocional e Social: Oferecer programas de educação emocional e social pode ajudar Eduardo a desenvolver habilidades de autoconhecimento, empatia e controle emocional. Isso pode incluir sessões de grupo onde ele pode discutir seus sentimentos e aprender estratégias saudáveis ??para lidar com a raiva e a frustração.

Essas atividades têm o potencial de fornecer a Eduardo formas construtivas de lidar com suas emoções e impulsos, promovendo uma mudança positiva em seu comportamento e contribuindo para sua integração social e desenvolvimento pessoal.

Em primeiro lugar tentar através de uma conversa saber os motivos pociveis que possa levar Eduardo aos meus comportamentos.

Em segundo descobrir o convívio familiar e social de Eduardo

Em terceiro se necessário buscar uma ajuda especializada que possa ajudar ele a reestabelecer a um bom convívio social

Primeira coisa a ser feita, é conversar com o Eduardo e deixá-lo livre para responder o motivo pelo qual o leva a ser hostil, com seus colegas de classe.

A segunda coisa a ser feita, é chamar os responsáveis para uma conversa. Investigar como é o comportamento de Eduardo em casa.

A terceiras coisa, é sugerir que essas atitudes sejam transformadas em benefícios, tanto para Ele quanto para a escola (meio social no qual ele está inserido) através de esportes e outras atividades, que o conduza a transformar essa energia contida e indesejada, usada na forma de agressão, em algo menos danoso, tanto para a sociedade, tanto quanto para ele.

A compreensão freudiana sobre a Sublimação, como mecanismo de defesa e fator transformador das fortes pulsões/instintos, alude ao processo devido da análise da psique, para então nortear o paciente, no caso Eduardo, para um comportamento pro-positivo, uma vez que é o próprio Inconsciente que conduz à essa transformação.

Primeira ação: Escuta, através da Associação Livre. Ouvir Eduardo sobre os fatores familiares e sociais, que influenciam a sua conduta.

Segunda ação: Acolhimento. Não basta ouvir, tem que abraçar e fazer com que Eduardo se sinta amado.

Terceira ação: Tal qual grandes expoentes da sociedade, da atualidade e de outrora, estimular Eduardo as boas práticas (esporte, música, meditação, etc..) até que se descubra a sua vocação intelectual.

Um caminho seria identificar, por meio da conversa e observação, quais atividades podem ser substitutas das ações violentas. E, à partir daí, direcionar o Eduardo para tais atividades; sejam elas religiosas, artísticas, intelectuais ou que envolva esportes. Desta forma, a sublimação permitiria a substituição desses impulsos de desordem para um impulso que beneficiaria a ele e, possivelmente, as pessoas que o cerca.

Claramente Eduardo está demonstrando que precisa de ajuda , talvez esse lado agressivo dele seja uma forma de pedir socorro ,já que os colegas de sala estão evoluindo e ele não.

Marcaria primeiramente uma reunião com os próprios professores, direção e procurariamos formas de trabalho dentro de sala com essa criança, e que pudesse juntamente incluir os demais .

Marcaria uma reunião com os familiares pra ser falado oque está acontecendo ,os meios que estão sendo trabalhados com ele , e procuraria saber sobre a vivência do mesmo dentro de casa , com pessoas próximas como parentes,  e como completamente em caso de nem uma melhoraria incluiria ajuda de profissionais voltado a saúde ( um psicólogo, psiquiatra ) etc.

Em resposta  ao desafio do módulo I, observando- se a compreensão Freudiana ao que se refere a Sublimação e seus benefícios sugiro três ações , vislumbrando auxiliar a mudança de comportamento de Eduardo  perante a  Ong e os demais alunos.

? Considerado - se  que aparentemente Eduardo , não está se sentido pertencente ao meio que está convivendo, minha primeira sugestão seria a intervenção direta com o adolescente individualmente para entender seu histórico familiar e em contrapartida uma intervenção com os pais ou responsáveis do adolescente.

? O acolhimento tanto dos profissionais da ONG qnto dos demais alunos se faz de extrema relevância neste caso.Possivelmente Eduardo ," nunca" teve a oportunidade de ser ouvido  verdadeiramente e apenas está seguindo um ciclo geracional no âmbito no qual foi criado .

? Após a ONG se apropriar das vulnerabilidades e fragilidades de Eduardo, traçar com o adolescente novas perspectivas de vida e futuro,no qual o adolescente possa compreender  e identificar seus valores e potencialidades .

PreviousPage 372 of 625Next