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Desafio - Módulo I

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Reflexão sobre o Caso Eduardo /14 anos / estudante / do rio de janeiro:

1) Tendo como base o entendimento de que Eduardo é um adolescente e que desde os 6 anos de idade possui atitudes agressivas, tendo  feito parte de atitudes e ações litigiosas. Deve-se buscar compreender como é o comportamento em familia, como foi a infância de eduardo para descobrir de onde vem a raiva do mesmo.

2) Ao ter uma primeira conversa com o adolescente, a familia deve ser convocada e comunicada sobre o comportamento. E neste momento deve ser avaliado em que momento eduardo intranalizou tanta agressividade e o porque.

3) Deve se dar início a terapia com o adolescente  para que o mesmo consiga externar e curar.

Diante do comportamento agressivo do educando, a primeira atitude, seria: aproximação com o objetivo de uma escuta. Após essa fase, convidar a família ou os responsáveis para um diálogo e  também escuta das demandas. Em seguida, buscar  atividades que possa contribuir para uma mudança de comportamento. Geralmente as ongs que trabalham com crianças e adolescentes, fazem atividades lúdicas, com objetivo de contribuir positivamente no comportamento. As atividades oferecidas são: curso de música (canto e instrumento, musicais), aulas de lutas orientais, inclusive capoeira.

Primeiro traria esse aluno pra perto de mim. Ex: seria escolhido para ser ajudante do mês. Uma tentativa de inseri-lo na sala de aula de uma forma positiva.

Com isso ficaria mais fácil a abordagem sobre as questões pessoais. Assim tentaria um diálogo mais "informal".

Por último, tentaria descobrir o que ele gosta e com isso encaixava no mundo da leitura.

1º Faria uma entrevista mais profunda com o Eduardo para tentar entender se o problema tem origem nele ou no seu entorno.

2º Conversaria com a família do Eduardo para tentar entender se houve algum trauma que o deixou assim.

3° Buscaria uma abordagem diferenciada com o Eduardo para obter o resultado esperado.

Primeiramente: escuta ativa de como são seus relacionamentos no âmbito familiar, com objetivo de promover um ambiente de escuta seguro.

Segundo: Estimular arteterapia ou outra possibilidade de ele tornar o sentimento palpável. Construir um olhar de fora da situação em que ele se encontra.

Terceiro: Propor atividades que o tenham como proposta base um olhar empático com o outro, para que ele perceba que ele merece ter essa empatia consigo mesmo. Todos merecem. E a partir do desenvolvimento de um auto amor poder assim permitir que isso seja distribuído ao seu entorno.

  • Observar o real comportamento de Eduardo, quais os pontos de gatilho da sua agressividade.
  • Entender como é a convivência com a família, quais as condições, como é tratado na sociedade.
  •  Procurar ajuda especializada para acompanhamento.

Primeiro ver como é a relação de Eduardo com a família dele.

Depois de ter analisado o comportamento,  os pais devem procurar uma ajuda medica, para solucionar o problema que ele tem.

 

Acredito que o adolescente Eduardo precisa de ajuda terapêutica pois suas atitudes são marginalizadas e conflituosas,ele precisa de atenção especializada.Sabemos que essa fase de conflitos em que ele está sofrendo ,e uma fase de mudança de caráter e se não derem uma atenção para ele neste tempo,perderão a chance de recupera lo.

A fase dos 10 anos aos 21 anos e a formação de caráter e é aí que os pais devem tomar muito cuidado com o aprendizado das crianças.

    1. As atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo seriam elas atividades intelectuais, artísticas e religiosas.
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