Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 404 of 665Next

-Realizar o acolhimento do menor com respeito e consideração

-Investigação social a respeito do histórico familiar e agressividade

- Ofertar ferramentas de suporte emocional e psíquico

Alex Pereira de Carvalho has reacted to this post.
Alex Pereira de Carvalho

Inicialmente anamnese, para saber qual contexto familiar. Aplicação de atividade avaliativa. Avaliação clínica.

Alex Pereira de Carvalho has reacted to this post.
Alex Pereira de Carvalho

De acordo com o conceito de sublimação de Freud, podemos ajudar Eduardo de algumas maneiras:

 

1. Canalização da energia agressiva: Encorajar Eduardo a direcionar sua energia agressiva para atividades construtivas, como esportes, artes marciais ou outras atividades físicas que possam ajudá-lo a liberar tensões de forma saudável.

 

2. Expressão artística e criativa: Incentivar Eduardo a expressar suas emoções por meio da arte, como pintura, música, teatro ou escrita. Isso pode ajudá-lo a encontrar formas alternativas de lidar com suas emoções e canalizar sua agressividade de maneira mais positiva.

 

3. Engajamento em atividades comunitárias: Envolver Eduardo em atividades que promovam a cooperação e o senso de comunidade, como trabalho voluntário, projetos sociais ou grupos de apoio. Isso pode ajudá-lo a desenvolver empatia e compreensão pelo próximo, reduzindo sua tendência à opressão.

 

Essas abordagens podem contribuir para ajudar Eduardo a lidar com suas emoções e comportamentos de forma mais construtiva.

1° Desenvolver uma escuta ativa, ouvindo seus argumentos, e motivações

2° Avaliar histórico familiar

3° Buscar ajuda especializada

Olá, ele pode praticar um esporte como o judô, aprender a tocar bateria ou aprender marcenaria.

Penso que a primeira ação necessária, seria uma conversa com o jovem, para entender quais os gatilhos de seus rompantes de raiva e desinteresse. Entender os motivos que causam os conflitos entre o Id e o seu ego. Em segundo lugar, penso que seria necessário uma busca pela história e acúmulo de experiências sociais e culturais vivenciadas pelo jovem. Compreender se foi exposto à violência durante sua infância, ao abandono afetivo ou mesmo a falta de recursos. Em terceiro lugar, conversar com o aluno e seus responsáveis, informando quais as responsabilidades sociais e também criminais de cada ação.

1- Realizar perguntas simples de como é o funcionamento de sua casa e a relação com sua família, e através das repostas entender como é seu ambiente familiar e os exemplos que ele carrega de casa.

2- Induzir o garoto à pintura e perceber somado com as respostas das perguntas, o que seu inconsciente está tentando dizer.

3- Trabalhar sua individualidade o incentivando a diversos tipos de atividades, para que o garoto possa ter outros tipos de experiências podendo tomar suas decisões através de outra perspectiva.

Primeiro ponto, seria a conversa sobre o ambiente familiar, muitas dessas brigas estão relacionado ao convívio entre a família. relação de afeto, sendo extremamente importante.

Segundo ponto seria sobre o ambiente escolar. Em algumas fase o ambiente entre os colegas também podem influenciar sobre essas violencias. relação sobre o aluno Eduardo, professores e o ambiente escolar.

 

1.Proporia um psicodrama com bonecos, representando, cada qual, um componente da família.

Em seguida, pediria que o jovem paciente desse três adjetivos (qualidades negativas/ positivas livres) para cada um.

Por último, pediria que lhes fosse atribuídas três qualidades desejáveis aos familiares referidos, incluindo o paciente em seu meio ambiente.

2. Pediria ao paciente que buscasse em sua memória, uma lembrança triste e uma feliz, no seu meio familiar.

3. Pediria ao paciente que buscasse em seu repertório/imaginário, uma música que melhor se adequasse aos seus sentimentos presentes.

 

 

O primeiro a ser feito, no meu entendimento é a anamnese. Onde abriria espaço para Eduardo e sua família conversarem e também tentaria entender o convívio da família e amigos próximos.

Segundo passo seria a sublimação. Eu iria sugerir atividades, exercícios, ocupações que Eduardo tenha interesse.

E por fim a análise, onde estaria acompanhando o desenvolvimento de Eduardo após a aplicação dos passos anteriores.

PreviousPage 404 of 665Next