Desafio - Módulo I
Citação de ANA CRISTINA MIRANDA em março 28, 2024, 6:07 pm-Realizar o acolhimento do menor com respeito e consideração
-Investigação social a respeito do histórico familiar e agressividade
- Ofertar ferramentas de suporte emocional e psíquico
-Realizar o acolhimento do menor com respeito e consideração
-Investigação social a respeito do histórico familiar e agressividade
- Ofertar ferramentas de suporte emocional e psíquico
Citação de Emerson Cavalcanti da Silva em março 28, 2024, 11:38 pmInicialmente anamnese, para saber qual contexto familiar. Aplicação de atividade avaliativa. Avaliação clínica.
Inicialmente anamnese, para saber qual contexto familiar. Aplicação de atividade avaliativa. Avaliação clínica.
Citação de Alex Pereira de Carvalho em março 29, 2024, 1:51 amDe acordo com o conceito de sublimação de Freud, podemos ajudar Eduardo de algumas maneiras:
1. Canalização da energia agressiva: Encorajar Eduardo a direcionar sua energia agressiva para atividades construtivas, como esportes, artes marciais ou outras atividades físicas que possam ajudá-lo a liberar tensões de forma saudável.
2. Expressão artística e criativa: Incentivar Eduardo a expressar suas emoções por meio da arte, como pintura, música, teatro ou escrita. Isso pode ajudá-lo a encontrar formas alternativas de lidar com suas emoções e canalizar sua agressividade de maneira mais positiva.
3. Engajamento em atividades comunitárias: Envolver Eduardo em atividades que promovam a cooperação e o senso de comunidade, como trabalho voluntário, projetos sociais ou grupos de apoio. Isso pode ajudá-lo a desenvolver empatia e compreensão pelo próximo, reduzindo sua tendência à opressão.
Essas abordagens podem contribuir para ajudar Eduardo a lidar com suas emoções e comportamentos de forma mais construtiva.
De acordo com o conceito de sublimação de Freud, podemos ajudar Eduardo de algumas maneiras:
1. Canalização da energia agressiva: Encorajar Eduardo a direcionar sua energia agressiva para atividades construtivas, como esportes, artes marciais ou outras atividades físicas que possam ajudá-lo a liberar tensões de forma saudável.
2. Expressão artística e criativa: Incentivar Eduardo a expressar suas emoções por meio da arte, como pintura, música, teatro ou escrita. Isso pode ajudá-lo a encontrar formas alternativas de lidar com suas emoções e canalizar sua agressividade de maneira mais positiva.
3. Engajamento em atividades comunitárias: Envolver Eduardo em atividades que promovam a cooperação e o senso de comunidade, como trabalho voluntário, projetos sociais ou grupos de apoio. Isso pode ajudá-lo a desenvolver empatia e compreensão pelo próximo, reduzindo sua tendência à opressão.
Essas abordagens podem contribuir para ajudar Eduardo a lidar com suas emoções e comportamentos de forma mais construtiva.
Citação de Andreia Aparecida da Silva em março 29, 2024, 8:09 pm1° Desenvolver uma escuta ativa, ouvindo seus argumentos, e motivações
2° Avaliar histórico familiar
3° Buscar ajuda especializada
1° Desenvolver uma escuta ativa, ouvindo seus argumentos, e motivações
2° Avaliar histórico familiar
3° Buscar ajuda especializada
Citação de Ana Maassen em março 29, 2024, 9:37 pmOlá, ele pode praticar um esporte como o judô, aprender a tocar bateria ou aprender marcenaria.
Olá, ele pode praticar um esporte como o judô, aprender a tocar bateria ou aprender marcenaria.
Citação de CANDIDO HENRIQUE RONCHI em março 29, 2024, 10:59 pmPenso que a primeira ação necessária, seria uma conversa com o jovem, para entender quais os gatilhos de seus rompantes de raiva e desinteresse. Entender os motivos que causam os conflitos entre o Id e o seu ego. Em segundo lugar, penso que seria necessário uma busca pela história e acúmulo de experiências sociais e culturais vivenciadas pelo jovem. Compreender se foi exposto à violência durante sua infância, ao abandono afetivo ou mesmo a falta de recursos. Em terceiro lugar, conversar com o aluno e seus responsáveis, informando quais as responsabilidades sociais e também criminais de cada ação.
Penso que a primeira ação necessária, seria uma conversa com o jovem, para entender quais os gatilhos de seus rompantes de raiva e desinteresse. Entender os motivos que causam os conflitos entre o Id e o seu ego. Em segundo lugar, penso que seria necessário uma busca pela história e acúmulo de experiências sociais e culturais vivenciadas pelo jovem. Compreender se foi exposto à violência durante sua infância, ao abandono afetivo ou mesmo a falta de recursos. Em terceiro lugar, conversar com o aluno e seus responsáveis, informando quais as responsabilidades sociais e também criminais de cada ação.
Citação de pedrohps em março 29, 2024, 11:09 pm1- Realizar perguntas simples de como é o funcionamento de sua casa e a relação com sua família, e através das repostas entender como é seu ambiente familiar e os exemplos que ele carrega de casa.
2- Induzir o garoto à pintura e perceber somado com as respostas das perguntas, o que seu inconsciente está tentando dizer.
3- Trabalhar sua individualidade o incentivando a diversos tipos de atividades, para que o garoto possa ter outros tipos de experiências podendo tomar suas decisões através de outra perspectiva.
1- Realizar perguntas simples de como é o funcionamento de sua casa e a relação com sua família, e através das repostas entender como é seu ambiente familiar e os exemplos que ele carrega de casa.
2- Induzir o garoto à pintura e perceber somado com as respostas das perguntas, o que seu inconsciente está tentando dizer.
3- Trabalhar sua individualidade o incentivando a diversos tipos de atividades, para que o garoto possa ter outros tipos de experiências podendo tomar suas decisões através de outra perspectiva.
Citação de trgfranca em março 30, 2024, 12:47 amPrimeiro ponto, seria a conversa sobre o ambiente familiar, muitas dessas brigas estão relacionado ao convívio entre a família. relação de afeto, sendo extremamente importante.
Segundo ponto seria sobre o ambiente escolar. Em algumas fase o ambiente entre os colegas também podem influenciar sobre essas violencias. relação sobre o aluno Eduardo, professores e o ambiente escolar.
Primeiro ponto, seria a conversa sobre o ambiente familiar, muitas dessas brigas estão relacionado ao convívio entre a família. relação de afeto, sendo extremamente importante.
Segundo ponto seria sobre o ambiente escolar. Em algumas fase o ambiente entre os colegas também podem influenciar sobre essas violencias. relação sobre o aluno Eduardo, professores e o ambiente escolar.
Citação de Emanuela Ribeiro Rodrigues em março 30, 2024, 4:39 pm1.Proporia um psicodrama com bonecos, representando, cada qual, um componente da família.
Em seguida, pediria que o jovem paciente desse três adjetivos (qualidades negativas/ positivas livres) para cada um.
Por último, pediria que lhes fosse atribuídas três qualidades desejáveis aos familiares referidos, incluindo o paciente em seu meio ambiente.
2. Pediria ao paciente que buscasse em sua memória, uma lembrança triste e uma feliz, no seu meio familiar.
3. Pediria ao paciente que buscasse em seu repertório/imaginário, uma música que melhor se adequasse aos seus sentimentos presentes.
1.Proporia um psicodrama com bonecos, representando, cada qual, um componente da família.
Em seguida, pediria que o jovem paciente desse três adjetivos (qualidades negativas/ positivas livres) para cada um.
Por último, pediria que lhes fosse atribuídas três qualidades desejáveis aos familiares referidos, incluindo o paciente em seu meio ambiente.
2. Pediria ao paciente que buscasse em sua memória, uma lembrança triste e uma feliz, no seu meio familiar.
3. Pediria ao paciente que buscasse em seu repertório/imaginário, uma música que melhor se adequasse aos seus sentimentos presentes.
Citação de Loussiane Brito em março 30, 2024, 9:51 pmO primeiro a ser feito, no meu entendimento é a anamnese. Onde abriria espaço para Eduardo e sua família conversarem e também tentaria entender o convívio da família e amigos próximos.
Segundo passo seria a sublimação. Eu iria sugerir atividades, exercícios, ocupações que Eduardo tenha interesse.
E por fim a análise, onde estaria acompanhando o desenvolvimento de Eduardo após a aplicação dos passos anteriores.
O primeiro a ser feito, no meu entendimento é a anamnese. Onde abriria espaço para Eduardo e sua família conversarem e também tentaria entender o convívio da família e amigos próximos.
Segundo passo seria a sublimação. Eu iria sugerir atividades, exercícios, ocupações que Eduardo tenha interesse.
E por fim a análise, onde estaria acompanhando o desenvolvimento de Eduardo após a aplicação dos passos anteriores.